TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modais de Transporte Desafio Anhanguera

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

        

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TEC. EM LOGISTICA III

RELATÓRIO FINAL

1º SEMESTRE 2015

        

  1. UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Polo Rio Claro

Edson L. Gonçalves              - RA FRC9785455999

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa apresentar o melhor modal de transporte a ser utilizado em uma indústria de laticínios e os custos logísticos associados a este modal.

Foram analisados os tipos de transportes, os custos e características operacionais específicas.

A avaliação e demonstração de forma clara e objetiva de levantamento de uma organização do ramo de laticínios, e o desenvolvimento e implantação de um modal de transporte propício busca um bom resultado, considerando os impactos logísticos na implantação do modal.

  1. INDÚSTRIA DE LATICINIOS

Uma indústria de laticínios, como qualquer outra empresa, vários fatores são importantes e influenciam os custos da produção. Energia elétrica, água,  transporte e elementos do ciclo de produção são os que poderiam ser classificados como fatores críticos.

2. LOGISTICA DA COLETA E DISTRIBUIÇÃO DO LEITE

O grande desafio de uma indústria de laticínios é a coleta e armazenamento do leito in natura até a fabrica, onde se busca as melhores formas de diminuição dos custos.

3. MODAIS DE TRANSPORTE

Antes de escolher o meio mais adequado para transporte dos produtos, deve-se estudar todas as rotas possíveis, analisar os modais que oferecem maior vantagem para cada percurso. Critérios como menor custo, natureza da carga, capacidade de transporte, segurança, versatilidade e rapidez devem ser levados em conta antes da decisão. Todos os modais possuem vantagens e desvantagens. Algumas se tornam adequadas para determinado tipo de produto e outras não.

3.1. Aéreo

É o transporte adequado para as mercadorias com urgência na entrega, ante a perecibilidade, e que irão percorrer grandes distâncias. Também é indicado para produtos de alto valor comercial e/ou de pequeno volume. É vantajoso em relação ao outros modais pela rapidez e segurança, e também pela redução de custos quanto a embalagem e estocagem, porém, tem como desvantagem sua capacidade menor e custo do frete é alto, em relação aos demais modais.

3.2. Aquaviário

Muito utilizado no comércio internacional.         É o transporte executado sobre a água. Pode ser marítimo, fluvial ou lacustre. Transporta grandes lotes de carga e tem vantagens em relação ao preço, a capacidade, e o transporte de todo o tipo de carga, já suas desvantagens são as distâncias entre os centros de produção, necessidade de transbordo nos portos (complemento de outro modal de transporte), maior exigência das embalagens, e frequência de congestionamento nos portos.

3.3. Dutoviário

Meio de transporte efetuado por gravidade ou pressão mecânica, através de dutos ou tubulações especialmente desenvolvidas e construídas de acordo com normas internacionais de segurança, sendo considerado o modal mais consistente e frequente de todos os modais. Seus principais produtos transportados são petróleo e seus derivados, exemplo: gás, álcool e produtos químicos. Vantagens do modal dutoviário: não equacionamento da viagem de volta, não necessita de embalagem, demanda pouca mão de obra, não há atraso por consequências climáticas, e há uma superioridade de segurança no transporte de produtos perigosos como o etileno e o GLP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com