TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modais logístico e logítica reversa

Por:   •  5/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

APLICAÇÃO MODAL LOGÍSTICO E NIVEL DE SERVIÇOS PARA EMPRESSAS DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL E BANCARIA COM ENFASE EM LOGÍSTICA REVERSA



1. Introdução

Brasil por ser um país continental tem várias Multimodalidade de transporte, consequentemente as integrações dos meios de transporte não estão consolidada. As  Oportunidades para o Desenvolvimento do transporte no Brasil apresentou uma evolução significativa, mais que ainda está muito longe das necessidades das empresas brasileiras. A pesquisa tem como objetivo de apresentar as principais estruturas de transporte do país tais como rodovias, ferrovias, hidrovias, aeroportos e portos secos, visando contribuir para analise de nível de serviço pra empresas de automações, bancarias e comercial com ênfase em logística reversa, construindo uma geografia do país a partir do entendimento da logística  de transporte de cargas e conexões inter-regionais que articulam o território nacional, obtendo assim um escolha racional dos modais evitando desperdício de tempo e dinheiro, níveis de serviço adequados, combinados para o cliente, de maneira balanceada com preço, qualidade são armas importantes para a competitividade da empresa, melhores níveis de serviço podem significar menores custos de estoque.

2. Justificativa

O transporte é uma das principais funções logística, representando a maior parcela dos custos logísticos, em algumas organizações tem o papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do serviço ao cliente. No ponto de vista de custos, representa em média, cerca de 60% das despesas logística.

Muitas empresas brasileiras vêm buscando atingir tal objetivo em suas operações que  vislumbram na logística, e mais especificamente na função transporte, uma forma de obter diferencial competitivo.

O sistema de transporte no Brasil ficou vários anos sem receber investimentos significativos, está passando por um momento de transição no que diz respeito ás possibilidades de utilização de mais de um modal.

3. Objetivos

Realizar um estudo detalhado no ramo de serviço de automação bancaria e comercial, visando a medição do nível de serviço nas empresas de automação comercial e bancaria, observando o melhor modal a ser utilizado, tendo um visão de raciocínio no custo logístico x prestação de serviço, fazendo um estou geográfico aonde deverá ter uma logística de parte e peças para uma melhor distribuição nacional (logística de suprimentos).

3.1 Geral

O grande desafio da logística integrada é reversa e agregar valor por meio de um nível de serviço de excelência mais ao menor custo total possível, como condição de otimização do resultado econômico e continuidade da organização.

As empressas de prestação de serviço de automação bancaria e comercial tem uma grande necessidade de obtenção e sustentação de vantagens competitivas, será necessário um conhecimento detalhado das atividades das empresas, para alavancar as vantagens competitivas com a diminuição nos custos totais e um aumento significativo do nível de serviço

3.2 ESPECÍFICOS

Verificar investimento no aprimoramento na logística reversa, possibilitando, assim executar o processo de forma mais ágil e barato.

Compreender a correta utilização dos modos transportes.

Analisar os custos de transporte, distância, volume, densidade, facilidade de acondicionamento, facilidade de manuseio e mercado.

Identificar os principais modos de transporte a capacidade do embarque, velocidade, preço, resposta do serviço, custo de inventário, custo fixos, custos variáveis.

Compreender transporte x nível de estoque.

Analisar e compreender logística reversa parte e peças com descarte sustentável.

Identificar nível de serviço: custo logístico x prestação de serviço.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

A logística tem como objetivo prover o cliente com os níveis de serviços desejados. A meta de nível de serviço logístico é providenciar bens ou serviços corretos, no lugar certo, no tempo  exato e na condição desejada ao menor custo possível. Diante disto Ronald h. Ballou (2012. p. 73), ressalta que:

Nível de serviço logístico  e a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. É o resultado líquido de todos os esforços logísticos da firma. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento dos pedidos. O nível de serviço logístico é fator-chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem a seus clientes para assegurar sua fidelidade....

O transporte é uma das principais funções logística  tem a função de conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, chegando no menor  custos. Os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área. Como enfatiza Gurgel (2000.p. 398) quando relata que:

Os principais objetivos da qualidade do transporte estão associados aos objetivos finais da empresa; portanto, devem ser tratados de modo a corresponder ás expectativas previstas em termos de qualidade....

Varias empresas brasileiras vêm buscando atingir tal objetivo em suas operações, com isso, vislumbram especificamente na função transporte como um diferencial competitivo. Segundo  Paulo F. Fleuy e Kleber F. Figueiredo (2014. P. 125) relata que:

As principais funções do transporte na logística estão ligadas basicamente ás dimensões  de tempo e utilidade de lugar. Desde os primórdios, o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial dentro do prazo adequado ás necessidades do comprador....

5. METADOS DE PESQUISA

As pesquisas serão realizadas das seguintes forma um estudo aprofundado do nível de serviço em cada estado brasileiro e seus prazos de entrega fonte de pesquisa IBGE, Ministério dos transporte e Centro de estudos em logística –cel, em qual utilizarei 40% da pesquisa para levantamento de dados com prestadores de serviço (transportadoras) em empresa do ramo de automação bancário e comercial, com o objetivo no merlho entendimento nas áreas de logística de suprimento, logística reversa, e nível de serviços, como fonte de pesquisa utilizarei o acervo bibliográfico da Universidade UEG e faculdade de Goiânia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com