TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Fordista de Produção

Por:   •  14/4/2018  •  Artigo  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 9

MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO

FORDISM PRODUCTION MODEL

Brenda Bromonschenkel CORREA1

Cristiane de Souza AUCENA2

José Lucas Coswosck CARVALHO3

Priscila Souza MENDES4

Vanessa C. X. Souza de OLIVEIRA5

(ORIENTADOR) Luciano Pimenta VALADARES6

RESUMO:

Ford visava atingir o mercado de massa. Os automóveis eram à época exclusividade das classes muito abastadas. O Rolls Royce, por exemplo, era produzido pelo antigo sistema artesanal. Cada veículo era artesanal, lapidado por encomenda. Já o Ford T, primeiro produto a ser fabricado pelo sistema fordista, conseguiu ter seu custo drasticamente reduzido lançando-se mão dos princípios acima, além de contar com peças padronizáveis e intercambiáveis.

Além de reduzir o custo através da padronização do produto, Ford também elaborou um sistema de pagamento baseado em bônus e altos pagamentos que cresciam à medida que a produtividade aumentava. Como consequência, os próprios operários se tornaram parte do mercado consumidor e os carros passaram a fazer parte da realidade das classes proletárias. Nesse sentido, é possível dizer que o Fordismo teve um importante papel social.

Apesar de o Fordismo ter contribuído para que a segunda Revolução Industrial atingisse seu ponto mais alto no início do século XX, ele tinha alguns problemas. Um deles era a produção eficiente concentrada em um só modelo. O sistema, apesar de sua eficiência, não dava muito espaço para a inovação e a adaptação às oscilações do mercado.

PALAVRAS-CHAVE: Fordismo. Modelo de produção. Século XX.

ABSTRACT:

        Ford aimed to reach the mass market. Automobiles were at the time exclusiveness of the very wealthy classes. Rolls Royce, for example, was produced by the old craft system. Each vehicle was handcrafted, cut to order. The Ford T, the first product to be manufactured by the Ford system, managed to have its cost drastically reduced by using the principles above, in addition to standardized and interchangeable parts.

        

        In addition to reducing cost through product standardization, Ford also devised a bonus-based payment system and high payments that grew as productivity increased. As a consequence, the workers themselves became part of the consumer market and cars became part of the reality of the proletarian classes. In this sense, it is possible to say that Fordism played an important social role.

        

        Although Fordism contributed to the second Industrial Revolution reaching its highest point in the early twentieth century, it had some problems. One was efficient production concentrated on one model. The system, despite its efficiency, did not give much room for innovation and adaptation to market oscillations.

KEYWORDS: Fordism. Production model. 20th century.

   Graduando Faculdade Fabra[pic 1]

brendabcorrea@hotmail.com

                                                                                                                                           2 Graduando Faculdade Fabra

criszaucena@gmail.com

3 Graduando Faculdade Fabra

lucascoswosck@hotmail.com

4 Graduando Faculdade Fabra

priscilasouzamendes@hotmail.com

5 Graduando Faculdade Fabra

nessacxsouza@gmail.com

6 Especialista Faculdade Fabra

prof.luciano.valadares@gmail.com

  1.  INTRODUÇÃO

O modelo de produção fordista influenciou tanto o modo de gestão e produção do início do século 20, quanto influenciou grandes segmentos da sociedade. Fordismo é o termo que designa o modo de gestão e produção idealizado por Henry Ford no início do século passado. Este sistema foi responsável pela transformação a partir da década de 1930 de um modelo técnico-econômico de extraordinária importância para o mundo.

Para colocar em prática o seu modelo, Ford elaborou três princípios básicos sobre a gestão da produção (TENÓRIO, 2000):

· Princípio da intensificação: consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima, visando à rápida colocação do produto no mercado;

· Princípio da economicidade: consiste em reduzir ao máximo o volume de estoque da matéria-prima;

· Princípio da produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização e da linha de montagem.

O processo de execução deste modelo industrial pressupõe inovações técnicas e organizacionais, fundamentando-se na linha de montagem e esta acoplada a uma esteira rolante, que dita o ritmo da produção e permite aos operários realizarem as operações propostas. Estas operações são muito simplificadas, com a técnica mais apropriada, segundo especialistas, para cada etapa da produção, objetivando redução de custos e tempo. Visando o atendimento às diversas classes sociais da época. Ford, além de promover uma inversão no modo de produção de veículos, mudou a forma de produzir e o perfil do operariado.

O sistema também aumentou a inclusão de pessoas marginalizadas, e ampliou significativamente a participação e as oportunidades do trabalho, principalmente nas camadas mais altas da sociedade, modificando estruturas, instituições, comportamentos e formas de mediação de conflitos (BONANNO, 1999).

  1. DO INÍCIO A CRISE DO SISTEMA
  1.  Caracterização do fordismo

A produção automobilística, antes manual e artesanal, passou a ser feita em massa por Henry Ford, o norte-americano que desenvolveu o Fordismo. O empresário criou esse sistema de fabricação em massa no ano de 1914 para sua indústria e revolucionou a indústria automobilística. O processo era baseado em uma linha de montagem e tinha como objetivo aumentar a produção por meio da eficiência, e também reduzir o preço do produto para que fosse mais vendido. A baixa do preço era possível, pois entre os objetivos do sistema encontrava-se a redução dos custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (209.5 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com