TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO TAYLORISTA, FORDISTA E TOYOTISTA - COCA- COLA

Por:   •  23/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.752 Palavras (40 Páginas)  •  2.872 Visualizações

Página 1 de 40

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A EMPRESA THE COCA-COLA COMPANY E OS MODELOS DE PRODUÇÃO

ELIAS DO NASCIMENTO OLIVEIRA

JEFFERSON ARAÚJO MACENA

LUÃ SANTOS SANTANA

LUCAS DA SILVA SANTOS CUNHA

ILHÉUS-BAHIA

2014

ELIAS DO NASCIMENTO OLIVEIRA

JEFERSON ARAÚJO MACENA

LUÃ SANTOS SANTANA

LUCAS DA SILVA SANTOS CUNHA

A EMPRESA THE COCA-COLA COMPANY E OS MODELOS DE PRODUÇÃO

                                                                                 

                                                                         

                                                              Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Organização do Trabalho, do curso de Engenharia de Produção, da Universidade Estadual de Santa Cruz, como forma de avaliação.

Professor: Enio Antunes Rezende

                                                           

ILHÉUS-BAHIA

2014

RESUMO

Este trabalho tem como principal objetivo analisar a importância, influência e desenvolvimento da administração científica para a empresa The Coca-Cola Company, e também observar as principais características que os modelos de administração e produção se destacaram ao longo da história da mesma, de sua origem para a sociedade atual (século XXI), todos os seus benefícios e como funcionam, pois ela se originou a partir dos princípios criados por Frederick W. Taylor (1856-1915), onde através de suas importantes análises sobre o funcionamento, estudos dos movimentos, a produção e organização de uma empresa, dando-o a possibilidade de criar novos métodos que contribuíram para a eficiência da forma de se produzir e conduzir uma empresa, dentre muitos desses métodos e outros que surgiram com o Fordismo e Toyotismo mais adiante, são destacados dentro de fábricas da The Coca-Cola Company. Dessa forma, com uma análise que parte da origem da empresa, e passa por cada aspecto dos modelos de produção, sendo abordada cada característica que faz parte dos segmentos de produção, contextualizando, verificando com a literatura as conformidades teóricas, análises de especialistas, assim como um criterioso estudo embasado nos conhecimentos adquirido em sala de aula. Por fim, registrar quais foram os principais pontos observados e chegando a uma conclusão satisfatória ao fim do trabalho.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho foi realizado um estudo de caso voltado às influências dos modelos de produção na empresa The Coca-Cola Company, objetivando dessa forma identificar, entender e destacar em quais aspectos esses modelos de administrações foi importante para o desenvolvimento dessa empresa de grande destaque mundial e com mais de um século de existência, e para isso é preciso verificar o que de cada um dos modelos a Coca-Cola apresenta em seu processo produtivo, articulando os conceitos de cada um deles, observando as vantagens dos processos utilizados por ela, e assim ao analisar os procedimentos e etapas que esta empresa realiza será possível compreender o quão importante é a Administração Científica e os seus modelos para o rendimento, progresso e desenvolvimento desta empresa por tantos anos.

A Coca-Cola, figura há muito tempo como uma empresa de grande destaque mundial no que diz respeito à produção, administração e também valorização da sua marca, além disso, tem um dos maiores portes de produção a nível mundial, e uma escala de produção global, atingindo as mais diversas classes sociais. Portanto, esta é uma empresa qualificada para explanar sobre as ideias que giram em torno da Administração Científica do Taylorismo, Fordismo e Toyotismo e para análise das Normas da Organização Racional de Trabalho, que é o objetivo desse trabalho.

HISTÓRIA DA EMPRESA THE COCA-COLA COMPANY

Com uma história de mais de 100 anos de constante sucesso, a The Coca-Cola Company teve inicio em maio de 1886, quando John Styth Pemberton que era farmacêutico produziu, em uma panela de cobre, no quintal de sua casa, em Atlanta, na pequena Geórgia, Estados Unidos, um concentrado para a fabricação daquele que viria a ser o mais conhecido refrigerante de todo o mundo. O Dr. Pemberton desceu a rua e entregou na Jacob's Pharmacy a matéria-prima que, misturada à água carbonatada, foi vendida no balcão a 5 centavos de dólar, e posteriormente Frank M. Robinson, que era sócio e contador da firma do Dr. Pemberton, sugeriu o nome para o produto e desenhou a palavra Coca-Cola, na caligrafia de letras ondulantes que é marcante até hoje. Em 1886, as vendas de Coca-Cola não passaram de 13 copos diários e a produção anual do concentrado de 25 galões em locais de nome pontos de venda. Sendo assim, nesse primeiro ano, o Dr. Pemberton apenas faturou US$ 50 em vendas e gastou US$ 73,96 em propaganda.

Na época, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira pintados de vermelho, o que tornou o vermelho a cor que identifica a marca. No dia 31 de janeiro de 1893, a marca Coca-Cola era registrada no escritório oficial de patentes dos Estados Unidos e mais adiante com o engarrafamento, inovação essa que criou um novo conceito de mercado, e levou a Coca-Cola para uma distribuição mais ampla. Nesse aspecto, no ano de 1898, o engarrafamento desse refrigerante em larga escala tornou-se possível graças a Joseph B. Whitehead e Benjamin F. Thomas, de Chattanooga, Tenessee, que obtiveram os direitos exclusivos de engarrafar e vender Coca-Cola praticamente em todos os Estados Unidos. A inconfundível garrafa de Coca-Cola, familiar em todo mundo, foi desenhada em 1916 pela Root Glass Company, de Terre Haute, Indiana, que levou em conta seu fácil manuseio, se inspirou no formato do cacau e também nas curvas das mulheres, e essa especificação foi fundamental, pois já havia inúmeras imitações por todo o país, e essas mudanças tornaram a garrafa inconfundível, e possível de ser reconhecida até mesmo no escuro pelo tato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62 Kb)   pdf (314.8 Kb)   docx (62.2 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com