TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Controladoria pautada do Gecon

Por:   •  1/8/2017  •  Monografia  •  8.555 Palavras (35 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 35

ESTUDO DE CASO
A EMPRESA CREDITUDO E ZAPPIN




Análise estratégica das Empresas Zappin e Creditudo, 
apresentada no MBA em Gestão Financeira, 
Controladoria e Auditoria - Módulo Controladoria, 
da Fundação Getúlio Vargas / FGV Management.



Professor: FÁBIO LOPES SOARES




Sumário


Introdução ............................................................................................................ 4
1. Modelo de Controladoria pautada do Gecon ....................................... 7
1.1 Gecon .................................................................................................... 7
1.2 Análise das Empresas Zappin e Creditudo ............................................ 9

2. Organograma Estrutural da Creditudo .................................................... 10 

3. Gestão de Riscos

.................................................................................... 12
3.1 Riscos de Projeto ................................................................................ 12
3.2 Processo de Gestão de Riscos ........................................................... 13
3.3 Papéis e Responsabilidades que envolvem a Gestão de Riscos ......... 16
3.4 Estudo de Caso ..................................................................................... 16
3.5 Fraude e Erro ....................................................................................... 17
3.6 Diferença entre Fraude e Erro .............................................................. 18
3.7 Responsabilidades sobre Fraudes e Erros ........................................... 18

4. Venda das Empresas Zappin e Creditudo para o Banco BBB ........... 20
4.1 Governança no Brasil .......................................................................... 20
4.2 Gestão de Riscos ................................................................................ 21
4.3 Balanced Score Card ........................................................................... 22
4.4 Venda ao Banco BBB ........................................................................... 23

Referências Bibliográficas ................................................................................... 26

Introdução

Toda decisão está diretamente ligada com o futuro. Ninguém pode, até

então, voltar no tempo e mudar uma ação já realizada. Por outro lado, o problema só existe se o que foi realizado se diferencia do que se planejou. Para que essa diferença deixe de existir, é necessário o controle da ação ou do problema. A palavra controle define-se por ser a fiscalização exercida sobre as atividades, seja de pessoas, órgãos, departamentos ou produtos, de forma que tais atividades ou produtos não se desviem das normas preestabelecidas. Portanto, Controle, é uma atividade que tem por fim evitar problemas, e deve ser exercido antes que a atividade ou ação seja empreendida. 
Os sistemas de informação ideais deveriam indicar o que se espera fazer e como fazer naquele momento. Qualquer desvio do preestabelecido deveria imediatamente ser elucidado, ressaltando que nesse tipo de sistema de informação, seu custo pode suplantar os benefícios. Toda a informação que é transcrita, transmitida para um posto de serviço, confrontada com o planejado ou preestabelecido, analisada pelos superiores e devolvida ao posto de trabalho, custa tempo e recursos financeiros. Além do mais, há o lado psicológico de quem está sendo controlado. Qualquer pessoa, ao saber que há controle sobre suas atividades, ganha um grau de tensão quando essas atividades de desviam do projetado. Se esses sistemas de informação não permitem um tempo a fim de mostrar os acertos ou as correções por parte de quem é controlado, tende a se tornar, ao longo do tempo um elemento que desestimulará opções proativas. Dessa forma, é possível questionar: por que

controlar?
Em um mercado e ambiente competitivo que continuamente se transforma em velocidades cada vez maiores, empreendedores através de suas empresas, competem num mercado que privilegia vantagens competitivas duradouras. 
A evolução do ambiente competitivo pode ser verificada pela taxa em que as grandes empresas norte-americanas deixaram o ranking da “Fortune 500”, tendo aumentado em quatro vezes entre 1970 e 1990. Na década passada, aproximadamente 50% (238) das empresas não estavam mais nesta lista em 2009, demonstrando o desafio de se manter no topo em um período de tempo relativamente curto para o mundo corporativo. 
No Brasil, as empresas nacionais já brigam por mercados externos, e as empresas multinacionais, presentes hoje em grande número, brigam pelo mercado brasileiro e mercados globais.
A Análise Estratégica de Controles busca entender as razões pelas quais empresas de sucesso deixam de se reinventar, se tornando pouco competitivas e consequentemente gerando baixa rentabilidade a seus acionistas, enquanto que empresas novas alcançam sucesso em um ambiente altamente competitivo e hostil, premiando o acionista pela visão e implantação estratégica através de ferramentas e metodologias que vem sendo desenvolvidas e melhoradas de forma contínua através do estudo e do aprendizado empíricos.
Com base na relevância desses assuntos, este trabalho de pesquisa abordará o Estudo de Caso das empresas Creditudo e Zappin, explicando como trazer melhorias e onde irão ser demonstrados os principais impactos positivos

do sistema de controles e gestão de risco.
A cobrança é uma parte muito importante do ciclo operacional e financeiro de uma empresa, e tem assumido cada vez mais um papel relevante dentro das organizações. Assim, as políticas de crédito e cobrança devem andar em harmonia com as atividades e mercados envolvidos com os negócios da empresa. Durante o estudo de caso foi observado um aumento de inadimplência que poderia ser solucionado com a redução do prazo de pagamento e da concessão do crédito. Analisando os controles das empresas Zappin e Creditudo, observamos que não existe uma gestão de riscos pautada em um planejamento de gerência de riscos, identificação de riscos, análises qualitativas e quantitativas de riscos, planejamento de resposta e monitoramento e controle de risco. Visto todos esses problemas e necessidades de melhoria, foi escolhido o tema de estudo, buscando sempre, apresentar melhorias e resultados para as empresas.
A Análise SWOT é um método de planejamento estruturado para avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças envolvidas em um projeto ou em um empreendimento. Pode ser realizada por um produto, lugar, indústria ou pessoa. Trata-se de especificar o objetivo do empreendimento ou projeto e identificar os fatores internos e externos que são favoráveis e desfavoráveis para alcançar esse objetivo. A definição desse objetivo deve ser feita somente após a análise SWOT. Isso permitiria que as metas ou objetivos, definidos pela organização, fossem alcançáveis. 
Pontos Fortes – características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com