TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo papel timbrado

Por:   •  20/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.089 Palavras (21 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

PROJETO DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL PARA A EVASÃO DAS MULHERES DO GRUPO DA FAMÍLIA DA COMUNIDADE DE OLIVENÇA ilhéus-bahia.

Ilhéus-Bahia

2015.1

TÂNIA SALES OLIVEIRA

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURRICULAR III

Ilhéus-Bahia

2015.1

ANEXO I

Plano de Estágio III

1.1 – Identificação

a) Nome da estagiária: Tânia Sales Oliveira

b) Nome da instituição campo de estágio: Prefeitura Municipal de Ilhéus - Secretária de Assistência Social e trabalho no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizado na cidade de Ilhéus, Olivença.

c) Projeto: INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL PARA A EVASÃO DAS MULHERES DO GRUPO DA FAMÍLIA DA COMUNIDADE DE OLIVENÇA.

d) Nome da Supervisora de Campo: Rita de Cássia Cardoso Argolo CRESS 11556.  

e) Nome da Orientadora Acadêmica: Jandira Magalhães L. Moreira CRESS 13117.            

f) Período previsto para a realização do estágio: 16/03/2015 á 20/04/2015.

g) Dias e horários de estágio: Segunda-Feira, Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira e Sexta-Feira. Horário: das 08h00min às 14h:00min.

h) Dias e horários reservados para a Supervisão Acadêmica: Terça-Feira, Quinta-Feira e Sexta-Feira. Horário das 18h00min às 22h00min.

2 – Justificativa

É de fundamental importância promover a mudança no comportamento de grupos de qualquer tipo, seja no ambiente familiar, escolar ou profissional. Quando pedimos a alguém que fale com outra pessoa sobre um problema, esse alguém está fazendo uma intervenção.

Tratando da questão social e o serviço social, nos apropriamos, mais uma vez, das reflexões de Iamamoto (2000) que afirma que o assistente social trabalha diretamente com as expressões da questão social nas mais variadas expressão do cotidiano, ou seja, nas diversas áreas de atuação profissional: saúde, educação, habitação, criança e adolescente, dentre outras. Afirma ainda que esse fenômeno é “a matéria prima do trabalho profissional, sendo a prática profissional compreendida como uma especialização do trabalho que participa de um processo de trabalho” (Iamamoto, 2000, p 59).

É no âmbito da família que se encontram o maior número de demandas, e é nela também que se deve estar a ação do assistente social.

Nesse estágio III, convivendo com o grupo de criança percebe-se a falta de compromisso e parceria com a Instituição. As famílias, sendo elas, minoria, participam não procuram saber como vai os seus filhos junto a Instituição.

Outro fator também a observar é a convivência com o grupo da família. A falta de compromisso é surpreendente A equipe se organiza, faz um trabalho com carinho e o resultado é a presença de no máximo três participantes. Assim, o Serviço Social é inserido no grupo com o intuito de contribuir com ações de inclusão social, de formação, de cidadania e emancipação, para que juntas, possam trabalhar com a família, consciência com a oportunidade de que as pessoas tornam-se sujeitos de sua própria história.

        

3 – Objetivos

3.1 – Objetivo Geral: A proposta do projeto de Intervenção é fortalecer a autoestima das mães das crianças a participarem do grupo da família, bem como valorizar o trabalho carinhoso daquelas que se dedicam todas as segundas-feiras pela tarde – equipe CRAS/Olivença, em prol do encontro do grupo das famílias, através da integração: mães e Instituição.

3.2 – Objetivos Pedagógicos: Contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de Serviço Social, com a formação profissional e conhecimento da realidade institucional. Esse processo se desenvolverá com base nas dimensões teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativa adquirida durante a formação acadêmica, inserido no campo de trabalho profissional.

O CRAS integra o Programa de Atenção à Família, o PAIF, com o acompanhamento das famílias participantes do Programa Bolsa Família e dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, o BPC; também, com outras políticas sociais. Devido justamente a isso, os CRAS atuam com mulheres, homens, crianças, jovens e idosos, reafirmando a importância da família e da comunidade na construção da autonomia e segurança individual.

4 – Supervisão de Campo: Acompanhar e orientar esta aluna no campo de estágio, objetivando conhecer o espaço de trabalho, manter uma aproximação com os responsáveis pela entidade.

Dialogar com a supervisora e com a aluna sobre o desenvolvimento de prática de estágio. Atender individualmente e em grupo os estágios, quando necessário para a orientação e reflexão sobre a prática do estágio.

5- Orientação Acadêmica: O supervisor de campo deverá observar orientar e fazer o acompanhamento do estágio, possibilitando o mesmo a ter conhecimento do material técnico operativo. Todo esse processo ocorrerá dentro das normas do CFESS. Conselho Federal de Serviço Social.

6 – Avaliação: Serão utilizadas através de discussões, participação, produção e socialização dos trabalhos, assim como a socialização dos alunos e familiares;

A avaliação processual será constante em todas as atividades com os alunos e familiares.

                                                                                                                                                    

Ilhéus, 28 de Abril de 2015        

                

__________________        ____________________        _______________________

         Estagiária                 Supervisora de Campo           Orientadora Acadêmica

                                                (assinatura e carimbo)                 (assinatura e carimbo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (243.5 Kb)   docx (518.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com