TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DA SAKATA SEED CORPORATION COMO LÍDER E PAPEL NA INOVAÇÃO DOS MODELOS DE NEGÓCIOS

Por:   •  29/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.540 Palavras (11 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 11

FATEC – FACULDADE DE TECNOLGIA DE CAPÃO BONITO

Projeto Integrador 5

DESAFIOS DA SAKATA SEED CORPORATION COMO LIDER E PAPEL NA INOVAÇÃO DOS MODELOS DE NEGOCIOS

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do quinto semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação do Prof. Felipe Contini.

Alunos: Joey Rafael Duve de Almeida

              Jose Salvador Silva

             Michele Alves de Almeida Batista

1- INTRODUÇÃO

A Sakata Seed Corporation é uma empresa destaque na atuação da produção e abastecimento do mercado em frutas legumes e verduras, além de atuar também na área de floricultura. Ela trouxe inovações e manteve a filosofia da empresa Agroflora, que após a aquisição da mesma, passou por uma fase de expansão.

Como uma empresa consolidada, ela teve destaque na inovação, entre suas conquistas está o sweet grape, produto desenvolvido após uma remodelagem com a gestão integrada da cadeia que tinha como objetivo inicial produção e desenvolvimento comercial de minimoranga.

Essa mudança que resultou no avanço do desenvolvimento do “tomate-uva” tornou a empresa mais competitiva e aberta a parcerias entre empresas privadas com o intuito de se manter ativa no mercado sem perder a qualidade ou ser uma empresa aventureira sem uma meta definida.

Hoje a SSC tem uma ampla área de atuação, além do reconhecimento dos seus produtos, especialmente no mercado de hortaliças, mas como uma organização que deve sempre estar atenta a mudanças, também deve se preparar para adaptação e melhorar de maneira contínua sua gestão, acompanhar as constantes variações de modelos de mercado além de estar apta a desenvolver ainda mais no quesito competitividade.

2- DESENVOLVIMENTO

A fim de manter a competitividade e elaborar estratégias para garantir uma boa gestão, a Sakata Seed Corporation deve se atentar a alguns requisitos, tomar alguns caminhos e atitudes para alcançar esse objetivo, e o primeiro a ser desenvolvido é conhecer o ambiente interno e o externo à organização, pois uma empresa deve se atentar ao macro e micro ambiente na qual ela está inserida, sendo assim no microambiente ela conta com as informações que adquire dos fornecedores, dos stakeholders além dos próprios funcionários que contribuem para a imagem e manutenção da qualidade. Por estar atenta ao macro ambiente a empresa consegue se precaver de mudanças governamentais, de eventos econômicos que podem afetar de maneira positiva ou negativa, dependendo do preparo da organização.

Outra atitude que coloca uma empresa a frente do mercado é analisar as decisões que permitam uma maior flexibilidade e adaptação da empresa frente aos novos modelos de consumo já que embora nem todas as organizações possam de fato ser flexíveis (no sentido burocrático), ainda assim a visão da empresa considerando que o cliente é a sua razão de existir deve estar voltada ao que o cliente busca. Com a crescente onda de fluxo de informações o consumidor muda seu ponto de vista, então casos em que ele prefira alimentos saudáveis sem agrotóxicos por um custo maior pode se tornar um segmento de uma mesma empresa que ainda vende produtos por menores preços, porém mais fáceis de serem produzidos e mantidos, pois ainda existe demanda (fatores financeiros influenciam isso). A forma como a empresa se comporta mostra como ela amadureceu e como está disposta a se adaptar, prevendo o comportamento de seus compradores.

A busca por inovações e melhoria contínua deve ser constante, o gestor da empresa nunca deve achar que seu ponto de vista é supremo na companhia, pois diferentes filosofias de gestão são acompanhadas da evolução do modo de pensar frente ao tempo em que se situa. A busca por novos modos de gerenciar tempo, equipe, marca, produtos e a própria qualidade empresarial é moldada pela constante avaliação dos resultados, benchmarks quase que instantâneos se acompanhados das tecnologias corretas. A avaliação de desempenho organizacional como um todo pode não servir como parâmetro da qualidade de diferentes setores, assim como um setor apenas ser bom não garante a sobrevivência da empresa. O gestor tem como papel a função de coordenar pessoas para realizarem os procedimentos, mantendo sempre claro o que se espera delas e o motivo ao qual é feito, pois dessa maneira a informação que é repassada ascendentemente mostra possibilidades que não seriam vistas por um sistema rígido e centralizado de gestão.

A verificação do avanço tecnológico deve levar em consideração o seu custo, tecnologias são uma das mais importantes fontes de ferramentas para desenvolver e acelerar procedimentos operacionais, administrativos e de controle. Mas tudo tem um custo e se esse custo não der o retorno esperado, acaba apenas por onerar a empresa. Uma empresa voltada para a área de Frutas, Legumes e Verduras deve estar atenta a isso. Gastos com estufas são esperados, modos de conservação e transporte também são analisados, como a tecnologia pode ajudar a reduzir perdas dos alimentos, como eles podem ser transportados de modo seguro e de qual maneira eles podem ser expostos ao consumidor sem que agrida o meio ambiente e cause um mal posterior. O custo disso deve ser analisado e através da análise de investimentos, análise do retorno que esse investimento terá, a empresa poderá escolher as tecnologias que além de cumprir seu objetivo, contribuem para redução de custos e possam se tornar ativos que impactem de maneira positiva a saúde financeira da organização.

Por fim uma atitude acertada de uma empresa é se preocupar com Pesquisa e Desenvolvimento, assim como a SSC faz, sendo que ela investe até 15% de seu faturamento na pesquisa e desenvolvimento, isso torna claro que uma empresa, levando em consideração os itens anteriores, deve estar atenta ao progresso acadêmico-prático que o setor P&D favorece. As pesquisas ajudam tanto no próprio desenvolvimento da organização visando melhorias de seus produtos, como até socialmente, pois não raramente o desdobramento da pesquisa alcança algo além do que se espera.

Apesar dos caminhos e atitudes definidos e concretizados pela empresa, é de se esperar que problemas surjam, e a busca pela solução desses problemas faz parte da defesa da liderança e adaptação do mercado, é necessário que a gestão seja eficiente para resolver esses desafios e eficaz ao aplicar os métodos de resoluções.

Um problema presente é referente a informações que afetam o nível da qualidade e produção da empresa, no caso da  Sakata Seed Corporation que é uma empresa consolidada, conta com recursos de P&D além de ser reconhecida por sua qualidade no mercado apresenta um problema como perda de parte da produção, por seus produtos estragarem rápido. A primeira etapa em uma empresa que já possui modelo de gestão definido é a retroalimentação com dados começando pelo operacional, são informações com fluxo ascendente que possibilitam o controle e visualização do problema. Métricas devem ser estabelecidas para saber quando, onde e o motivo de estarem ocorrendo perdas, portanto as informações devem ser precisas, confiáveis e sem desvios. Isso guia ao próximo passo, em um nível tático do controle operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com