TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia final PLi

Por:   •  24/10/2015  •  Monografia  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

FORMAÇÃO PELA ESCOLA[pic 1]

PROGRAMA DO LIVRO

MUNICÍPIO: ENGENHEIRO BELTRÃO

TUTORA: RITA DE CÁSSIA PEREIRA

CURSITAS:    NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO  

                         

ATIVIDADE FINAL

NOME DA INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Castelo Branco – Ensino Fundamental.

LOCALIDADE: Rua Paraíba, 180 – Jardim Castelo Branco.

ENTREVISTADOS: Gestores e Professores

A respeito:

- dos aspectos positivos dos programas;

Livros didáticos com conteúdos adequados, com sequência de conteúdos que atendam a progressão da aprendizagem planejada pela escola; conteúdos adequados ao currículo de cada série; Apresentação de linguagem clara e precisa; textos das explicações que sejam acessíveis aos alunos; As atividades dos livros didáticos se preocupam em ajudar o aluno a entender os conteúdos tratados; o Manual do Professor colabora para o uso mais eficaz deste material didático; os livros contribuem para a melhoria da qualidade do ensino e para o incentivo de alunos e professores à leitura; Fortalecer a gestão democrática e a cidadania, permitindo que os professores participem ativamente da escola do livro didático.

- dos aspectos negativos dos programas;

Necessidade de desenvolver um trabalho para conscientizar o professor, pais e alunos para a valorização, conservação e a devolução dos livros; inexistência de campanhas de conscientização sobre o valor do livro para a aprendizagem, conservação e devolução dos mesmos; Maior empenho das escolas no sentido de orientar os alunos para a conservação dos livros reutilizáveis, pois em muitos casos, os livros são considerados irrecuperáveis quando retornam para a escola no término do ano letivo.

- da escolha de livros, distribuição, data de entrega, acesso ao Siscort e participação dos envolvidos (órgãos).

Pontos Positivos:

- Escolha dos livros didáticos de modo democrático, com a participação efetiva dos professores e supervisionados pelos pedagogos de cada escola.

- Distribuição e data de entrega em tempo hábil, com participação das diferentes instâncias – FNDE, Secretaria de Educação, Escolas e Professores.

Pontos Negativos:

- As escolas não acessam ao Siscort e não conhecem com propriedade o papel dos envolvidos no Programa do Livro.

- Número de livros insuficientes, pois o município tem uma variação constante no número de alunos de um ano para o outro;

- Reserva técnica insuficiente para atender os alunos que excedem o número informado no Censo Escolar.

- Necessidade de um currículo comum nacional para que os livros didáticos contemplem 100% dos conteúdos mínimos necessários em cada série, dificilmente os livros abrangem a totalidade dos currículos escolares.

2- Análise do Programa

O Curso sobre o Programa do Livro (PLI) é parte do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância – FNDE – Formação pela Escola que tem como objetivo capacitar os agentes, parceiros, operadores e conselheiros envolvidos com a execução, o acompanhamento e a avaliação de ações e programas financiados pelo FNDE. Durante este módulo pudemos estudar detalhadamente os programas que compõem o PLI: Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Programa Nacional do Livro Didático de Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA), Programa Nacional do Livro Didático para o Campo (PNLD-Campo) e o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).

Durante o curso foi possível conhecer os conceitos desses programas, seus principais objetivos, formas de execução e operacionalização.

O programa do Livro está inserido nas escolas do nosso país, mas nem sempre os alunos, família e comunidade compreender a necessidade do mesmo e o quanto contribui no processo de ensino/aprendizagem. Segundo os estudos realizados, é importante que haja conscientização dos alunos e familiares, principalmente no que se refere ao cuidado que é necessário com os livros.

Conversando com as diretoras das escolas, em especial com a escola indagada, pode-se perceber que o Programa do Livro vem acontecendo de modo organizado e contínuo na rede pública. Segundo o que foi citado, pela diretora, os livros didáticos são escolhidos de modo democrático, visto que as editoras mandam os exemplares para que os professores conheçam, a escola mobiliza seus professores para que analisem cuidadosamente os livros, tentando relacionar com o currículo escolar e plano de trabalho docente e selecionam os aqueles que mais aproximam dos conteúdos de cada série e que possuem qualidade de textos, clareza dos conteúdos, atividades que mobilizam o aluno para o aprender de modo crítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com