TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moral X Ética

Por:   •  13/4/2016  •  Dissertação  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

MORAL X ÉTICA

A palavra moral, vem do latim (mores) e está ligado a costumes, ou seja, é um conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito visando regular as relações dos indivíduos em uma comunidade. Já a palavra ética, vem do grego (ethos) e está ligada ao modo de ser ou caráter, porém não corresponde a uma disposição natural, mas conquistada.

Vasquez (2007) define Moral como um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livre e conscientemente por uma convicção íntima, e não da maneira mecânica, externa, ou impessoal. Já ética para ele é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

Seguindo ainda o raciocínio de Vasquez (2007), ele afirma que a origem da moral segue por 3 possíveis direções:

1. Deus, em que normas derivam de um ser superior, cujos mandamentos constituem os princípios e as normas morais fundamentais;

2. Natureza, cuja a conduta moral do homem não seria senão um aspecto da conduta natural e biológica;

3. Homem, que tem a moral como parte constituinte de sua maneira de ser.

O ensino da ética é importante, pois geralmente é através dele que se ensina aos indivíduos a respeitar normas, sem dizer-lhes porque têm que fazê-lo. Já não é o temor irracional, mas o conhecimento, o que move a sua conduta moral. A ética também permite ao indivíduo uma depuração de sua moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com