TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação no ambiente de trabaho

Por:   •  30/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

Motivação no ambiente de trabalho é um elemento essencial para o sucesso da organização

Motivação significa  “motivo para a ação” ou seja  o motivo que faz alguém se movimentar rumo a alguma meta. A motivação pode ser definida como a energia que nos leva a participar de um desafio, induzindo-nos a realizar  ações. A falta dela causa desinteresse pelo trabalho e faz do colaborador apenas um cumpridor de suas tarefas, limitando sua visão e desviando-o do processo em geral. Quando uma pessoa esta desmotivada, o trabalho não rende, as horas demoram a passar, a produtividade é inexistente e falta de assertividade. A motivação nasce de uma necessidade. Se uma pessoa deseja reconhecimento e status, por exemplo, ela poderá alcançar isso através da sua superação de metas organizacionais.

Como um gestor pode motivar seus funcionários?

Um gestor tem a necessidade de compreender os processos psicológicos da motivação, pois um líder habilidoso consegue despertar o motivo para que uma pessoa, por exemplo, traga ideias e aplique as ideias na pratica para melhorar os processos. Com isso um líder precisa conhecer sua equipe sabendo os pontos fortes e os pontos fracos de cada um, sabendo desenvolver as habilidades necessárias para que a equipe trabalhe em harmonia, ele precisa saber conduzir sua equipe. A forma de informar a meta, e inspirar  a equipe é imprescindível nesse processo. A motivação também aumenta quando o colaborador sente que esta dominando melhor a situação a ser lidada. A frustração e o desanimo acontece quando o colaborador fica perdido, sem saber o que realmente esperam dele, para onde ele esta indo e quando não tem a ajuda necessária para enfrentar as dificuldades.

Dificuldade enfrentada

Uma dificuldade enfrentada pela empresa quando ela decide implantar um programa motivacional pode ser a falta de coerência entre projeto e a pratica para o incentivo dos comportamentos, desenvolvimento e manutenção dos mesmos, que surge da falta de planejamento. Tem que ter coerência entre discurso e pratica. Se a empresa deseja determinados comportamentos, deve criar condições para que esses comportamentos surjam e se desenvolvam. Isso significa ter uma cultura e valores organizacionais alinhados, programas de desenvolvimento dessas habilidades( treinamentos), programas de incentivos como premiações e reconhecimento, e tudo isso deve esta alinhado com a estratégia geral da empresa.

O que um profissional espera de uma empresa em relação a motivação?

Eles esperam que a empresa dê o suporte necessário para o seu desenvolvimento profissional, lideres bons em processos motivacionais, que mostram a direção (meta) inspiram a ação e dão o suporte necessário. Também esperam que hajam com coerência, pois a empresa precisa criar condições para que as ideias sejam acolhidas e trabalhadas, por que se o colaborador perceber que seu trabalho esta sendo em vão, sua motivação poderá acabar, ele não terá um motivo para fazer esforços para melhorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com