TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças na direção da Alpargatas

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas? Quais foram os fatores que contribuíram para a desmotivação dos trabalhadores?

R: Fazer a empresa crescer e voltar a ter lucro, pois a mesma com estratégias ultrapassadas para condições ambientais estava perdendo. A empresa também sofria com a concorrência das empresas brasileiras e estrangeiras, principalmente das chinesas, após a abertura de mercado. Decisões estratégicas ultrapassadas, organização ineficiente, falta de comunicação entre as divisões e, excessiva centralização.

2) Quais das abordagens teóricas de motivação melhor ajudam a compreender o caso? Distinga entre as várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais.

R: Os funcionários que aderiram à mudança política da organização viam na empresa um futuro, e possibilidades de crescimento profissional promissor. Fatores higiênicos: divisão das operações, onde, cada unidade ficou responsável por todas as etapas, da produção à venda de seus produtos. Fatores motivacionais: cada diretor de unidade ganhou autonomia para, juntamente com a área de marketing, criar novos produtos diferenciados e personalizados para atender às demandas do mercado.

3) Você considera Fernando Tigre um líder orientado para a tarefa ou para pessoas?

R: Orientado para pessoas. Ele tomou medidas que contribuíram para melhorar o ambiente de trabalho na empresa. Quando ele chegou, em 1997, os funcionários andavam cabisbaixos, mas, com as mudanças, aumentaram as responsabilidades e a pressão. Tigre manteve aqueles que aceitaram os desafios e responderam com comprometimento e dedicação às exigências.Dessa forma foi possível incrementar a participação ativa de todos na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com