TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças organizacionais

Artigo: Mudanças organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Artigo  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

Mudança Organizacional

Assim como o “mundo” de um modo geral, as organizações estão em constante processo de mudança. Mesmo aquelas mais resistentes, veem-se em algum momento fadadas a realizar alterações em sua estrutura para se adequar ao mercado, que assim como as necessidades do consumidor, sofre constante mudança de prioridades.

Internalizar certas mudanças pode ser um processo moroso para alguns colaboradores, cabe ao Gestor identificar a forma mais eficaz para inserir tais mudanças e acompanhar a absorção pela equipe, pontuando assim, os casos onde será necessário um acompanhamento individual.

Paradigmas

Os paradigmas servem para nortear as soluções adequadas para cada necessidade, bem como auxiliar na orientação dos princípios de cada empresa, definindo, por exemplo, de que forma os recursos devem ser aplicados.

A principal aplicação dos paradigmas é estabelecer as normativas de cada organização, ou seja, o que fazer, como fazer e quando fazer .

Quebra de paradigmas

Como já diz um conhecido dito popular: “Regras servem para serem quebradas”. Certos paradigmas precisam ser quebrados para que a empresa evolua e seus colaboradores se desenvolvam.

Quebrar um paradigma não significa quebrar as regras, mas sim, identificar novas formas de fazer melhor o que hoje já não apresenta os melhores resultados.

Como se preparar para as mudanças

Uma empresa nãopode, ou melhor, não deve simplesmente determinar que vai mudar. Ela precisa definir um alvo e detalhar os processos para atingi-lo. Além desta premissa básica, estruturar os envolvidos e oferecer segurança através de uma base estável é fundamental para que as mudanças tragam resultados positivos.

As mudanças são inevitáveis e as empresas precisam estar atentas a esta questão.

Não há um momento específico para que as mudanças aconteçam, é certo que o momento chegará, portanto, manter uma política flexível e uma estrutura estável, são itens fundamentais para estar pronto para absorver as mudanças e obter o melhor através disso.

Papéis do Gestor

As empresas dependem das pessoas para produzir seus bens e serviços, atender os clientes e competir no mercado. As pessoas dependem das organizações para atingir seus objetivos profissionais e pessoais. Para que esta ligação entre os objetivos da organização e das pessoas que fazem parte dela seja eficaz é necessário que haja um mediador. Esse mediador é o gestor. Seu principal papel é propiciar as condições necessárias para que os objetivos pessoais dos colaboradores se alinhem aos objetivos organizacionais, ou seja, gerir as pessoas de forma que estas consigam atingir suas metas pessoais sem deixar que as metas da organização sejam deixadas de lado ou deixem de ser o foco.

Nesse ponto é necessário que o gestor tenha habilidade suficiente para desenvolver as técnicas adequadas para realizar de forma satisfatória, tanto para a organização quanto para os colaboradores, essa ligação entre os objetivos de ambas as partes.

O principal papel do gestor é:

• Ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com