TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo do trabalho e da informação na sociedade

Por:   •  12/8/2017  •  Resenha  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Mundo do trabalho e da informação na sociedade

João Pedro Hahn Augusto

ROVER, Aires J. Mundo do trabalho na sociedade da informação. Texto: Mundo do Trabalho na Sociedade da Informação, São Paulo, p.1-5, 03 out. 2012.

No breve texto do professor Aires J. Rover, fala-se sobre o mundo do trabalho na sociedade da informação, onde ele trata com ênfase a questão do trabalho e apresentar também alguns conceitos relevantes para entender as novas relações de trabalho no século XXI. No qual, o autor dinamiza o texto em subtítulos dividindo e discutindo o mesmo em cinco pequenos temas que são: qual sociedade, novas relações de trabalho no século XXI, educação e habilidades para o trabalho, tele trabalho e por fim quais profissões. O trabalho não deve ser visto como um problema e sim como uma atividade importante, mas que de certa forma não roube todo nosso tempo livre, então para que ele não vire um castigo, criou-se, inovou-se e investiu-se em tecnologia para criar mecanismos que minimizassem esse problema.

        Como todos nós sabemos os dias atuais a sociedade está muito modernizada em todos os seguimentos, onde o saber e o verdadeiro capital e o mais importante. Já as relações pessoas dentro das empresas estão ficando mais estreitas, pois os indivíduos que lá trabalham devem produzir mais em menos tempo possível para que se atingir a lucratividade cada vez mais rápido, característica marcante do sistema capitalista em que vimemos hoje em dia. Então acabamos esquecendo o tempo livre, consequentemente acabamos não vivendo nossa vida pessoal. Não podemos deixar de falar que a sociedade que gera tudo isso de certa forma.

A educação e um dos fatores importantes para conseguirmos um emprego em uma corporação, pois as vagas de trabalho estão cada vez mais escassas, no qual, os indivíduos devem estar bem preparados e com vários requisitos para conquistar a tão desejada vaga, por isso eles devem apresenta: Lógica de raciocínio, Bom senso, Capacidade de apreender novos conhecimentos, Condições para ler e entender um manual de instruções em inglês, Habilidade para trabalhar em grupo, Bom entendimento do que lhe é comunicado, Capacidade de se comunicar, E que Saibam o ofício para o qual se está contratando. Já há alguns anos as exigências eram menores.

Entretanto  o tele trabalho vem crescendo muito nos últimos anos conforme dados apresentados no texto referentes da American Telecommuting Association, sediada nos EUA. O aumento dessa modalidade de trabalho deve-se principalmente por fatores tecnológicos e de infraestrutura das cidades em geral. A ideia deste tal tele trabalho e simples, mas ele e um pouco complicado de administra-lo de certa forma, pois o chefe não esta vendo o seu empregado, e consequentemente o cliente e fornecedor. De certa forma ele veio para deixar as empresas mais ágil, menos hierarquia e com mais flexibilidade.

        Já no final do texto em questão o autor nos trás as possíveis profissões que hoje conhecidas desaparecerão ou serão totalmente modificadas nos próximos 15 anos. Para se dizer que isso seria possível, apresentamos algumas praticas já usadas pelas empresas hoje em dia como a terceirização, a pressão do tempo e da competição, a Internet e a informática.

Bom, o texto realmente se torna útil para um publico em geral tanto acadêmicos (alunos e professores) e não acadêmico, onde ele de certa forma visa nos informar mais sobre o mundo do trabalho.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com