TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÍDIA E EDUCAÇÃO: AS NOVAS TECNOLOGIAS NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

MÍDIA E EDUCAÇÃO: AS NOVAS TECNOLOGIAS NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

A educação na cibercultura proporciona a superação do modelo da sala de aula tradicional por um novo modelo de aprendizagem, no qual as práticas educativas ultrapassam o ambiente da sala de aula e rompem as fronteiras do tempo e do espaço.

As mudanças ocorridas no final do século XX e início do século XXI constituem uma verdadeira revolução. Sociedade da informação, sociedade do conhecimento, sociedade da aprendizagem.

Dentre os novos meios tecnológicos, a internet é o mais revolucionário. A internet beneficia tanto aqueles que produzem as informações quanto aqueles que se utilizam dessas informações.

Rádio, 30 anos para chegar a 60 milhões de pessoas nos EUA. Televisão, resultados parecidos com os do rádio em 15 anos. Internet, 60 milhões em apenas 3 anos.

McLuhan, na década de 1960, atentava para as mudanças que qualquer meio pode provocar nas relações humanas.

Informação não é sinônimo de conhecimento.

A grande contribuição das novas tecnologias; propiciar o contato com a matéria-prima do conhecimento, a informação, de modo ágil e não oneroso; as novas tecnologias provocam mudanças em várias áreas, principalmente no campo da educação; por tempos, os centros acadêmicos foram os redutos da informação e da produção de conhecimento; neste século, assistimos a uma descentralização desse poder.

As informações são menos dependentes do professor, pois a tecnologia supre-nos o suficiente, restando ao mestre ajudar o aluno a interpretar os números dados, relacioná-los e contextualizá-los.

Aprender a conhecer, não se trata mais de repertórios de conhecimentos codificados, mas do domínio dos instrumentos do conhecimento. Aprender a fazer, não mais focar a aprendizagem do aluno para a execução de tarefas determinadas e repetitivas, mas prepara-lo para criar com visão crítica e autonomia. Aprender a viver juntos, ensinar ao aluno as semelhanças e interdependências do ser humano. Aprender a ser, possibilitar o desenvolvimento total do aluno, inteligência, sensibilidade, senso estético etc.

A sociedade do conhecimento exigirá que os professores e alunos desempenhem um novo papel. O aluno deverá buscar a matéria-prima para a produção de seu conhecimento, numa postura de pesquisa e critica constante, pois a própria aprendizagem na sociedade do conhecimento será assim.

As mudanças nas instituições e na educação irão provocar a necessidade constante de aprender por parte da população e a suprir isso de forma mais integrada, inter-relacionada, numa espécie de educação continuada. A escola será o local onde o aluno irá aprender a aprender.

O processo da informação mais usado é o lógico-sequencial, que diz respeito à construção do sentido das coisas, em sequência especial ou temporal.

A televisão tem linguagem atrativa e de fácil acesso e, por isso, tornou-se a principal fonte de informação da população.

As imagens transmitidas pela televisão podem encontrar em nós imagens básicas, centrais, simbólicas, arquetípicas, com as quais nos identificamos ou que se relacionam conosco de alguma forma.

Expectativa positiva que existe em relação à televisão, ao vídeo; para introduzir um assunto novo; como ilustração ou mesmo simulação; como televisão-espelho, pois ao passo que nos vemos na tela, conhecemo-nos melhor, descobrindo nossos méritos e nossas falhas etc.

Com a disseminação da televisão, ela carregou consigo três promessas ou funções básicas; entreter; informar; educar.

Quando se incluiu a função de educar entre as promessas que a televisão poderia cumprir, pensou-se na própria capacidade técnica do meio, mas o uso social a levou pela via do entretenimento.

O sujeito que se firmou frente à tela foi desde sempre apenas um espectador. Desse modo, a atividade de intervenção, tão necessária à educação, nunca pôde se efetuar de fato com a televisão.

Para que a internet tenha um papel importante na aprendizagem, é necessário; empenho dos poderes públicos; a criação de formatos e conteúdos elaborados exclusivamente para a internet.

A rede mundial de computadores já tem sido uma aliada da educação, tanto para o ensino presencial quanto para o ensino a distância, pois, sendo uma mídia com novidades constantes, a internet cativa o aluno e facilita o processo de ensino-aprendizagem, ajudando a desenvolver a flexibilidade mental, a capacidade de pesquisa, a ampliação das relações sociais e, sobretudo, a interação.

Ferramentas que propiciam a interação internet-educação; listas eletrônicas; fóruns de discussão; comunidades e dispositivos de pesquisa na rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com