TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇÕES BÁSICAS DE GERENCIAMENTO

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1] 

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA

NOÇÕES BÁSICAS DE GERÊNCIAMENTO

DE PROJETOS PARA INICIANTES NA ÁREA

JULIANA MACEDO SILOTTI

Caratinga - MG

2014

[pic 2]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA

NOÇÕES BÁSICAS DE GERÊNCIAMENTO

DE PROJETOS PARA INICIANTES NA ÁREA

JULIANA MACEDO SILOTTI

[pic 3]

Caratinga - MG

2014

NOÇÕES BÁSICAS DE GERÊNCIAMENTO

DE PROJETOS PARA INICIANTES NA ÁREA

Juliana M. Silotti[1]

RESUMO

Quando se fala em gerenciamento de projetos, a maioria das pessoas logo pensa em grandes obras executadas por multinacionais com milhares de empregados e filiais em vários continentes. Contudo, projetos são executados tanto por grandes quanto por pequenas empresas. Sendo assim, a finalidade deste estudo foi levar os conhecimentos, as teorias, as ideias e as práticas do curso de Gerenciamento de Projetos para iniciantes na área e para as micro empresas (empresas com reduzido capital de giro e número de funcionários), público este com dificuldades de adaptação no mercado.

O presente estudo objetivou verificar a importância do profissional que atua como gerente de projetos. Este trabalho foi realizado através de uma revisão bibliográfica e visa demonstrar as bases da área de gerenciamento de projetos. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que, o sucesso de um projeto, no século XXI, depende de muito planejamento prévio e do pleno entendimento das suas variáveis.

Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos, Fases do Gerenciamento de Projetos, Variáveis de um Projeto.

  1. INTRODUÇÃO

Projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultados únicos. [1]

Um projeto é temporário uma vez que tem início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos. É único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina e sim um conjunto específico de operações a fim de atingir um objetivo em particular. Sendo assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes setores da organização.

Como exemplos de produtos ou serviços pode-se citar o desenvolvimento de um software de computador, a construção de um edifício, a montagem de um veículo e até mesmo serviços financeiros.

Gestão de projetos, gerência de projetos, administração de projetos ou gerenciamento de projetos  é o ramo da administração aplicada de conhecimentoshabilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num determinado prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos humanos e técnicos. [2]

Gerente de projeto é o profissional responsável pelo desenvolvimento de um projeto, raramente participando das atividades diretas do projeto que produzem os resultados. Sua função específica é gerenciar o progresso do empreendimento e através das variáveis (qualidade, custo, tempo e escopo) verificar seus desvios. Sendo assim, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas ao máximo.

Um bom gerente de projeto tem que saber determinar e executar as necessidades do cliente, baseado nos seus próprios conhecimentos.  A habilidade de adaptar-se aos diversos procedimentos pode lhe proporcionar um melhor gerenciamento das variáveis e desta forma uma maior satisfação do cliente.

Na prática, um gerente de projeto bem sucedido deve poder imaginar o projeto inteiro do começo ao fim e assegurar que esta visão seja realizada.

  1. DESENVOLVIMENTO

Sendo o gerenciamento de projetos a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos, um projeto pode ser dividido em cinco fases. [3]

As Fases do Gerenciamento de Projeto

De acordo com o PMBOK (Guia PMBOK® - Project Management Body of Knowledge), o gerenciamento de projetos têm cinco fases (ou grupo de processos):

[pic 4]

Figura 1 - As Fases do Gerenciamento de Projetos

Fonte: (http://papoempresario.blogspot.com.br/2013/08/serie-especial-gerenciamento-de.html) [4]

1. Iniciação: Fase de identificação das necessidades, da viabilidade, dos orçamentos e dos cronogramas, da equipe que irá trabalhar e da proposta. É a fase em que se inicia oficialmente o projeto através do Termo de Abertura.

2. Planejamento: Fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo atividades, alocação de recursos envolvidos, análise de custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado, sem dificuldades e imprevistos. É nessa fase que os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos são desenvolvidos. [5]

3. Execução: Fase que materializa tudo aquilo que foi planejado até o momento. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante essa etapa. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase. [5]

4. Monitoramento e controle: Acontece paralelamente as fases de Planejamento e Execução. Tem como objetivo acompanhar e controlar o que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas, no menor espaço de tempo possível, após a detecção das anormalidades. Esta é uma parte fundamental do projeto que busca chegar o mais próximo do proposto inicialmente. É onde a qualidade é alcançada, com o monitoramento e o controle, a fim de não deixar os problemas acabarem com o projeto. [4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (78.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com