TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Na área de Recursos Humanos

Por:   •  16/3/2017  •  Resenha  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

RECURSOS HUMANOS

Na área de Recursos Humanos percebe-se que a empresa utiliza poucas ferramentas da área de gestão de pessoas, tendo como pontos fracos a sua parte de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, pesquisa de clima organizacional e planejamento estratégico.

PONTOS FORTES

Plano de cargos e salários

A empresa tem um plano de cargos e salários definidos e estão organizados conforme a importância relativa de cada cargo dentro da organização. Utilizam uma faixa salarial para cada classe de cargo. No momento a empresa trabalha somente com três classes de cargos que são: serralheiros, montadores e vendedores. Está ferramenta de gestão utilizada é um ponto forte da empresa, pois os cargos são definidos e remunerados conforme o grau de complexidade e responsabilidade.

Cultura organizacional

A empresa tem uma cultura organizacional, embora não descrito para os funcionários. A empresa preza e tem como característica a qualidade dos produtos e serviços. Os valores definem-se como o coração da cultura organizacional, e assim como a missão e a visão não estão descritas para os funcionários, entretanto a gerencia afirma que a empresa segue os valores de qualidade, honestidade e satisfação do cliente.

PONTOS FRACOS

Recrutamento e seleção

A Ferramenta recrutamento e seleção quando bem aplicada, utiliza testes e entrevistas definidas por profissionais capacitados onde seleciona colaboradores com o perfil da empresa, evitando uma seleção sem foco, onde diversos problemas podem surgir futuramente. A empresa não terceiriza essa seleção e não utiliza um profissional com experiência para tal função.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho quando bem utilizada neutraliza e evita eventuais problemas causados por insatisfação no trabalho e elimina colaboradores que não condizem com o perfil da empresa, assim como passa o feedback para os funcionários de seu desempenho, como devem melhorar ou manter-se no propósito que a empresa determina. A avaliação de desempenho é de suma importância, pois mede o interesse e a aptidão dos colaboradores servindo de dados e estatísticas para investimentos ou não na qualidade do ambiente de trabalho ou em treinamento. A empresa não utilizou com eficácia esse método e acabou tendo alguns prejuízos com alguns funcionários insatisfeitos em sua primeira fase como empresa.

Pesquisa de clima organizacional

Em sua primeira fase como empresa  tinha cerca de 27 colaboradores, todos foram desligados após a empresa passar por uma crise financeira. O clima organizacional segundo relatado do proprietário em dado momento passou a tornar-se péssimo. Atualmente como a empresa tem em torno de quatro funcionários o clima organizacional é mais fácil de ser mensurado. Um ponto importante a ressaltar é a importância de um profissional atuando nesta área em eventuais expansões devido à complexidade e a importância desta área para a atmosfera psicológica e dinâmica da organização.

Planejamento estratégico

A empresa não possui planejamento definido para a área de recursos humanos. O Planejamento Estratégico é um processo gerencial e não o ter definido em sua empresa resulta em diversos problemas futuramente. Um bom planejamento estratégico impulsiona a empresa no caminho correto e ajuda a detectar e antecipar as ameaças, facilitando assim o diagnóstico de oportunidades e melhorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com