TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natação esportiva

Por:   •  6/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  7.899 Palavras (32 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

Educação Física

A Ciência do Ensino da Natação

Anísio Vieira da Silva   RA: 1578137974 1ªA

Gabriel Gomes Olmo   RA: 1580117122 1ªA

Gelson Alves Doroteio   RA: 1581103352 1ªA

Jonhnatan Barros de Sousa RA : 1375243234 1ªA

Lucas de Queiroz Sá   RA : 9930001842 1ªA

Matheus Andre Almeida Nicioli   RA : 1596845201 1ªA

Thomaz Stevan Jatobá   RA : 1578995922 1ªA

Professor: Janaina

      Bauru 24/03/2015

Ambiente e Equipamentos de Ensino.

O ambiente

O numero de alunos na classe pode variar dependendo de fatores como: o nível de conhecimento de cada indivíduo e também da disponibilidade da parte física da piscina. O professor também pode utilizar equipamentos que poderão aumentar o numero de alunos iniciantes e não-nadadores. Agora se tratando de alunos nadadores o numero pode variar de 25 ou mais dentro da piscina, dependendo agora de equipamentos que possam segregar áreas destinadas a diferentes estilos do nado.

Outro fator importante é a freqüência das aulas, já foi comprovado que planos de ensino concentrados são mais eficazes de que aulas que ocorrem uma vez por semana por exemplo.

A piscina

Pode ser dividida em até 3 partes, sendo a parte rasa para os iniciantes, para que estes familiarizem-se com a água. Já para os alunos que estão nos estágios de propulsão, estes necessitam de profundidade para nadar, mas também precisam ter o apoio dos pés no fundo da piscina, e reservado aos nadadores em aperfeiçoamento destina-se a parte mais funda para que possam ser treinados os saltos, viradas e os diferentes estilos da natação.

A demarcação da piscina também serve para segurança das aulas, indicando aos iniciantes qual a parte rasa e segura da mesma.

Quando a piscina se encontra com toda sua extensão disponível, os nadadores podem utilizar a largura para a pratica do nado, observando a intensidade das marolas. Com o espaço limitado, revezamentos ou saídas sucessivas podem ser usadas na largura.

O revezamento é feito na largura da piscina, indo e voltando, tocando na borda para saída do parceiro que irá realizar a mesma ação. Já as saídas sucessivas são feitas apenas em um sentido, dividido em duplas os nadadores cruzam a piscina em  uma só direção, e o segundo nadador só pode realizar o mergulho assim que o primeiro nadador tiver passado do meio da piscina.

Na realização dos mergulhos devem ser observadas, a profundidade mínima para quesito de segurança, se a piscina não conta com uma profundidade adequada, as entradas devem ser modificadas pelo professor.

Equipamentos de Ensino

Materiais Visuais

Um quadro negro pode ser utilizado para auxiliar na explicação do professor, contendo ilustrações das técnicas de nado, salvamentos, e/ou manobras de sobrevivência. Também pode conter informações específicas como tarefas a serem seguidas na aula para alunos que já são nadadores, fazendo assim com que o professor disponha de maior atenção para os alunos iniciantes. Materiais como filmes e slides também podem ser utilizados, estes muito bem elaborados podem ser para jovens nadadores bastante explicativos e didáticos.

Itens de Segurança e Salvamento

Raias curtas podem ser utilizadas para o resgate de um nadador que esteja com dificuldades de chegar até a borda, lançando-a com habilidade perto do aluno em questão, de modo que este possa se agarrar a mesma e ser puxado até a borda da piscina em segurança. Este trabalho também pode ser realizado por meio das varas, no caso as varas curtas sendo seguradas pelo professor em frente ao aluno enquanto este desenvolve o nado, trazendo-lhe a sensação de segurança

Auxílios Artificiais.

Durante muitos anos a questão de se utilizar ou não, materiais auxiliares durante o ensino da natação é discutida, registros históricos indicam que nossos ancestrais já se utilizavam de meios artificiais para realizar o nado.

Veremos agora quais são as vantagens e desvantagens deste uso:

Vantagens gerais:

A principal vantagem é trazer ao aluno iniciante a condição de não afundar, trazendo sua atenção exclusivamente para o aprendizado da natação.

Desvantagens gerais:

A falha de um material auxiliar pode vir a causar um acidente. Estes materiais podem também restringir a amplitude de movimentos do aluno. E por fim, a utilização dos mesmos sem um devido controle pode fazer com que o aluno tenha dificuldade de desvencilhar-se do uso de equipamentos de flutuação.

Existem muitos tipos de materiais auxiliadores artificiais. Cabe ao professor saber a hora certa de utilizá-los e principalmente de  retirá-los. É importante não confundir flutuadores e pranchas como um auxiliador artificial, pois estes dois são realmente importantes no ensino das progressões.

                                                                 

                                                                                         Lucas de Queiroz Sá.

Técnicas de Ensino

Primeiramente antes de tudo a Segurança tem que ser o fator predominante nas atividades que serão realizadas : Natação , Saltos . O objetivo do professor é realizar e desenvolver uma técnica de ensino segura e boa para os alunos. E sempre tendo uma boa relação professor e aluno as vezes é difícil , mas sempre vale a pena tentar uma vez mais e sempre firme em suas decisões e não podendo ser muito exigente , por que isso pode iniciar uma desavença nos alunos mais velhos , e nunca desprezar sua classe , seus alunos sempre observe-os com bom humor durante as aulas e sempre passando para os alunos que nadar é divertido , e que seja assim todo o tempo . Com jovens nadadores , o professor tem que ter uma relação sempre elogiando dando forças , encorajando , e repreendendo gentilmente , brincando e a cada obstáculo que o aluno conseguir superar os parabéns por que assim vai formar uma amizade amigável entre aluno e professor e assim fazendo que eles queiram voltar novamente ,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (218.9 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com