TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Proposiçoes sobre Liderança Liderança nas organizações

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  1.395 Visualizações

Página 1 de 3

Novas Propsiçes sobre Liderança

Liderança nas organizações

O papel de um lider em uma organização e e de grande nimportacia uma vez que e ele que influenciar pessoas a aderirem a suas causas e as motivarem a alcançar os objetivos propostos de uma organização.

Segundo o especialista em liderança James MacGregor Burns a liderança ´pode nse dar de duas maneiras diferentes,são elas:

Liderança transacional: é aquela baseada na autoridade, recompensa e troca. É a liderança que leva o funcionário a fazer o que precisa ser feito. Este tipo de liderança precisa estar presente nas organizações, porque é a base do fazer acontecer e está alicerçada nos controles. Precisa existir em todos os estágios do ciclo de vida das organizações.

Liderança transformacional: é um estilo de liderança que o líder colabora com os liderados para identificar a mudança necessária, criando uma visão para orientar a mudança através da Inspiração para o bem da organização, causando um efeito excepcional diante de seus liderados e se preocupando com o desenvolvimento mudando a maneira de pensar, buscando sempre a melhoria. Essa troca envolve o sentido mútuo com seus seguidores, traçando objetivos e discussões sobre os diversos assuntos abordados. O líder enfatiza um senso de missão em busca dos ideais, influenciando sempre com ética e moral estimulando os esforços para serem criativos e inovadores com estímulos questionadores e críticos. Os liderados são solicitados a participar de um processo de identificação de problemas tendo eles uma nova forma de solução, ângulos diferentes de solução dos problemas.

Estislo de liderança

Para Rensis Likert os estilos de liderança deviden se quatro tipos diferentes,todos eles são defenidos grau de uso de autoridade pelo líder,são eles:

Autoritário-Coercitivo

É um sistema administrativo autocrático e forte, centralizador, coercitivo, arbitrário e quecontrola rigidamente tudo o que ocorre dentro da empresa. É um sistema duro e fechado.

Autoritário-Benevolente

É um sistema autoritário, porém menos duro e fechado que o autoritario . É uma variação dosistema um, mais condescendente e menos rígido.

Consultivo

Tende mais para o sistema participativo, do que o autoritário. Representa um relativoabrandamento da arbitrariedade organizacional.

Participativo

É um sistema administrativo francamente democrático e participativo. É o maisaberto de todos ossistemas. Suas principais características são:

Processo Decisorial: A cúpula empresarial define as políticas e diretrizes, deixandoas decisões e ações a cargo dos diversos níveis hierárquicos mais baixos daorganização. O consenso entre as pessoas passa a ser o conceito mais importantedentro do processo decisorial. Apenas nas ocasiões de emergência é que osescalões mais altos, assumem decisivamente o processo deciosorial.

Sistema de Comunicação:a comunicação funciona em todos os sentidos ( vertical,horizontal e lateral). A empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com