TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas abordagens para a definição de liderança

Abstract: Novas abordagens para a definição de liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Abstract  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 5

LIDERANÇA

Caio Henrique Stolf,Deumara Pieritz,Eliezer Belli e Valdir Mengarda Junior.

Profa. Daniele Curto Martins

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração e Marketing - MKT 11

06/06/2013

INTRODUÇÃO

Durante algum tempo atrás se acreditou que os indivíduos já nasciam líderes mas com o passar dos anos, suas fortes características inatas acabavam por aparecer, hoje podemos dizer que qualquer pessoa pode se tornar líder mudando a maneira de ser. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou mais liderados, essa capacidade se relaciona com a persuasão e influência que por sua vez está intimamente ligada com a capacidade de construir bons relacionamentos.

Liderança é uma função ou papel que as pessoas desempenham quando são responsáveis por um grupo, ou seja, a mesma se trata de um fenômeno grupal. É de verificar-se que a liderança é necessária em todos os tipos de

organizações humanas.E para o bem de qualquer empresa seja ela grande ou pequena.

Desenvolvimento

Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à obtenção de determinados objetivo específicos. As funções de liderança incluem, portanto, todas as atividades de influenciação de pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas.

Um aspecto importante neste conceito é a palavra influência em lugar de imposição. De fato, é possível impor determinadas ações a um subordinado quando se tem poder para tal. Contudo, é impossível impor a motivação com que cada um leva à prática essa mesma ação. É esta motivação que a liderança procura melhorar. Para um líder não é suficiente atingir os objetivo da organização; é necessário que as ações desenvolvidas pelos subordinados sejam executadas por sua livre vontade.

Abordagem Tradicional

Abordagens de traços

Ela focaliza os líderes individualmente e tenta determinar as características pessoas compartilhadas pelos grandes líderes.

Características:

Empenho – Refere-se a um conjunto de características que refletem um alto nível de espaço. O empenho inclui alta necessidade de realização, esforço constante no sentido de melhorar, ambição, alto nível de energia, tenacidade (persistência em face de obstáculos) e iniciativa.

Motivação de Liderança – Grandes líderes não querem somente empenho, eles querem liderar, têm alta necessidade de poder, preferindo as posições de líderes às de seguidores. Necessidade de poder e levam as pessoas a tentar influenciar outras e a mantêm interessada e satisfeita no processo de liderança.

Integridade – Correspondência entre ações e palavras. Honestidade e Credibilidade são especialmente importantes para os líderes, porque esses traços inspiram a confiança dos outros.

Autoconfiança – Permitem que o líder supere obstáculos, tome decisões, apesar das incertezas e inspire confiança nos outros.

Conhecimento do negócio – Líderes eficazes têm alto nível de conhecimento sobre seus setores, empresas e questões técnicas. Também tem inteligência para interpretar amplas quantidades de informação.

Capacidade de perceber as necessidades e metas dos outros e de ajustar a própria abordagem de liderança de acordo com elas, ou seja, líderes eficazes não se baseiam em um estilo de liderança, eles são capazes de usar estilos diferentes de acordo com a situação.

Novas Abordagens

A modernidade que vem chegando cada vez mais rápido, com a informatização, está modificando de maneira veloz a Era Industrial. Não tem como fazer comparações do passado, pois tudo está muito evoluído. Conforme dizia Joseph Schumpeter: “A economia saudável é aquela que rompe o equilíbrio por meio da inovação tecnológica”.

Pode se entender que podemos inovar, desfazendo de coisas e experiências anteriores e adquirindo novas informações para poder executar funções com o mesmo resultado e de maneira diferente, mais rápida e eficiente, contando sempre com a colaboração da informática.

Tudo na vida tem seu tempo e sua fase, e na economia não é diferente, antigamente foi definido de forma diferente, e de tempos em tempos ela está inovando, evoluindo, sempre iniciando um novo período.

Contudo, todas as informações contidas no passado, servem para que seja possível extrair as experiências, para servir de base para que seja criado algo novo. Isso é algo que o administrador tem que focar, para que ele possa fazer com que tudo gere bons resultados, mesmo que sejam necessárias algumas mudanças nos tantos setores de uma organização e ele tem que ter a sensibilidade de saber onde deve mudar para não cometer erros graves e irreversívos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com