TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Níveis de Serviços Logísticos

Por:   •  29/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.499 Palavras (10 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOIA DE CARAPICUÍBA

Curso Superior de Tecnologia em Logística

Níveis de serviços logísticos: Um estudo dos conceitos

CARAPICUÍBA – SP

2019

RESUMO - O Projeto Interdisciplinar III tem como objetivo apresentar um artigo de revisão bibliográfica referente a Níveis de Serviços Logísticos, esse tema é muito importante para a logística, pois é ele o responsável por garantir a satisfação e qualidades do maior bem das empresas, os seus clientes.

Palavras-chave: logística, qualidade, satisfação.

ABSTRACT  - The Interdisciplinary Project III aims to present a review article on Levels of Logistics Services, this theme is very important for logistics, because it is responsible for ensuring the satisfaction and qualities of the greatest good of companies,their customers.
Keywords: logistics, quality, satisfaction.


  1. INTRODUÇÃO

Logística é um termo normalmente associado a atividades como distribuição física, suprimento ou administração de materiais e transporte. Pode-se definir logística como sendo a junção de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Para que estas atividades funcionem é necessário um planejamento logístico, bem como a interação de processos (BALLOU, 2009). A logística tem por objetivo tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados, de modo que os clientes recebam um produto com qualidade a um baixo custo. Desta forma a logística envolve a integração de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagem. O que faz com que o trabalho logístico se torne ainda mais estimulante é a ampla variedade de tarefas que todas essas áreas oferecem e, quando combinadas, tornam o gerenciamento integrado da logística uma profissão desafiante e compensadora (NOVAES, 2007).

A logística em tempos passados foi aplicada de forma fragmentada, com objetivo de melhorar o desempenho individual de alguns processos básicos de uma organização (comprar, produzir, gerenciar estoques, transportes e distribuição), na maioria das ocasiões de forma isolada, ou seja, sem uma abordagem sistêmica, com foco era funcional e executada por outros departamentos especializados isolados. Porém é nítido o quanto essa visão sobre a logística tem mudado. Diversos fatores evidenciaram o quanto é necessário que as atividades funcionais fossem executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se um bom desempenho na organização. O avanço tecnológico e a adoção de um gerenciamento orientado para processos facilitaram essa mudança. Isto ocorreu com objetivo de melhorar o nível de serviço logístico das empresas que se preocupam em atender as perspectivas e exigências dos clientes nesse mercado tão competitivo e exigente que vivemos. O intuito da pesquisa é identificar a importância de realizar um nível de serviço logístico eficiente a qual trace resultados para a corporação e atenda o consumidor final com a maior qualidade e menor custo, de forma que seja superior ou igual aos concorrentes.

Entendeu-se que o processo logístico não começa e nem termina nos limites da própria empresa. Na verdade, o início se dá na correta escolha e no estabelecimento de parcerias com fornecedores, exigindo ademais que o canal de distribuição esteja apto a atender plenamente às necessidades e expectativas do cliente final, e sem o utilizo da tecnologia em sistêmicas e maquinários não é possível obter um bom controle e execução desses processos e consequentemente tendo um péssimo nível de serviço logístico.

  1. METODOLOGIA

Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica, realizado um levantamento e estudo de artigos, livros e sites com fontes confiáveis, para que fosse possível uma análise do que já foi produzido e relacionado ao tema abordado. Empregou-se as palavras chaves Logística, qualidade e satisfação. Realizou-se uma leitura dos artigos selecionados e as informações que se demonstraram de acordo com o objetivo, onde foram interpretadas e utilizadas.

A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho foi resultada como  método de abordagem da pesquisa .

Os métodos de abordagem segundo Lakatos e Marconi (2009) podem ser dos tipos indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético e outros associados às ciências sociais. Para os autores, o método é definido pelo conjunto de ações sistemáticas e racionais que, de maneira segura e econômica, proporciona atingir o objetivo da pesquisa, traçando a linha a ser seguida e detectando as falhas para guiar as decisões dos pesquisadores.

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

Para a melhor compreensão possível sobre o tema Níveis de serviços Logísticos e para auxiliar na construção e desenvolvimento do artigo de revisão bibliográfica, serão apresentados conceitos e literaturas inerentes ao assunto abordado.

  1. LOGÍSTICA         

  1. Definição de logística

Logística é o sistema de planejamento, implementação e controle, eficiente e
eficaz, do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas,
desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as
exigências do cliente. (BALLOU, 1993).

  1. Origem da logística

A logística é uma das atividades econômicas mais antigas da humanidade e
com os conceitos mais modernos. Desde que as primeiras civilizações começaram a
efetuar trocas comerciais, sentiu a necessidade de estocar, armazenar e transportar.

Seu desenvolvimento está relacionado as práticas militares, pois as batalhas
eram muito longas e distantes, podiam durar dias, meses e até anos e para transportar as tropas, armamentos, carros de guerra e mantimentos era necessário a aplicação de um bom planejamento, organização, controle e execução de tarefas logísticas.

Essas aplicações também foram usadas para definir as rotas que seriam utilizadas,
levando em conta os pontos de distribuição e armazenagem dos equipamentos,
socorro médico e abastecimento de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com