TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ADMINISTRADOR E SEUS DESENVOLVIMENTOS

Projeto de pesquisa: O ADMINISTRADOR E SEUS DESENVOLVIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.040 Palavras (13 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

A EVOLUCÃO DA ADMINISTRAÇÃO

O ADMINISTRADOR E SEUS DESENVOLVIMENTOS

Linhares

2011

A EVOLUCÃO DA ADMINISTRAÇÃO

O ADMINISTRADOR E SEUS DESENVOLVIMENTOS

Trabalho apresentado ao Curso (Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas Teoria da AdministraçãoI, Comunicação e Linguagem,Sociologia e Filosofia.

Prof.Roberta Mendonça.

Linhares

2011

Sumário

1 INTRODUÇÃO..............................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................06

2.1 Evolução da Teoria da Administração.............................................................06

2.2 Teorias do Trabalho.........................................................................................06

2.3 Concepção do Homem na Idade Moderna......................................................07

2.4 Níveis de Linguagem.......................................................................................08

2.5 Entrevista.........................................................................................................09

3 CONCLUSÃO................................................................................12

4 REFERÊNCIAS............................................................................. 13

INTRODUÇÃO

Administrar tem sido objeto de grandes estudos e que atualmente devem ser adaptadas diante da dificuldade de conceituar algo tão mutável, as bases teóricas são fundamentais para alcançar uma definição do que é fazer uma administração próxima a perfeição. Diante disso, foram analisadas desde os primórdios até hoje os conceitos administrativos com a finalidade de retratar como foi e como são as diretrizes para a administração com o auxílio de um comparativo balanceando quais estudos são fundamentais e como são vistos pelos trabalhadores e gestores das administrações empresariais contemporâneas.

DESENVOLVIMENTO

Diante do processo de evolução da teoria da administração diferentes habilidades foram exercidas pelo administrador devido à necessidade de serem alteradas muitas vezes de acordo com o cargo ocupado, por exemplo, a habilidade humana pode ser alterada de acordo com o tipo de pessoas com quem o administrador lida, dependendo do comportamento do grupo liderado pelo administrador fica difícil por em prática a motivação e principalmente a comunicação. A seguir os conceitos acerca das habilidades existentes:

Habilidades técnicas estão relacionadas com a realização do trabalho, com o conhecimento que o administrador tem acerca do desenvolvimento das suas atividades. Este tipo de habilidade é mais utilizado no nível operacional.

Habilidades humanas se relacionam com comportamento das pessoas, é uma habilidade que exige capacidade de comunicação, liderança e motivação. É necessário em qualquer nível organizacional, porém é muito importante nos cargos de liderança.

Habilidades conceituais consistem na capacidade de compreender a complexidade da organização com o todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. A habilidade conceitual permite com que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.

Cada teoria da administração visa o indivíduo como um ser capaz e para isso muitas delas disponibilizam meios que facilitam o desenvolvimento do trabalho humano. Concedendo conceitos e princípios para cada tipo de atividade. No entanto, é claro que a teoria predominante de cada indivíduo determina o seu comportamento e sua prática gerencial.

Com a chegada da Revolução Industrial aliada a Sociologia que juntas traçam teorias que tentam explicar a nova realidade de um mundo em que há novas forças e classes sociais. Destacam-se os clássicos Emile Durkhiem, Max Weber e Karl Max que conceituam o de trabalho e a visão de sociedade capitalista dentre outras vertentes inerentes a época.

Para Durkhiem, é por meio da divisão social do trabalho - coletiva - forma mais acabada de consciência, já que para ele: “o trabalho só se divide espontaneamente se a sociedade está constituída de tal maneira que as desigualdades sociais expressam exatamente as desigualdades naturais”. Julga injustas as acusações de que a divisão do trabalho reduziu o trabalhador a uma máquina que repete rotineiramente os mesmos movimentos e que não relaciona as operações que lhe são exigidas a nenhum fim, isso porque, para ele a divisão social do trabalho introduz também uma nova solidariedade, a orgânica, em substituição a primitiva mecânica.

Nessa ótica, procurou desenvolver o conceito de uma psique social: “agimos em conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com