TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AGREGANDO VALOR POR MEIO DA GESTÃO DE COMPRAS: UMA ANÁLISE DAS MICROEMPRESAS DO SETOR DE VESTUÁRIO

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

AGREGANDO VALOR POR MEIO DA GESTÃO DE COMPRAS: UMA ANÁLISE DAS MICROEMPRESAS DO SETOR DE VESTUÁRIO

É de suma importância que a cadeia logística de uma empresa funcione de forma ágil, rápida e satisfatória, nesse caso, especialmente para microempresas do setor de vestuário, visto a sua importância para a economia do país. Durante todo o processo desde o início da produção até o consumidor final, a gestão de compras deve ser eficiente estocando o necessário e racionalizando o processo produtivo. Assim, o objetivo geral deste artigo é investigar de que forma as microempresas do setor vestuário agregam valor por meio da gestão de compras, mapeando perfis de microempresários do setor e os mecanismos usados por eles no processo de compras.  

A gestão de compras é uma atividade fundamental dentro da gestão da cadeia de suprimentos e, consequentemente, para o sucesso da empresa, por isso deve ser tratada como uma questão estratégica dentro das organizações e não como uma simples atividade de compra e monitoramento. A cadeia de suprimentos tem o objetivo de atingir a satisfação total do cliente final, com a união de todas as atividades funcionais (controle de estoque, transporte, produção, etc.) que se repetem muitas vezes no processo onde matéria prima se torna produtos acabados.  A função principal do departamento de compras é adquirir materiais na proporção certa e impulsionar a empresa a gerir eficientemente seus recursos durante todo o processo, além de estar sempre alinhada aos objetivos estratégicos como garantir o fluxo contínuo de materiais, serviços e informações que atendam a necessidade da empresa; adquirir materiais de forma econômica, compatíveis com a qualidade requerida e sua finalidade; considerar as limitações financeiras da empresa e a capacidade de armazenamento; pesquisar o mercado fornecedor em busca de novas e alternativas fontes de fornecimento, bem como novos produtos, tecnologias e serviços; manter as relações com fornecedores em nível de cooperação e respeito; obter máxima integração e cooperação das outras áreas da empresa. Devido a sua importância para a competitividade da empresa, a escolha do fornecedor é fundamental. O fornecedor adequado deverá garantir que todo processo de compras obtenha máxima eficiência, adotando estratégias voltadas para formação de parcerias de longo prazo, cooperação e troca de informações e integração.    

Com base nisso, para uma melhor obtenção dos resultados foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, através de entrevistas semiestruturadas feitas com gestores de microempresas. Antes foi realizado um estudo preliminar das microempresas do setor de vestuário da cidade de Júlio de Castilho no Rio Grande do Sul, onde apresenta considerável representatividade para o comércio da cidade, segundo a Associação de Comércio e Indústria local (ACCIJUC), tem aproximadamente 70 lojas.  Com o estudo preliminar, foram selecionadas cinco microempresas que aceitaram participar das pesquisas identificadas como empresas E1, E2, E3, E4 e E5. Foi utilizada ainda tipo de amostra não probabilística por conveniência. A entrevista foi aplicada aos proprietários das microempresas selecionadas e identificou como ocorre a gestão de compras em cada um de seus empreendimentos. Buscou-se analisar também o processo de compra e a gestão do estoque no varejo de vestuário, identificando os fatores na hora de selecionar os fornecedores e as dificuldades na gestão de compras e de estoque. Foi realizada em duas etapas: na primeira etapa, foram analisados alguns aspectos como: concorrência; abastecimento e relacionamento com os fornecedores; processo de escolha da marca e modelos para o setor; seleção e contato com fornecedores; prazos e formas de compras das mercadorias; as estratégias de compras utilizadas pelos lojistas e as fragilidades e dificuldades na gestão de compras; e na segunda foi colocado em paralelo o estudo na gestão de compras das empresas entrevistadas e foram identificadas as palavras mais citadas pelos entrevistados através do software NVIVO versão 11. Após as entrevista iniciou-se a análise dos resultados obtidos.

O primeiro aspecto observado foi a concorrência. Observou-se que as empresas possuem os mesmos concorrentes no município e na região, considerando lojas físicas e virtuais. Os entrevistados reconhecem a ampla concorrência e a tratam com devida importância a fim de comparar preços e produtos auxiliando na tomada de decisão. Em seguida, analisou-se a questão do abastecimento e relacionamento com os fornecedores. Das cinco empresas entrevistadas, três delas tem como o responsável pela gestão de compras o proprietário. De acordo com um dos autores as compras quando realizadas pelo próprio proprietário são executadas com maior eficiência, gerando um maior planejamento, abastecimento dos processos com pontualidade e melhores negociações financeiras. Seguindo com as análises, o próximo aspecto foi o processo de escolha da marca e modelos para o setor. Os entrevistados afirmam fazer pesquisa de mercado tanto para conhecer melhor as marcas que pretendem trabalhar, quanto para saber o que está sendo vendido atualmente. Além disso, procuram escolher marcas conhecidas e consideram muito os pedidos de seus clientes. Isso, permite que a empresa esteja sempre alinhada com as expectativas de seus clientes e obtenha sucesso em suas vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com