TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

1.INTRODUÇÃO

Com base nas aulas de Estruturas Organizacionais, foi realizada uma pesquisa sobre os métodos de administração da empresa, focando principalmente na forma da estrutura. Trata-se de uma empresa multinacional especializada em ferramentas abrasivas.

Por meio deste, trataremos as características da organização, abordando também variáveis externas que são de suma importância, como por exemplo, os concorrentes e fornecedores, tendo então uma visão mais ampla e específica da empresa, entendendo sua forma de trabalho, gerenciamento, hierarquias, supervisão, segmentos e outros pontos.

Adquirimos dados para analisarmos sobre a forma de administração da empresa através de pesquisa no site oficial e questionamentos aos responsáveis de cada departamento. Coletamos dados indispensáveis e observamos seu conceito, política e formas de administrar.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA PESQUISADA

Podemos observar que a estrutura da empresa, é compatível à lincar. Sendo assim, tem forma piramidal e as decisões são tomadas pelos supervisores.

2 ORGANOGRAMA CRIADO COMO FORMA REPRESENTATIVA

No organograma da empresa, pode-se analisar a estrutura aguda

(Vertical), que possui muitos administradores e um pequeno número de subordinados.

(organograma da organização)

3 ORGANIZAÇÃO EM CINCO PARTES

Na empresa, podemos constatar a departamentalização mista. Nas gerências do comercial, temos predominantemente a departamentalização por produtos e por funções. Na gerência da controladoria, prevalece a departamentalização por funções.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em virtudes dos fatos mencionados, o presente trabalho evidencia estudos observados nas aulas de estruturas organizacionais, onde concebemos análises para aproximarmos as práticas de gestão e características organizacionais da empresa. Através de dados coletados no site da empresa e pesquisas realizadas no local com responsáveis dos departamentos, podemos investigar e adquirir conhecimentos sobre a forma que a organização trabalha.

Na empresa pode ser observada a Departamentalização Mista, que é a mais frequente nas organizações, pois cada parte da empresa deve ter a estrutura que mais se adapte a sua realidade organizacional.

O Tipo de Organização da empresa estudada é a Organização Linear. Este modo de organização se adaptou à empresa pois é encontrado um time enxuto que contém na sua pluralidade administradores e estes se dirigem imediatamente a gerência das ditas áreas. Desta forma a estrutura encontrada é a Estrutura Aguda, que conta com muitos administradores e um pequeno número de subordinados, consequentemente isso impacta em muitos níveis de hierarquia e uma pequena amplitude

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com