TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATLETISMO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A ESCOLA

Por:   •  5/2/2019  •  Monografia  •  6.254 Palavras (26 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

LUCAS NATAN SILVA

O ATLETISMO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A ESCOLA

SÃO PAULO – SP

2018

LUCAS NATAN SILVA

Projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso a ser apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciatura no curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho.

ORIENTADOR: Prof. Ms. Marcelo Martins Kalytczak

SÃO PAULO – SP

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................9

2 ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ATLETISMO.........................................11

2.1 ATLETISMO NORTEADO PELOS PRINCÍPIOS LEGAIS E PEDAGÓGICOS...............................14

2.2 BENEFÍCIOS DO ATLETISMO EM PROL DA APRENDIZAGEM.......................17

3 METODOLOGIA .....................................................................................................21

4 ANÁLISE DE DISCUSSÃO DOS DADOS...............................................................22

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................23

REFERÊNCIAS..........................................................................................................25


1 INTRODUÇÃO

O esporte sempre despertou seu fascínio perante a humanidade, seja pela sua imprevisibilidade, competitividade, talentos, esforços, vitórias e derrotas até os conceitos mais comuns que envolvem: preparação, dedicação, atividade física praticada com finalidade recreativa, educativa, sociocultural, profissional ou como meio de melhorar a saúde.

Este artigo, tem a oportunidade nobre de abordar o Atletismo, esporte mais antigo entre a humanidade, como estudo de cunho pedagógico, a ser melhor aproveitado nas aulas de Educação Física. Ciente de que o Atletismo tem uma história ímpar, que reporta desde o seu nascimento, ocorrido na Grécia, (inclusive com o primeiro registro de uma competição de atletismo, durante as Olimpíadas realizadas em 776 a.C.), e que de lá para cá, passou por enormes transformações, até chegar às modalidades, que conhecemos hoje.

Como este trabalho, busca focar o âmbito pedagógico inerente ao esporte em questão, foi necessário estudar, planejar até chegar ao tema proposto, o qual é: O Atletismo como ferramenta pedagógica para a Escola. Após entender, a amplitude da temática, coube a delimitação do tema, que visa os aspectos centrais, referentes aos possíveis benefícios pedagógicos, atribuídos a prática do atletismo na Escola.

Após apresentado o tema e seu recorte, o trabalho foca na solução do seguinte problema: Como aproveitar o Atletismo, no âmbito pedagógico, para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem nas aulas de Educação Física?

Como forma de refutar essa indagação, tem-se como hipótese, mensurar que: É notório que as práticas dos exercícios físicos são positivas em termos corporais e mentais. Por isso, deduz que o atletismo pode propiciar, mecanismos pedagógicos, que fortaleçam o processo da aprendizagem nos alunos.

Sequencialmente, o estudo aponta como objetivo geral: compreender as possíveis vertentes da ação pedagógica, expressa nas inúmeras modalidades do atletismo. De conformidade com os objetivos específicos: Compreender a origem e evolução do atletismo e sua aplicabilidade pedagógica nas aulas de educação física; nortear as aulas de atletismo, através dos princípios legais e pedagógicos que priorizem a: estética da Sensibilidade, da Igualdade, da Ética e da Identidade; Identificar quais benefícios pedagógicos, podem ser atribuídos à prática do atletismo utilizada nas aulas de Educação Física.

Dessa forma, esse artigo tem por justificativa, subsidiar a relação da prática do atletismo com as nuances pedagógicas que podem ser exploradas através deste. Isso se faz necessário, quando se leva em conta o cenário educacional, permeado por alunos, de várias faixas etárias, muitos com ímpetos físicos, outros sedentários, obesos, desestimulados, individualistas, hiperativos ou não, etc. Toda essa heterogeneidade, pode ser explorada nas aulas de Educação Física, a partir, de um entendimento teórico-metodológico, inerente as facetas oriundas das modalidades do Atletismo.

Com a finalidade de ser relevante, o tema deste artigo, foi concebido de forma sistemática e científica, uma vez que, o presente estudo fundamenta-se por meio de artigos cientificos, sob os rigores da pesquisa bibliográfica, tendo como instrumentos para a coleta de dados a revisão de literaturas onde foram selecionadas citações de autores renomados e afincos ao tema, dentre os quais, se destacam: Arida (2017), Citadella (2013), Luckesi (2007), Redkva e Freitas Jr. (2010) e Vieira (2007). Além destes, foram consultados os parâmetros legais, expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996)  e no volume 1 das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). Essa conjuntura textual, pautada no mundo acadêmico, permite aos docentes de Educação Física, uma série de ângulos visionários com fins pedagógicos contidos na teoria e prática do atletismo.

Por fim, a organização do trabalho está dividido em tópicos, com sub-divisão, que propicia elencar e fundamentar as afirmações e indagações contidas no problema de pesquisa, na hipótese levantada, e nos respectivos objetivos: geral e específicos. Todos estes, contemplados no discorrer do desenvolvimento teórico e com embasamento dos autores supracitados.

Vale destacar a fidedignidade das fontes, como também a elaboração e construção, do mesmo, pautada nos rigores científicos vigentes. Com tudo isso, este artigo, não tem a presunção de esgotar total conteúdo, cabendo a flexibilidade do tema, incorporando, a esse, futuras colocações científicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (250.3 Kb)   docx (237.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com