TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de Atletismo nas Escolas

Por:   •  19/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Licenciatura Em Educação Física

Disciplina:

Projeto Práticas Pedagógicas dos Esportes

Tutor:

Maria Cecília Lieth Machado Bonacelli

RA:

Aluno(a):

Turma:

Unidade:

Questionário sobre o atletismo nas escolas

  1. Qual a importância do atletismo escolar para os alunos?

R: Além de tornar os alunos aptos para realizarem um tipo específico de atividade esporte ou mais de uma, é importante para os alunos, pois o ensino do atletismo na escola torna-os confiantes, capazes de se desenvolverem em vários outros aspectos.

  1. Quais metodologias podem ser usadas para potencializar o ensino do atletismo nas escolas?

R: através do lúdico, jogos e brincadeiras podemos atingir a objetivo do ensino do atletismo

  1. Quais dificuldades podem ser encontradas na inclusão do atletismo no âmbito escolar?

     R: Apesar dessa modalidade ter diversas possibilidades e não precisar de muito para que seja ensinado, a maior dificuldade que nós professores encontramos em algumas escolas publicas são a falta de espaço e alguns materiais. Em se tratando de materiais, alguns deles, nós compramos para não deixar de ensinar aos alunos quando há oportunidade. Outra dificuldade é despertar o interesse dos alunos, principalmente os jovens que já tem modalidades prefixadas em sua formação como “apenas” o futebol por exemplo.

  1. Qual a importância do professor nesse processo de ensino-aprendizagem escola e atletismo?

R: O professor é muito importante para o desenvolvimento com consistência de seus alunos, em se tratando do atletismo, o professor é responsável de mostrar ao aluno na teoria e na pratica o processo histórico e realidade atual e desenvolvimento das técnicas esportivas.

  1. De qual forma o professor pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos, de forma que envolva meio ambiente, cultura e lazer?

R: Uma idéia legal é a gincana, que podemos explorar todas essas questões de forma prazerosa para os alunos.

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Disciplina: Práticas pedagógicas do esporte

Professora: Maria Cecilia Leith Machado Bonacelli

Relatório:

Limites e Possibilidades Para o Ensino do Atletismo na Escola

  Este relatório tem o objetivo de identificar os aspectos limitadores e potencializadores do ensino de atletismo nas aulas de educação física escolar. Para isso a metodologia utilizada foi a aplicação de questionário em uma entrevista realizada online com o professor de Educação Física escolar Thiago Santa Barbara.

  Considerando as reflexões propostas pelo texto do livro Os esportes individuais na Educação Física Escolar: o atletismo e algumas possibilidades de ensino (p.85-108), de autoria de Clóvis Marcelo Sedorko, publicado no livro Educação Física Escolar: saberes, práticas pedagógicas e formação, organizado por Silvia Cristina Madrid Finck, pode-se observar a importância do ensino do atletismo no âmbito escolar bem como os motivos pelos quais induzem o ensino desta modalidade esportiva a ser tão pouco explanada nas aulas de Educação Física Escolar.

  Destacam-se alguns obstáculos como justificativa para a falta da abordagem do atletismo nas escolas como, falta de estrutura e de materiais específicos, grade curricular com tempo hábil, pois o conteúdo desta modalidade é abrangente. O atletismo no âmbito escolar é de suma importância para o desempenho e desenvolvimento do aluno, pois essa modalidade de esporte explora habilidades motoras que servem como base para aprimoramento da execução de movimentos já realizados como andar, correr e saltar e que poderão ser explorados também em outras modalidades esportivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com