TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente de Marketing

Por:   •  30/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2
  • Microambiente:  Este é composto pelas forças e agentes que estão próximos à empresa e muitas vezes alteram sua capacidade competitiva. Fazem parte do microambiente de uma organização: política interna da empresa, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes e etc. O microambiente sempre sofre pressão do macro ambiente, mas que ele tem vida própria. Então, no microambiente, estão agrupados todos os departamentos da

empresa, junto com seus pontos fortes e fracos, neste caso, estão incluídos os recursos humanos, recursos financeiros, área de produção e/ou operações, localização, fornecedores, intermediários, concorrência, marketing e etc e no ambiente externo (macro

ambiente) as ameaças e oportunidades.

Publico:  O ambiente de marketing da  empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos. Kotler apresenta sete tipos de públicos: púbico financeiro; público da mídia; público do governo; público de defesa do consumidor; público local; e o público geral.

Macroambiente: Macroambiente consiste em forças maiores que afetam todo o microambiente como demografia, economia, fatores naturais, tecnologia, política e cultural. São fatores que não podemos controlar apenas monitorar, adaptar as necessidades da empresa e aproveitar eventuais oportunidades, precaver-se das ameaças usando as forças e minimizando as fraquezas . O ambiente demográfico, que refere-se ao estudo da população (tamanho, sexo, idade, etnia e outros dados estatísticos), é necessário para entender o comportamento dos indivíduos que constituem o mercado e que são influenciados pelas questões econômicas, mudando seus hábitos de compra.

As questões sociais nos dão uma ideia do que as pessoas esperam da empresa – posicionamentos quanto à questões debatidas na mídia, por exemplo –, e as questões políticas e legais determinam a atuação da organização. Já o ambiente natural é composto pelos recursos naturais necessários para a produção de uma empresa e o ambiente tecnológico refere-se às pesquisas e desenvolvimentos realizados pela equipe interna de uma empresa.

O estudo do macroambiente é uma ferramenta fundamental para a organização, buscar adaptação e competitividade. O macroambiente compõe o cenário no qual a organização está inserida e as variáveis relacionadas a este ambiente, devem ter uma atenção especial na busca por diferenciais.

Análise do microambiente e macroambiente empresarial

A necessidade da análise do microambiente empresarial é saber como os setores de uma empresa comportam-se: recursos humanos, comercial, marketing, financeiro, etc. Essa análise deve levar em consideração todas as informações de cada departamento. E o objetivo? Simples: a elaboração de estratégias mais eficientes para sua empresa atingir seus objetivos.

Já análise de macroambiente demanda estudos e pesquisas aprofundadas com o objetivo de desenvolver ações mais inteligentes de marketing e saber se posicionar e adaptar-se diante das mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (378.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com