TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ano da Leitura Mágica

Por:   •  25/10/2015  •  Resenha  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Resenha: O Ano da Leitura Mágica - Nina Sankovitch

[pic 2][pic 3]

                                                                 

                                                           Capa do livro                                         Capa Original

O título original (Tolstoy and the purple chair. My year of magical reading) foi encurtado para O ano da leitura mágica. A capa também foi modificada, acredito que deveria ter se mantido igual ao original, como muitas editoras fazem aqui no Brasil - a qual representa melhor (obviamente) o que a autora quis passar e o do que realmente o livro se trata -, mas devem não ter escolhido para não confundir as pessoas sobre o enredo e abranger um público maior.

        

REVIVER MOMENTOS!

Em O Ano da Leitura Mágica, Nina Sanckovitch faz um relato autobiográfico de como conseguiu superar a morte de sua irmã mais velha Anne Marie, que aos 46 anos descobre um câncer já em fase terminal. Depois da morte de Anne Marie, mina se questionava sobre morte de sua irmã e não tinha uma resposta. Nina, sempre foi uma leitora praticante, quando era criança, descobriu que leitura era mais empolgante que ir ao um desfile de carnaval. Quando sua irmã mais velha morre, aos 46 anos, Aproximadamente a três anos da morte de sua irmã, nina completou os seus 46 anos, mesma idade que sua irmã faleceu.

"Um desafio: ler um livro por dia durante um ano. Você aceita? Essa foi a promessa que Nina Sankovitch fez a si mesma. Após perder a irmã mais velha para o câncer, e embora precisasse cuidar dos quatro filhos e lidar com os percalços que fazem parte do cotidiano de uma grande família, Nina cria uma jornada para si mesma: ler um livro por dia durante um ano inteiro. Nesse verdadeiro sonho literário, nossa heroína descobrirá que o ano de leitura mágica mudará tudo ao seu redor e que os livros são uma ótima terapia. O ano da leitura mágica também conta a história da família Sankovitch: o pai de Nina, que escapou da morte por um triz na Bielo-Rússia durante a Segunda Guerra Mundial; os quatro ruidosos filhos, que lhe recomendavam livros ao mesmo tempo que a ajudavam a cozinhar e a limpar a casa; e Anne-Marie, sua irmã mais velha e inspiração, com quem Nina compartilhou os prazeres da leitura, mesmo em seus últimos momentos de vida."

Sanckovitch, naquele ano se sentava na sua poltrona roxa, ali ela estabelece uma conexão com livros e os autores. Com a leitura ela descobre que ler pode ser uma ótima terapia.  A convivência com os livros tornou-se uma rotina durante aquele ano, e sua vida pessoal foi se adaptando ao cenário.

Questões que a inquietavam, lições de vida, palavras de ânimo podiam ser lidas por meio dos personagens.

"Mas, agora, lendo meus livros como fuga encontrou outra maneira de responder a essas questões. Não era um modo de fugir da dor, e, sim, um modo de absorvê-la. Por meio das memórias. Embora a memória não possa livrar uma pessoa do sofrimento nem ressuscitar os mortos, a lembrança nos garante que sempre teremos o passado ao nosso lado, momentos ruins, mas, também momentos muito, muito bons de gargalhadas, refeições feitas juntas e discussões sobre livros."

Uma coisa que não me agradou tanto foi um pouco a estrutura adotada pela autora. O livro de Nina é bastante envolvente, mas no geral a coerência do livro é um pouco confusa. Ela vai do presente ao passado com muita facilidade, e isso às vezes incomoda no andar da leitura. Eu confesso ter esperado um pouco mais disso, sim. Mas, no geral, não acredito que esse fato tenha sido de um todo negativo.

O ano da leitura mágica

O que?

Sankovitch nina O ano da leitura mágica/ Nina sankovitck; tradução: Paulo Polzonoff. – São Paulo: Leya, 2011. 232 Página.

Porque ler:

"Eu assumi o compromisso de passar um ano lendo por um motivo. Porque as palavras são testemunhas da vida: elas registram o que aconteceu e torna tudo verdade. Palavras criam histórias que se transformam em histórias inesquecíveis. Histórias sobre as vidas relembradas nos levam para o passado ao mesmo tempo em que nos permitem seguirmos em frente."

Preste Atenção a:

  O que gostei no livro: foi a forma que ela mostra a importância da leitura no dia a dia.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

Frase de impacto:

‘’Somos aquilo que gostamos de ler e quando admitimos que adorassem um livro, admitimos que este livro represente verdadeiramente algum aspecto do nosso ser, seja o fato de sermos loucos por romance, ou por aventura, ou secretamente fascinados por crimes."

Nota:

7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (233 Kb)   docx (241 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com