TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Argo Menthor Mistério

Por:   •  19/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  1.407 Visualizações

Página 1 de 4

Mistério: O que a Argo Menthor esconde? O que aconteceu no dia 15 de Abril de 2012?

Após a realização de inúmeras pesquisas acerca da empresa Argo Menthor na internet e outros meios de comunicação, a equipe Orfeu identificou que no dia 15 de Abril de 2012 foi divulgada a notícia “Desastre Ambiental em Gambia”, matéria do Daily Community Alert,no qual se noticia sobre o acidente ambiental ocorrido em Janeiro do mesmo ano, causado pelo derramamento de produtos químicos no rio Gâmbia por parte da empresa Argo Menthor. Nesta mesma matéria o trecho seguinte chama bastante atenção ao fato de Jason Higgins ser anunciado como novo CEO: “(...)A empresa (...), anunciou hoje, que seu novo CEO, Jason Higgins, sobrinho de João Pélias, abriu sindicância interna para avaliar as causas do que, segundo ele, foi um infeliz acidente (...)”. Tal trecho nos reforça dois fatos: 1) Jason Higgins como novo CEO, e 2) a instauração de uma sindicância interna para avaliar as causas do acidente. Desta forma, seguindo o conceito de “information literacy” apontado pela Calíope em sua última carta é possível concluir 2 analogias:

1) Jason Higgins – alusão a Jasão – retoma a liderança da empresa Argo Menthor, substituindo seu tio, John Pélias – alusão a Pélias - após 10 anos no cargo;

2) Jason Higgins dá início a busca da recuperação moral e ética da Argo Menthor – alusão a busca pelo Velocino de Ouro – com instauração da sindicância e novos valores e projetos visando a responsabilidade social e ambiental da empresa.

Durante o Oráculo de Delfos a Pitonisa confirmou que o Board tinha conhecimento dos danos ambientais que estavam sendo causados em Gâmbia, o que nos leva a crer que o CEO em exercício, John Pélias, e demais do conselho tinham ciência dos riscos envolvidos e mesmo assim optaram por “fechar os olhos”, o que nos leva a 3ª analogia desta primeira fase de mistérios: até onde vai o envolvimento e participação do presidente do conselho – Michael Fineas? Importante abrir neste momento um parêntese para esta situação, uma vez que fica nítido que o personagem Michael Fineas faz uma clara alusão ao vidente Fineu, que na mitologia fica cego como castigo por suas crueldades e por utilizar o dom da profecia da maneira errada. Desta forma, para nós da equipe Orfeu, fica evidente que Michael Fineas estava ciente dos riscos e apoiou John Pélias no cumprimento de atividades escusas. E tal qual a história, onde Fineu ajuda os argonautas em troca de que os mesmos o livrassem dos ataques das harpias que lhe roubavam o alimento diário, Michael Fineas passa a apoiar Jason Higgins após o desastre de Gâmbia como uma oportunidade de redenção.

A Pitonisa também nos revelou que não houve negligência no que tange ao trato das consequências após o desastre de Gâmbia, ou seja, já se percebe uma mudança na gestão do CEO Jason Higgins, que inclusive já desembolsou quantias superiores aos U$ 40 milhões (valor da multa do processo) em investimentos na região – fato confirmado pela Pitonisa. Isso inclusive, aliada a sindicância aberta, teria despertado o conflito entre o Board e o CEO Jason Higgins, outro fato confirmado pela Pitonisa durante o Oráculo de Delfos. Ou seja, grande parte do conflito entre Board e CEO reside nos investimentos que o novo CEO Jason Higgins pretende fazer seguindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com