TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argo Menthor Desafio

Por:   •  3/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 3

Desafio 2 Argo Menthor Equipe Orfeu 2019

Case Uber Arábia Saudita

A Arábia Saudita é um dos países que mais restringem a liberdade feminina, são considerados conservadores mesmo quando comparados a seus vizinhos do Oriente Médio. A “segregação de gênero é aplicada no país segundo a interpretação saudita da Sharia, a lei islâmica pela qual as mulheres só podem frequentar espaços públicos acompanhados de um guardião (normalmente o pai, irmão, marido ou filho) sempre com vestimentas que cubram a maior parte do corpo, deixando apenas a vista os olhos e as mãos.

Buscando um novo posicionamento do país no cenário mundial, em consonância a modernização vivida em todo Oriente Médio, o rei Salman Bin Abdulaziz Al Saud, anunciou mudanças significativas no conservador reino islâmico saudita, entre elas a concessão da licença de direção as mulheres sauditas em junho de 2018. Entretanto, antes mesmo da definição final da liberação do direito de dirigir as mulheres sauditas a Uber (empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano) iniciava em março de 2018 o Masaruky (“seu caminho” em árabe) uma estrutura de várias iniciativas visando aumentar a participação das mulheres na força de trabalho através do transporte acessível, aumentando o acesso as mulheres a oportunidades econômicas flexíveis de meio período por meio da tecnologia Uber.

O projeto Masaruky realizou durante meses uma série de pesquisas prévias e descobriu que 93% das mulheres sauditas responderam de forma positiva sobre a decisão de suspender a proibição de dirigir, principalmente pelo fato de que estas imposições diminuíam a flexibilidade delas para trabalhar. Assim sendo, 78% disseram que provavelmente obteriam uma carteira de motorista após a remoção da proibição e mais de um terço delas (31%) indicou estar interessada em dirigir como uma oportunidade de trabalho.

A Uber então coordenou parcerias com várias entidades e programas que contribuem para o empoderamento econômico das mulheres sauditas como a Al Nahda, uma sociedade de mulheres sem fins lucrativos que tem como objetivo capacitar mais mulheres a dirigir, identificando mulheres desfavorecidas interessadas em aprender a dirigir para trabalhar, mas que não tem os recursos financeiros para adquirir a licença de motorista. As mulheres sauditas pagam cerca de 2.500 reais para cursar a autoescola; os homens, apenas 400. Com a liberação do direito de dirigir Shahad Hamad foi a primeira mulher saudita a se inscrever como motorista do Uber, com 23 anos na época, a então estudante de segundo ano da faculdade de letras (inglês) comemorava o fato de ter encontrado o equilíbrio ideal entre sua predileção pelo volante e a flexibilidade desse sistema de emprego.

De olho neste mercado promissor a Uber recentemente expandiu ainda mais após a compra da Careem, líder das caronas no Oriente Médio, em um negócio bilionário de 3 bilhões de dólares. Conforme anúncio feito para a imprensa, a Careem irá funcionar como uma subsidiária da Uber, e irá manter sua própria marca e administração. A Careem, que tem sede em Dubai, foi fundada em 2012 e desde então tornou-se a líder regional do mercado. Possui cerca de 30 milhões de usuários ao redor de 90 cidades em países como Egito, Jordânia, Paquistão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, entre outros. Em outubro de 2018, ela valia U$ 2 bilhões.

Como continuidade do processo de aprimoramento e alinhados com o cenário cultural da Arábia Saudita, a Uber segue inovando e acaba de lançar um novo recurso exclusivo para este mercado, o “Women Preferred View” após estudos revelarem que 74% das motoristas do aplicativo preferiam conduzir apenas mulheres em seus veículos. Atualmente as passageiras mulheres na Arábia Saudita representam 80% do público usuário deste sistema de transporte por aplicativo.

Referencias:

  1. Uber launches “Women Preferred View” feature for women drivers in Saudi Arabia. Uber Newsroom. Egypt, 17 de mai 2019. Disponivel em: https://www.uber.com/en-EG/newsroom/uber-launches-women-preferred-view-feature-for-women-drivers-in-saudi-arabia/ Acessado em: 21/09/2019.
  2. Uber launches ‘Women Preferred View’ for female drivers in Saudi Arabia. Saudi Gazette, Muharram, 16 de abr 2019. Disponivel em: http://saudigazette.com.sa/article/563522 Acessado em: 21/09/2019.

  3. What is Masaruky? Uber Blog. Saudi Arabia, 12 de jun 2019. Disponivel em: https://www.uber.com/en-SA/blog/masaruky/ Acessado em: 21/09/2019.

  4. Porque mulheres só hoje conquistam direito de dirigir na Arábia Saudita. Veja. São Paulo, 24 de jun 2018. Disponivel em: https://veja.abril.com.br/mundo/por-que-mulheres-so-hoje-conquistam-direito-de-dirigir-na-arabia-saudita/ Acessado em: 21/09/2019.
  5. Liberdade ao volante, como as mulheres sauditas vivem sua nova conquista. El País, São Paulo, 08 de abr 2019. Disponivel em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/03/eps/1554281700_596876.html  Acessado em: 21/09/2019.
  6. Uber adquire Careem, sua maior rival no Oriente Médio, por U$ 3 bilhões. TecMundo, São Paulo, 15 de abr 2019. Disponivel em: https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/140399-uber-adquirem-careem-maior-rival-oriente-medio-u-3-bilhoes.htm Acessado em: 21/09/2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com