TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Opinião

Por:   •  29/6/2017  •  Artigo  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS  

LIDIANE MESACASA

LUCAS DITADI

TORCIDAS ORGANIZADAS: IDENTIFICAR OU PUNIR

BENTO GONÇALVES

2017

Neste artigo estaremos tratando sobre um assunto comum nos noticiários, principalmente nos  finais de semana, que são brigas entre torcedores nos envoltos de estádios, sendo no início ou ao final das partidas.

Contudo, é um tema importante a ser abordado, pois gera lesões e até mesmo mortes de inocentes ou mesmo de quem frequenta ao jogo com o intuito de gerar confrontos, como por exemplo, determinados membros de torcidas organizadas.

         Trata-se de um assunto complicado de se resolver, pois a grande dimensão de pessoas presentes e próximas a estas confusões, dificulta na identificação dos verdadeiros criminosos, fazendo assim com que as autoridades acabem punindo pessoas que possivelmente não participaram ativamente da barbárie.

         De acordo com Rogério Grecco, Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, a criação do “delito de rixa” pune quem simplesmente esteve próximo a confusão, tentando assim com que cada vez mais as pessoas temam a punição e se afastem de confusões.

         Acabar com as torcidas organizadas ou pelo menos credenciá-las de tal forma que a identificação dos membros seja rápida para possível punição, é uma das soluções para que se acabe com a violência, pois, de acordo com o Portal EBC, o Brasil é líder no número de brigas envolvendo torcidas organizadas, sendo que nos dois últimos anos, 3% dos delitos registrados foram no âmbito do futebol.

         Acreditamos que necessita-se de um efetivo maior por parte das autoridades policiais. Por mais que a questão persista, é uma demanda essencial, pois as brigas não podem alcançar maior destaque que o próprio esporte, e uma identificação pessoal de cada torcedor presente no estádio é um quesito fundamental para iniciarmos uma melhora e assim suprimindo noticiar tragédias em um local de entretenimento e diversão.        

Referências Bibliográficas:

FURTADO, Renato. Solução para violência no futebol e brigas de torcidas. Disponível em:

. Acesso em 19 de junho de 2017.

SERRÃO, Patrícia. Brasil é o país com mais mortes em brigas de torcidas organizadas, diz sociólogo

Disponível em: . Acesso em 19 de junho de 2017

CASSANTE, Guilherme Vida Leal. O histórico da violência nos eventos esportivos.

Disponível em: . Acesso em 19 de junho de 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com