TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Atendimento ao Cliente

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

Atendimento ao Cliente.

Palestra oferecia pelo Sebrae SC, apresentado por José Luiz Oliveira.

 O cliente é aquele que adquire ou utiliza um produto ou serviço oferecido pelo estabelecimento. Geralmente é quem paga; Comemorado no dia 11 de setembro o dia do cliente. Tendo em vista nesta palestra a melhor dinâmica do vendedor ao cliente, demonstrando estratégias para o melhor relacionamento entre os mesmos.

        Neste ano 20015, o código do consumidor completa 25 anos.

        Produtos no Brasil começaram a evoluir quando iniciou a importação de novos produtos ao Brasil, iniciando a evolução de qualidade, dos produtos produzidos internamente, gerando a maior concorrência, para disputar nas vendas.

        Nos dias atuais os serviços estão em constante e visível evolução, como  exemplo do Uber,  uma empresa multinacional americana de transporte público urbano em rede através de um aplicativo e-hailing que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional que é  a maior empresa de transporte pessoal do mundo e possui nenhum veiculo a sua frota, o Facebook, um site e serviço de rede social, maior empresa de mídia, não possui nenhum conteúdo próprio, A empresa Alibaba, um varejista virtual mais valorizado do mundo e não possui nenhum produto em seu estoque, entre demais empresas.

        Constamos também a evolução de produtos, como o Surf, com a “febre” deste esporte, produtos geram milhões de dólares, A alimentação Vegana, a busca de produtos saudáveis. Aumento considerável de famílias com animais de estimação, a utilização da geração Y em novos produtos tecnológicos, alimentam o crescimento do comercio em vários ramos distintos.

                 Contudo o atendimento ao cliente e extremamente importante, mas por que atender com qualidade?

        Alguns tópicos respondem

  • Atender clientes satisfeitos é gratificante;
  • Clientes satisfeitos e fieis valorizam a empresa;
  • É mais barato manter um cliente satisfeito, do que conquistar um novo cliente;
  • Atendimento com qualidade é um diferencial competitivo;
  • Clientes satisfeitos indicam novos clientes.

Por que os clientes estão cada vez mais exigentes?

  • Pois dispõem de maior acesso a informação
  • Concorrência
  • Meios de comunicação
  • E esta a disposição o código de defesa ao consumidor.

As causas da perda de clientes nas empresas são cerca de 1% das é a perda de clientes por óbito, 3% o cliente muda de endereço, 5% o cliente procura a concorrência, 9% o consumidor procura menor preço, 14% a insatisfação com o produto e 68% o mal atendimento.

Clientes insatisfeitos reclamam, mas apenas 1 a cada 10 clientes, reclamam diretamente na empresa, clientes bem atendidos mantem as informações somente para uma pequena quantidade de pessoas, mas clientes que são mal atendidos espalham para dezenas de pessoas.

Quando o atendimento é ruim ou algum problemas não é resolvido rapidamente, as chances deste cliente voltar é mínima, mas se for resolvido em algum determinado tempo as chances são de 55%, no caso de ser bem atendido e algum problemas resolvido rapidamente as chances ocorrem em 95% do cliente continuar ser fiel em sua empresa.

Para a empresa, as reclamações podem tornar um ponto positivo, um presente, apresentando opções para evolução e melhoramento ao atendimento.

Todas as empresas possuem o “Momento da Verdade”, que é o momento que o cliente entra em contato com a empresa e seu pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com