TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bacharel em Administração da Faculdade

Por:   •  16/4/2023  •  Monografia  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE CURVELO

Bacharel em Administração

Lucas Giovanini Alves Lapa

IMPACTO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DE CONFLITOS EM EMPRESA FAMILIAR

Curvelo / MG

2023

Lucas Giovanini Alves Lapa

IMPACTO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DE CONFLITOS EM EMPRESA FAMILIAR

Monografia apresentada ao curso de Bacharel em Administração da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo. Como requisito Parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientador: João de Avelar Andrade

Curvelo / MG

2023

Sumário

  1. INTRODUÇÃO
  1. Objetivo
  1. Objetivo Geral
  2. Objetivos Específicos
  1. Justificativa
  2. Estrutura do Projeto
  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
  2. REFERENCIAL TEÓRICO
  3. METODOLOGIA
  4. CRONOGRAMA

REFERÊNCIAS

  1. INTRODUÇÃO

A empresa é uma organização que realiza atividades econômicas com finalidades comerciais, por meio da produção e venda de bens ou serviços, no momento em que tanto se debatem as dificuldades e o papel em que a Empresa Nacional representa no atual cenário social, econômico e político; parece interessante abordar a questão por uma visão diferente do que vem sendo feito.

O termo Empresa Familiar é nada mais que o empreendimento em que os donos e os funcionários do negócio fazem parte de uma mesma família, representando um elemento muito importante na economia de quase todos os países do mundo e o capital das nações depende muito deste grupo. Porém, sua importância não as torna isenta dos problemas de qualquer outra empresa e muito menos dos problemas comuns da presença da própria família no ambiente corporativo.

O relacionamento familiar nas empresas é algo que sempre levantou bastante dúvida em relação a como os familiares se comportam na empresa, por mais que preferimos paz e harmonia, pequenos conflitos são aceitáveis. No entanto, o que mais se teme nessas empresas são os conflitos que dividem as pessoas, prejudicando os relacionamentos familiares e tornando ainda mais difícil a solução dos problemas.

A todo instante que os familiares se cruzam e os interesses ou ideias estão fora de harmonia, há uma possibilidade de conflito, então quando é considerado que trabalharem juntos e tomem decisões de maneira que seja benéfico para a empresa, o conflito se torna quase iminente em comparação a vida que teriam fora do ambiente empresarial, isso se dá pelo fato de que ninguém pensa igual a outra pessoa o tempo todo, e não há problema em pensar diferente, porém quando um não aceita o pensamento do outro, o conflito torna o ambiente nada saudável e os relacionamentos não alcançam o potencial que deveriam.

Um causador de conflitos empresariais muito comum é uma estrutura organizacional não definida, onde não há divisão de forma que seus funcionários estejam organizados, seja por departamento, função ou cargo. A importância de se definir uma boa estrutura organizacional se deve ao fato de que ela é essencial para garantir o sucesso da administração, tornando claras as funções de seus elementos e a forma como eles se relacionam. Ela também evita problemas de comunicação, garantindo eficiência e agilidade na execução das tarefas.

Nas empresas familiares a estrutura organizacional é mais do que fundamental para o profissionalismo e gestão da empresa, sendo que nas relações familiares existe uma tendência maior em levar as coisas para o pessoal, o que demanda inteligência emocional dos envolvidos e uma hierarquia bem definida.

As empresas familiares possuem classificações e característica únicas. Sendo elas: Empresa familiar tradicional, a administração é feita pelos próprios familiares; Empresa de trabalho familiar, de forma que os membros da gestão da empresa são sempre da família, de modo que os filhos e parentes de grau mais próximo ao do fundador são incentivados a trabalharem nela; Empresa de administração familiar, embora todos os membros exerçam controle sobre o negócio, aqueles que ocupam as funções de gestão são capacitados para isso; Empresa familiar híbrida, possui equilíbrio entre membros da família e profissionais de fora, sem vínculos pessoais; Empresa de influência familiar ou de investimento, os membros da empresa podem não participar da administração diretamente, mas ainda assim possuem parcela significativa das ações.

Contudo, a geração familiar que está envolvida na empresa também é usada como classificação, sendo muito comum ouvirmos dizer que determinada empresa é de primeira, segunda ou terceira geração. A classificação por geração é muito interessante quando relacionada a alguns aspectos relevantes como os problemas em função das gerações envolvidas na empresa, idade organizacional, maturidade da gestão e ciclo da vida, número de proprietários e grau de diversificação da empresa.

Neste projeto, a empresa que será abordada é a Quebec Distribuidora Atacado e Varejo Eireli, classificada como Empresa familiar híbrida. A principal atividade da empresa é comércio atacadista de alimentos para animais.

Desse modo, com estrutura organizacional da empresa, além dos possíveis causadores de conflitos nas empresas familiares foi apresentado a pergunta norteadora deste trabalho:

QUAL O IMPACTO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DE CONFLITOS EM EMPRESA FAMILIAR?

  1. Objetivo
  1. Objetivo Geral

Estudar o modelo da estrutura organizacional utilizado a fim de entender a causa dos conflitos em empresas familiares.

  1. Objetivos Específicos

  • Examinar o modelo de estrutura organizacional da empresa;
  • Organizar os cargos da estrutura organizacional;
  • Realizar uma pesquisa com os colaboradores sobre as consequências

dos conflitos no ambiente empresarial;

  • Orientar os superiores a realizarem um coach sobre inteligência

emocional.

  1. Justificativa

A elaboração da presente pesquisa surgiu devido aos acontecimentos ocasionados por conflitos familiares e as consequências imediatas e futuras que gerou na organização. De acordo com Ricca (2007), por envolver trabalho e laços emocionais fortes, as vezes o papel da família na empresa torna confusa. O grande desafio das empresas familiares é construir habilidades que misturem as questões da gestão administrativa, de relações familiares e de questões emocionais (Lobão, 2019).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (202.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com