TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brainstorming como ferramenta estratégica: uma alternativa na idealização de eventos.

Por:   •  6/9/2018  •  Artigo  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 13

O Brainstorming como ferramenta estratégica:

uma alternativa na idealização de eventos.

Felipe Moura Oliveira[1]

Suéllen Dias Negreiros[2]

Emanuel Alcântara da Silva[3]

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar uma alternativa relevante para a idealização de um evento, observando-se a influência que a implantação de modais empolgantes tem sobre o desenvolvimento do grupo no quesito de imaginar um evento. Assim, foi realizado um levantamento bibliográfico e um estudo de caso, a fim de perceber a influência das etapas adotadas pela pesquisa tinham nos pesquisados, assim, valorizando as vivências e experiências do grupo.

Palavras-Chave: Brainstorming. Equipe. Inovação. Ideias.

Abstract

The purpose of this article is to present a relevant alternative for the idealization of an event, observing the influence that the implantation of exciting modalities has on the development of the group in the matter of imagining an event. Thus, a bibliographic survey and a case study were performed in order to perceive the influence of the steps adopted by the research had on the researched, thus, valuing the experiences and experiences of the group.

Keywords:  Brainstorming. Equip. Inovation. Ideas.

1.0 introdução

De acordo com Vargas (2005), um projeto é um empreendimento ou evento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara a lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido. A natureza temporária dos projetos, indica que eles têm um início e um término definidos, sendo que o término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos.

Com isso, foi usado uma metodologia para auxiliar a idealização do projeto de evento, que seria o Brainstorming, que até hoje, é uma das mais recorrentes e soberanas técnicas de ideação quando o intuito for inovar, pois a partir de um período livre para pensar, as pessoas mostram idealizações advindas de sua imaginação, que não podem ser classificadas como absurdas, o princípio do Brainstorming é a quantidade de pensamentos, não a qualidade dos mesmos, sendo assim, todos os pensamentos passados por uma peneira, cuja denominação do processo é triagem, com a finalidade de filtrar os pensamentos válidos que servirão para serem concretizados em ações. Há uma importância e razão pela qual o brainstorming é realizado em grupos, para favorecer a pluralidade de informações e de ideias. De acordo com Godoy (2001), esse projeto é uma maneira disciplinada de gerar novas ideias em grupo. Dentre as pessoas pode haver diversificações como, idade, networking, capacidade interpessoais, capacidades intrapessoais, liderança, entre outros.

Partindo da noção de subjetividade humana, que, segundo Negreiros, Oliveira e Silva (2018), ela permeia a rotina das pessoas sem que estas, em sua maioria, consigam perceber a influência que exerce em sua vida, em seu comportamento e relacionamento com o outro, cada ser humano é único, assim, tendo fundamental importância em realizar um teste de personalidade para que haja uma divisão de grupos antes da realização da dinâmica do Canvas, pois o mesmo só pôde ser realizado com êxito a partir de divergências, com isso, aumentando a quantidade nos insights, que no processo do brainstorming todos são valorizados.

O Canvas é um quadro de modelo de negócios, de maneira resumida, é uma ferramenta concebida por Osterwalder para facilitar o desenvolvimento de um modelo de negócios de maneira coletiva. Ele consiste num quadro seccionado em nove partes, e cada uma delas diz respeito a um componente essencial da estrutura do modelo de negócios.

O objetivo é preenchê-lo, por meio de anotações breves em post-its, de forma que todos os participantes contribuam com ideias para a definição desses componentes. Os post-its são um elemento importante nesse tipo de atividade, pois permitem o reposicionamento das ideias conforme surjam novas contribuições e esclarecimentos. Porém, é de suma importância obedecer a uma série de pré-requisitos para que haja resultados de forma eficiente

Além da aplicação de um teste de personalidade, há uma necessidade da ornamentação e ambientação, justamente para favorecer a concentração dos participantes. Além disso, é indispensável os participantes conhecerem os materiais usados no processo da aplicação da dinâmica, entre os materiais temos, blocos adesivos, canetas de ponta grossa, coleções coloridas, entre outros.

Com o processo de ideação realizado, é de suma importância realizar a triagem de forma eficiente, sendo assim, obedecendo, a realidade financeira dos envolvidos ou da organização realizadora, o impacto que será realizado, e questionar se haverá clientes que aderirão a ideia.

2.0 Metodologia

Este trabalho está baseado em um estudo de caso e um levantamento bibliográfico realizado em uma equipe de estudantes de administração a fim de idealizar um evento. A princípio, foi feito um levantamento bibliográfico, que, ao utilizar essa técnica, a equipe organizadora teve cuidado com as informações obtidas pois alguns meios de comunicação como os jornais, a televisão e principalmente a internet, trazem informações um tanto quanto equivocadas e de caráter duvidoso. Portanto é necessário, acima de tudo, averiguar os fatos e buscar mais de uma fonte de informações sobre o mesmo assunto (COVEY, 2008). Além disso, foi realizado um estudo de casos, que se tornava desnecessário haver interrupções dos aplicadores. O estudo de casos tem uma desvantagem prática, que acontece quando os membros deixam de interagir, pois eles ocasionam a mudança do resultado final. (COOPER e SCHINDLER, 2013). Com isso, foi possível para a equipe organizadora da reunião optar pela utilização do brainstorming, técnica que foi utilizada para a elaboração do Canvas, que foi modificado de acordo com as necessidades do grupo que estava participando da construção do diagrama, como forma de levantar possíveis eventos, que possuiriam em sua origem a inovação. Dentre as ferramentas existentes para controle de processos, foi utilizado uma adaptação do Canvas e Storytelling, que tem o objetivo de expandir a imaginação antes e depois do processo de ideação. Em sua primeira fase, é explicada regras a serem seguidas durante o processo, como por exemplo, explicar que não há ideias ridículas e que não importa a qualidade das mesmas e sim a quantidade, em segunda fase, há uma dinâmica para que os participantes pudessem soltar a imaginação, em terceira fase acontece a aplicação do modelo de Canvas adaptado, na quarta fase há uma triagem, para saber quais ideias são realmente úteis, viáveis e que possam acontecer e em última fase houve a apresentação do projeto realizado pela equipe de estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (755.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com