TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Ferramentas da Qualidade Brainstorming

Por:   •  7/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Ferramentas da Qualidade

Brainstorming

Dinâmica utilizada nas empresas que propõe que um pequeno grupo de pessoas se reúnam e proponham ideias.

A proposta do Brainstorming é explorar o máximo possível o potencial de ideias criativas ao eliminar atitudes inibidoras.

A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante. Em seu fundamento, nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, e devem ser todas anotadas sem se prender a qualquer preconceito.

Folha de Verificação

A proposta da folha de verificação é oferecer uma maneira de apresentar e organizar dados de uma forma de melhor visualização e entendimento, por meio de planilhas, quadros ou tabelas.

Tal formulário facilita a interpretação dos dados, podendo ser encontrado causas de efeito, localização, diminuição de produtividade, etc.

Diagrama de Pareto

Técnica estatística que auxilia na tomada de decisão, de modo a selecionar prioridades, quando apresentado com um grande número de problemas.

Para que seja utilizado, os problemas e correções a serem realizados são analisados mais a fundo, com base na Lei 80/20, para que sejam detectados os problemas chave.

Por fim é feito um gráfico de barras onde fica mais fácil a visualização dos problemas que possuem a maior causa ou o maior efeito, com o objetivo de focar nas correções que trarão mais benefícios.

Diagrama de Causa e Efeito/ Diagrama de Ishikawa

Ferramenta utilizada para análises de dispersão no processo por meio de um gerenciamento do controle de qualidade. Sua composição leva em consideração os 6 tipos diferentes de causas principais que afetam os processos: Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra, Material.

Seu uso tem como objetivo a facilitação da identificação das causas de problemas que devem ser corrigidos, buscando sua causa raiz, de modo a até mesmo abrir espaços para mais melhorias no processo.

5´S

Ferramenta da qualidade que buscar promover a organização, limpeza, padronização e uma mais fácil identificação de anormalidades por meio de 5 pilares essenciais. São eles o Senso de Utilização, Organização, Limpeza, Saúde e Autodisciplina.

Baseado na filosofia japonesa, o 5S tem como objetivo hoje oferecer para as empresas e indivíduos uma forma de controle e gerenciamento de qualidade eficiente, filtrando e organizando os recursos, ferramentas e informações de modo a proporcionar seu melhor uso.

FMEA

Tem como objetivo identificar potenciais modos de falha em processos ou produtos utilizando-se da classificação de tais falhas em termo de importância para que possam ser tomados medidas apropriadas com o intuito de diminuir sua incidência.

Existem diversos tipos de FMEA: de Produto, Processos, Sistema e de Serviço.

Para alcançar seus objetivos, o FMEA se utiliza de formulários, onde são analisados os processos, os efeitos e as causas da falha, junto com sua priorização, de modo a prevenir eventuais ou possíveis falhas.

Estratificação

Ferramenta da qualidade que tem como objetivo separar os dados levantados em grupos distintos, categorizando-os baseado em suas características de modo a facilitar sua visualização e interpretação

Isso promove uma análise mais profunda que, por sua vez facilita a detecção de oportunidades de melhoria.

Matriz Gut

A Matriz Gut é uma ferramenta que auxiliará na priorização de resolução de correção de problemas, por meio da análise e, posteriormente, da classificação de acordo com suas características.

Vai auxiliar, principalmente na identificação dos itens mais urgentes de modo mais eficiente, para que as correções possam ser realizadas na ordem que proporcione a menor perda de recursos, tempo ou verba.

Poka Yoke

Uma das ferramentas da qualidade voltado à prevenção de erros e, consequentemente, a diminuição de custos. Trata-se de um sistema de inspeção para detecção de falhas humanas e sua eventual correção.

Existem duas maneiras de aplicar o Poka Yoke:

De Controle: Quando ocorre a parada da linha de produção assim que o erro é detectado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com