TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil Entre Armas e Livros

Por:   •  25/11/2021  •  Artigo  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha descritiva: 1964 - O Brasil entre armas e livros

O documentário do site Brasil Paralelo, dirigido por Felipe Varelim e Lucas Ferrugem, descreve o panorama pré, durante e pós-ditadura militar. A narrativa historiográfica é baseada nos estudos de documentos do Brasil, EUA, Polônia, Berlim e República Tcheca do período da Guerra Fria, apresentando a perspectiva daqueles que lutavam contra a revolução comunista após o período de guerras mundiais. Guerras das quais os Aliados obtiveram vitória, estando entre eles Estados Unidos e Rússia, mostrando a força bélica dos liberais e dos marxistas. Essas bipolaridades acabaram entrando em guerra ideológica, procurando evidenciar a força cada sistema político e econômico. E desse modo, o Brasil acaba recebendo a influência destes dois sistemas, resultando em atritos, conflitos armados e instabilidade na política nacional.

O artefato linguístico audiovisual mostra as consequências dessas polarizações no mundo, como a construção do Muro de Berlim e a divisão, até hoje, das Coreias em Sul e Norte. A presença da influência comunista na América começa a gerar preocupações no cenário brasileiro, já que diversos políticos começaram a se alinhar aos líderes de países como Cuba e China, já abertos ao marxismo. Esse movimento de incertezas e de divisão ideológica tornaram o país um palco de conflitos civis, principalmente pelo fato dos comunistas vermelhos estarem se organizando em partidos como o PCdoB, existente até hoje, tornando o posicionamento e a atitude deles extremamente fanática, organizada e agressiva. O filme apresenta diversas cenas das manifestações populares que surgiram em meio a instabilidade do fechamento do parlamento, a ameaça do regime ditatorial de esquerda e a própria inflação.

Foi então que em meio a essas manifestações, uma delas foi decisiva para a história do anticomunismo no brasil: A Marcha da Família com Deus Pela Liberdade. Movimento social que contou com várias manifestações, até que no dia 31 de março de 1964, o movimento obteve o ápice do anticomunismo. Momento histórico no qual a tensão social e a bipolarização da ideologias caminhava para uma guerra civil generalizada. O documentário conta como a busca pelos documentos históricos revelou novas perspectivas do se chama atualmente de golpe militar pela historiografia clássica, que aconteceu com o clímax da Marcha da Família com Deus Pela Liberdade. Apenas um único pesquisador brasileiro, Olavo de Carvalho, já escreveu sobre a necessidade de olhar muito além da perspectiva de influência americana, chamando para um estudo sobre a influência dos países comunistas no período de Guerra Fria no Brasil. 1964 - O Brasil entre armas e livros revela como essas tensões sociais, movidas pelo medo da ameaça comunista, resultaram na entrada do exército para tentar aliviar as tensões .

De acordo com os documentos analisados, a intenção de assumir o poder em 31 de março de 1964 era apenas de apaziguar o sistema, evitar o golpe marxista e resolver a iminência da guerra civil. Por isso as forças armadas foram convocadas, praticamente intimidas a assumir o poder para restabelecer a ordem social, livrando o país dos vermelhos. Os militares não queriam assumir o poder, porém como o filme apresenta, eles decidem tomar o poder para evitar a caminhada do Brasil rumo à Havana e Nicarágua. A intervenção que deveria ser cirúrgica, acabou se estendendo por anos, já que haviam diversos grupos militares interessados no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com