TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CAPÍTULO 2: ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  23/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 9

CAPÍTULO 2: ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

2.1. Histórico da Organização

A fundação da clínica Medicar Medicina Intensiva e Cardiologia LTDA ocorreu no ano 2005, quando cinco jovens tinham em mente um sonho de oferecer bons serviços a fim de amenizar sofrimentos, com a intenção de formar um grupo que primeiro tivesse identidade própria, capacidade resolutiva, amplo conhecimento técnico e humanista numa área específica da medicina. O projeto tinha tudo para dar certo, pois estavam unidos pela amizade, parceria e confiança mútua. Aliado a esses aspectos, havia um outro grupo que buscava um serviço diferenciado e humanizado, com várias especialidades e uma parceria terceirizada aliando qualidade e presteza no exercício, e dessa maneira surgiu a parceria com o Hospital São Carlos. A Medicar presta serviços à sociedade nas mais variadas formas de atendimento em cardiologia, e foi dividida em duas unidades, um dos consultórios fica localizada na Rua Vicente Leite nº 2571, e outra mais focada na realização de exames cardiológicos e consultórios que fica localizada na Rua Araken Silva nº 243, ambas no bairro Dionísio Torres. A Cooperação entre Hospital São Carlos e a Medicar, garante a prestação de serviços por 24 horas, proporcionando todos os exames cardiológicos necessários, a fim de assegurar um tratamento adequado aos pacientes advindos da Unidade de Emergência,

7

das Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico ou Hemodinâmico, bem como as Unidades de internação (apartamentos ou enfermarias). Com os seus 17 anos de existência, a clínica Medicar se tornou referência em cardiologia, realizando os mais diversos exames na área e com as mais diversas especialidades na área cardiológica. A Medicar visa à confiança e credibilidade em toda a comunidade, e por este motivo possui em suas instalações aparelhos com a mais alta tecnologia, para atender com excelência os seus pacientes, com resultado preciso e no mais curto período, gerando credibilidade e confiança buscando sempre o mais alto padrão de atendimento.

2.2. Produtos/Serviços Prestados A clínica conta com mais de 20 cardiologistas de diferentes áreas, com atendimentos mediante marcação prévia, e as consultas podem ser realizadas pelo plano de saúde ou particular. Dispõe de médicos especializados em cirurgias vasculares, especializados em arritmia, especialistas em marca-passo. Além de ser uma clínica cardiológica, a Medicar possui psicóloga e dois neurologistas, que atendem mediante marcação prévia com a atendente. QUADRO 1: Exames cardiológicos realizados pela clínica Medicar.

EXAME DESCRIÇÃO

Ecocardiograma de stress

O Ecocardiograma com estresse consiste num exame que avalia a possível presença de lesões obstrutivas do sistema arterial coronário e a presença de musculatura viável em pacientes sabidamente cardiopatas, que pode auxiliar o seu médico na necessidade ou não de outros procedimentos mais invasivos.

Ecocardiograma ou Ecodopplercardiograma

O Ecocardiograma é um exame que mostra o tamanho do coração e permite avaliar a função do ventrículo esquerdo, determinando a atual porcentagem de bombeamento do sangue. Analisa também o funcionamento das válvulas cardíacas, diagnostica doenças congênitas do coração, além de outras doenças adquiridas ou sequelas devido a infartos prévios.

8

Ecocardiograma Trans-esofágico

O Ecocardiograma Transesofagico é um tipo de ecocardiograma em que o pequeno transdutor do equipamento é posicionado no esófago, imediatamente atrás do coração. Dado que o transdutor fica posicionado perto do coração e não sofre interferência de estruturas como a parede torácica ou os pulmões, o ecocardiograma transesofagico tem a vantagem de permitir obter imagens mais detalhadas do que o ecocardiograma transtorácico (em que o transdutor é colocado sobre a parede torácica).

Eletrocardiograma ou ECG

O Eletrocardiograma (ECG) é um registro da atividade elétrica do coração em repouso, após a colocação de dez eletrodos: dois localizados nas pernas, dois localizados nos antebraços e seis localizados na região anterior do tórax.

Eletroneuromiografia É um exame usado para identificar e avaliar alguma alteração na função do sistema nervoso periférico. Inicialmente é feita a estimulação dos nervos periféricos sensitivos e motores por meio do uso de uma corrente elétrica suportável pelo paciente, com intuito de ter uma resposta consistente do nervo, logo depois um eletrodo de agulha descartável é utilizado apenas para registro das fibras musculares. HOLTER 24 horas

A eletrocardiografia dinâmica ou HOLTER é o registro eletrocardiográfico contínuo durante um período de 24 até 48 horas, realizado durante as atividades cotidianas do paciente, e, durante o período do sono.

Looper O Looper ou Monitor de Eventos Externo é um aparelho que como o Holter, é ligado ao tórax do paciente para coletar o sinal eletrocardiográfico, o monitor é de pequeno porte de fácil manipulação.

M.A.P.A 24 horas

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, chamada de MAPA, é um método de medição automática da pressão arterial realizada através de um dispositivo colocado na cintura do paciente que infla uma bolsa de borracha, chamada

9

de manguito, instalada em seu braço. As medidas da pressão arterial são feitas a cada 15 ou 20 minutos durante o dia e a cada 20 ou 30 minutos no período da noite, sendo este processo semelhante ao realizado durante as consultas médicas. As medidas são armazenadas neste dispositivo e transferidas posteriormente a um programa de computador que permite a análise dos dados coletados.

Teste ergométrico

Esse exame consiste em submeter o paciente a uma determinada modalidade de esforço físico graduado e monitorado com eletrocardiograma (ECG), objetivando aumentar sua demanda metabólica global e em especial a demanda metabólica do coração, podendo assim avaliar, entre outras variáveis, a aptidão cardiorrespiratória global do paciente e a presença de isquemia ao músculo cardíaco. Fonte: Elaboração própria com base no site da Medicar, 2017. 2.3. Organograma Geral da Organização

FIGURA 1: Organograma da Clínica Medicar

DIRETOR

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA

SETOR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com