TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO SKYWARE EM MAXITOWN

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Carlos Alexandre Pinheiro Corrêa Montenegro        

Matrícula: 1005344

Atividade Individual: Estudo de Caso (em substituição ao Seminário)

O CASO SKYWARE EM MAXITOWN

A SkywareChemicals&Products é uma empresa que desenvolve tecnologia e fabrica produtos químicos em geral. A Skyware é dividida em três grandes unidades de negócio: produtos de limpeza, tintas e cosméticos. Alice Calderas é a CEO da empresa e recebeu do diretor de marketing Alex Bergman um estudo para a empresa entrar no mercado de Solventes Industriais. Para que o “time to Market” seja respeitado, o estudo aponta vantagens em se adquirir uma unidade de fabricação no polo industrial de Maxitown em que duas das cinco fábricas da empresa estão instaladas. Porém, existe uma alternativa de escolha de outra unidade localizada em Dunboard, a 500 km deste mesmo polo.

 Logo na primeira reunião, Alice identificou que a equipe de Joseph Vargas, o diretor de operações, estava fortemente inclinada a definir que a unidade a ser adquirida seja a de Maxitown, pois isso facilitaria o trabalho de controle da equipe, evitando deslocamentos entre a matriz da empresa e Dunboard. Além disso, a equipe de marketing estava muito interessada na aquisição da unidade de Maxitown porque isso aceleraria o processo de implantação, lhes parecia uma excelente oportunidade e garantiria que as metas da equipe para o ano fossem alcançadas de forma mais fácil.

 Alex Bergman apresentou uma análise de um case de sucesso feito pelo seu maior concorrente, a Softhell, que adquiriu uma unidade de Solventes no mesmo polo onde estava instalada e conquistou uma fatia considerável do mercado já no primeiro ano. Ele aproveitou para lembrar a todos que Michel Danjour, o atual gerente de operações da unidade de tintas da Skyware, havia sido o responsável pelo projeto de aquisição da unidade de solventes, quando ainda trabalhava na Softhell. Assim sendo, havia uma grande tendência para a aprovação imediata da aquisição da unidade de Maxitown em detrimento da de Dunboard, afinal havia uma clara chance de sucesso na visão da equipe, principalmente pelo fato de o concorrente já ter feito algo semelhante com bastante sucesso e que a pessoa responsável pela equipe de implantação agora estava na equipe da Skyware.

Alice Calderas resolveu interromper a reunião antes que uma decisão fosse tomada e solicitou algumas informações ao departamento financeiro. Após alguns dias, Alice recebeu de Charles Alban, o diretor financeiro uma recomendação para a implantação de Maxitown porque a empresa poderia aproveitar alguns investimentos em logística que tinham sido feitos quando uma expansão da unidade de tintas havia sido cancelada por conta de um período de crise. Devido a isso, todos os anos, na apresentação de resultados, Charles precisava explicar à presidência o porquê dos custos de manutenção dessa estrutura se a mesma não estava sendo utilizada, e essa, era uma ótima oportunidade de utilizar estes investimentos realizados pela empresa.

Neste momento, toda a diretoria da Skyware está reunida e precisa tomar uma decisão.

Com base no caso apresentado, responda às questões a seguir:

  1. Identifique pelo menos uma vantagem competitiva das empresas que aparecem no caso.

Vantagem competitiva da empresa Skyware:

  • Análise Organizacional (Com a CEO da empresa ALICE CALDERAS).
  • Estudo do mercado através do diretor ALEX BERGMAN (setor de marketing) para a implantação de um novo produto com um novo foco de atuação (Expansão de mercado).

Localização Maxitown

  • Centralizar seus esforços no mesmo polo industrial facilitaria o setor de operações no controle da equipe na busca de uma eficiência produtiva (metas mais fáceis), em uma ampliação do volume de produção e na minimização de gastos em virtude do novo polo estar localizado na matriz em Maxitown.

Localização Dunboard

  • No momento uma mudança de localização não seria uma vantagem competitiva para a empresa Skyware devido aos gastos, incertezas e principalmente a um exemplo da concorrência que adotou estratégia simples e muito vantajosa ao final.

Empresa SkywareChemicals&Products

  • Uma grande vantagem competitiva da empresa Softhell foi sem dúvida na área de logística, implantando uma nova unidade (expansão de mercado) no mesmo polo industrial reduzindo gastos que poderiam enfraquecer a empresa no mercado.

  1. Na Unidade 7, abordou-se a importância da Mudança Organizacional para a vantagem competitiva de uma empresa, assim, de acordo com as informações levantadas no texto, descreva qual foi o tipo de mudança vivido pela empresa SkywareChemicals&Products, conforme vimos na Unidade 7. Justifique a sua resposta. 

  • Em consoante ao exposto no texto pode-se concluir que a mudança organizacional no caso da empresa SkywareChemicals&Products seria a inovação (Expansão de mercado) com implantação de um novo produto com um novo foco de atuação modificando seu direcionamento estratégico para um novo mercado (SOLVENTES INDUSTRIAIS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com