TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Por:   •  19/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

                                                          /

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Administração

Semestre: 5º

Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária I

Professor: Henrique Reges Junior

ATIVIDADES:

Vocês deverão responder às questões abaixo e envia-las através do portfólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN virtual.

OBS: Somente as respostas enviadas pelo portfólio serão aceitas e avaliadas.

PRAZO DE ENVIO: ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA ATÉ ÀS 24 HORAS DO DIA 28/05/2021.

IMPORTANTE: Caso faça o envio dessa atividade a partir do dia 09/05/2021 até dia 28/05/2021 (último dia de envio), podem ou não ter o resultado das atividades antes da vigência das provas. Sendo assim, caso queira ter a garantia de ter o resultado de suas atividades antes das provas, deverá fazer o envio até no máximo dia 23/05/2021.  Lembrando que nessa situação o professor irá explicar o seu erro, MAS O ALUNO NÃO TERÁ DIREITO DE REENVIO/ALTERAÇÃO DE NOTA, salvo caso exista algum equívoco do professor na correção. 

ATENÇÃO - ENVIE AS QUESTÕES JUNTO COM AS RESPOSTAS.

PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 01 a 04 NO PORTIFÓLIO 01. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 5,0 PONTOS.

ATIVIDADES DAS AULAS 01 A 04

  1. Sobre Administração Financeira, podemos considerar sua definição como:  

(X) É a área de finanças voltada à concepção e a prestação de assessoria, tanto quanto a entrega de produtos financeiros a indivíduos, empresas e governos.

(  ) Diz respeito às finalidades do administrador financeiro na empresa.

( ) Desenvolve e fornece dados para medir o desempenho da empresa, e avaliar a sua posição financeira.

( ) É a arte e a ciência de administrar fundos. Ocupa-se do processo, instituições e instrumentos nas transferências de fundos entre pessoas, empresas e governos.

(  ) Todas as alternativas estão corretas.

  1. O administrador financeiro tem uma função importantíssima e complexa diante de todas as variáveis econômicas. Diante de seus fatores que descrevem esse perfil, cite as três funções e descreva sua importância e o objetivo de obtenção de resultado.

Resposta:

O administrador financeiro é um profissional que exerce as funções relacionadas à gestão das finanças corporativas, seu grande objetivo é maximizar os lucros de uma organização ao gerir os recursos, os investimentos e as receitas dela de forma eficiente. Logo, é preciso que ele tenha conhecimentos profundos sobre a realidade financeira, sendo um profissional muito estratégico para os negócios, pois participa diretamente de algumas das decisões mais importantes sobre custos e investimentos.

As funções típicas do administrador financeiro de uma empresa são: ANÁLISE, PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO; TOMADA DE DECISÕES DE INVESTIMENTOS; TOMADA DE DECISÕES DE FINANCIAMNETOS.

O  administrador financeiro tem um função importantíssima e complexa diante de todas as variáveis econômicas.

  1. Faça uma análise das autoridades monetárias e descreva o modelo de Mercado Financeiro do Brasil, descreva sua composição, as instituições que a compõem.

Resposta:

Segundo Hoki, o principal papel da autoridade monetária é o de regular e fiscalizar o mercado, e também o termo que designa entidades que estabelecem e executam as políticas monetárias para a economia. A autoridade monetária mais comum em qualquer país é o seu Banco Central. Também tem um papel estratégico, e decisório, já que é responsável por elaborar as políticas monetárias. Idealmente, elas devem ser elaboradas de maneira coerente com o escopo mais amplo das políticas econômicas, a fim de promover o desenvolvimento econômico do país na direção defendida pelo governo, ou seja, um conjunto de instituições e organizações que estabelecem normas e as executam no sentido de controlar o volume de moeda em circulação,  de meios de pagamentos e as condições de credito e de financiamento na economia.

O mercado financeiro possibilita o encontro entre investidores e tomadores, ou seja, ele dá fluxo para recursos  financeiros, em troca a empresa irá dividir os lucros com os investidores. O mercado de ações no Brasil giram em torno da B3, temos apenas uma bolsa, a qual é responsável por organizar o mercado financeiro de ações para que sejam realizadas s negociações entre aqueles que querem comprar e aqueles que querem vender. O Mercado financeiro é, por definição, um ambiente de compra e venda de valores mobiliários (ações, opções, títulos), câmbio (moedas estrangeiras) e mercadorias (ouro, produtos agrícolas). Um investimento em ações de uma empresa na bolsa de valores pode se valorizar ou desvalorizar, dependendo do interesse do mercado. As autoridades monetárias no Brasil são constituídas pelo conselho monetário nacional (CMN) responsável pela fixação das diretrizes das politicas monetária, creditícia e cambial, não é um órgão executivo, pois é presidiado pelo ministro da fazenda. Banco central do Brasil (BACEN) é um órgão executivo central do sistema financeiro nacional, fiscaliza e acompanha o cumprimento das disposições que regulam o funcionamento do (SFN) de acordo com as normas expedidas pela (CMN), e tem como missão zelar pela estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro.

Comissão de valores imobiliários (CVM), é uma autarquia vinculada ao ministério da fazenda, responsável pelo desenvolvimento, disciplina e fiscalização do mercado de valores imobiliários, exceto emitidos pelo sistema financeiro e pelo tesouro nacional. Sua principal atribuição é na regulação e fiscalização da emissão e negociação  de títulos pelas companhias abertas.

Um órgão normativo voltado ao mercado de ações e debêntures, vinculada ao governo federal, seus objetivos podem ser sintetizados em apenas um: O fortalecimento do mercado acionário.

Vale salientar algumas instituições auxiliares de regulação e fiscalização:

Banco do Brasil (BB)

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDS)

Caixa Econômica Federal ( CEF).

  1. Conceitue e descreva:
  1. Inflação

Resposta:

É um termo utilizado na área da economia que representa um aumento contínuo e generalizado dos preços de bens e serviços em um sistema econômico, e é representada normalmente através de uma porcentagem (%), que indica a variação dos preços de todos os produtos ofertados no mercado.

Segundo Hoji, a inflação pode ser definida de forma simples, como aumento generalizado  de valores, o que provoca a redução do poder aquisitivo da moeda, isto é, com a mesma quantidade de produtos e serviços.

Existem quatro tipos de inflação:

Inflação de demanda: é caracterizada pelo excesso de demanda em relação à oferta. Esse tipo de inflação ocorre principalmente quando existe um aumento no poder aquisitivo dos cidadãos que não é acompanhado pelo mercado, ou seja, quando não existe disponibilidade suficiente de bens para atender a demanda de compra da população.

Inflação de custos: esse tipo de inflação costuma acontecer quando existe um aumento no custo da matéria-prima utilizada para a produção de um determinado produto. Quando isso acontece, é comum que esse aumento seja repassado aos consumidores através da elevação do valor do produto final colocado no mercado.

Inflação inercial: também é conhecida como inflação psicológica, porque não é causada necessariamente por uma alteração na demanda ou oferta. Muitas vezes acontece porque as pessoas acreditam que a subida dos preços vai continuar. Pode ocorrer após longos períodos de inflação, quando o mercado econômico e os comerciantes elevam os preços por acreditar que a inflação ainda está em níveis elevados. Entretanto, esse aumento de preços feito de forma antecipada tem como consequência mais aumento da inflação.

Inflação estrutural: é parecida com a inflação de custos, mas a subida de preço acontece por uma falta de eficiência das infraestruturas envolvidas no processo de produção de um tipo econômico específico.

Há alguns aspectos que causam inflação: Como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração, o aumento da emissão de papel-moeda pelo governo para cobrir os gastos do Estado. Quando isso acontece, há um maior volume de dinheiro em circulação no mercado, mas não houve criação de riqueza ou aumento de produção. Nestes casos, é exigida maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade de produto, resultando em inflação.

Há também os índices de inflação:

IGP-DI ( índice geral de preços- disponibilidade interna)

IGP-M (índice geral de preços de mercado)

INPC-IBGE ( índice nacional de preços ao consumidor da FIBGE)

IPCA ( índice nacional de preços ao consumidor amplo da FIBGE)

IPC- FIPE ( índice de preço ao consumidor da FIPE)

ICV-DIEESE ( índice do custo de vida do DIEESE).

  1. Juros

Resposta:

 A taxa de juros tem o objetivo de aplicar um determinado percentual em um capital, seja ele quando é aplicado em uma poupança ou fundo, ou até mesmo em um empréstimo adquirido por um individuo em uma instituição financeira.

Os juros também podem ser denominados como, rendimento que se obtém quando se empresta dinheiro por um determinado período. Os juros são para o credor (aquele que tem algo a receber) uma compensação pelo tempo que ficará sem utilizar o dinheiro emprestado. Os juros são índices utilizados na área econômica e financeira para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito.

  1. A Definição de Finanças pode ser citada da seguinte forma:

(  ) É a área de finanças voltada à concepção e a prestação de assessoria, tanto quanto a entrega de produtos financeiros a indivíduos, empresas e governos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com