TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Por:   •  21/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                      CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.                                                                      • Procure sempre abrir o arquivo enviado, para certificar que enviou corretamente.

Atividades das aulas 01- 02- 03 e 04 – enviar no portfólio 01

01. Faça a leitura da aula 1 e após responda: Qual a importância estudar a TGA (Teoria Geral da Administração). (0,75)

A TGA constitui o conjunto de conhecimentos, ensinamentos, normas e princípios prescritos pelas diferentes abordagens administrativas.

A necessidade de conhecer melhor o pensamento administrativo, os papéis dos gestores e os princípios de administração.

É um fator pilar para o sucesso faz com que você tenha noção dentro da empresa para tomar iniciativas fazer planejamentos.

As teorias administrativas servem como norte orientador ao gestor, para que possa entender esse funcionamento, uma oportunidade para tirar proveito dos ensinamentos das escolas de administração e não cometer os erros do passado.

02. Explique com suas palavras a escolas de relações Humanas e a Teoria Contingencial. (1,0)

 Teoria da Relações Humanas.  o trabalhador era tratado de maneira mecânica, seguindo os preceitos da Teoria Clássica. Com as novas teorias, o foco mudou e o trabalhador passou a ser visto com uma importância mais social.

Teoria contingencial busca estudar a organização e sua administração, considerando seu tempo, sua estrutura, sua realidade, seus valores e ambiente. O fato do ambiente externo ser o responsável pelas modificações de estruturação e organização de uma empresa. Ela também foca na tecnologia como um alicerce que influencia os resultados da empresa. Partindo desse pressuposto, a empresa deve ser ajustada e adaptada ao ambiente e à tecnologia, da mesma forma que seus processos regulamentadores, como meio de se manter ativa e eficiente.

03. O modelo de Administração Científica de Taylor é o marco da aplicação de métodos científicos nas indústrias. O que preconizava o modelo de Taylor? Quais eram seus objetivos? (mínimo 5 linhas) (0,75)

O modelo de Taylor preconizava a eficiência e a produtividade da produção. Foi uma teoria limitada aos aspectos internos e voltada à produção. Contudo, essas limitações não tiram o mérito na tentativa de buscar a melhoria das condições de trabalho e a melhoria dos resultados industriais e empresariais. Taylor acreditava que com métodos científicos, calculados, racionais, sempre seria melhor forma de fazer uma tarefa e que alterações na maneira de fazer um trabalho poderiam aumentar a produtividade. A forma de produzir carecia de sistematização de métodos de trabalho, padronização de ferramentas, determinação de tempo padrão para a realização das tarefas, estabelecimento dos papéis dos gestores e dos operários

04. Após a leitura da aula 3, faça uma analise com suas palavras do que mudou na administração após o modelo da Teoria Clássica de Administração de Henri Fayol. Mínimo 5 linhas. (0,75 ponto)

 Henri Fayol mostrou ao administrador como ampliar a sua visão sobre o funcionamento da empresa a criou um modelo de organização que possibilitasse a gestão satisfatória de uma empresa. Taylor tinha uma visão da fábrica do chão para cima e Fayol olhou a empresa de cima para baixo. Fayol adotou os princípios da administração cientifica. Esses princípios são úteis para estruturar qualquer organização. Fayol era obcecado pelo comando dividia tarefas e funções para cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com