TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: FATORES QUE INFLUENCIAM O CONSUMIDOR

Por:   •  14/2/2018  •  Artigo  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 6

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: FATORES QUE INFLUENCIAM O CONSUMIDOR.

KEROLAINY, Andressa [1] QUEIROZ, Beatriz [2] CARVALHO, Luana [3] TAVARES, Rebecca [4] REIS, Yasmin [5] CRISTINA, Suelânia[6]

RESUMO

Objetivo geral do conteúdo é o estudo do comportamento do consumidor, buscando entender mais a ligação do homem com o mercado, onde tem o foco maior nos tais objetivos específicos: a) levantar principais conceitos; b) tipos de envolvimento com o meio. A análise tem importância não apenas pela indispensabilidade da compreensão de clientes e consumidores de forma geral, mas também pela parte principal dessa variável no comportamento dos indivíduos. Conforme o grau e a forma de envolvimento, consumidores diferem nos seus métodos de decisões, tendo a quantidade de informações suficientes para a decisão e como proceder das informações. Buscar um meio de ganhar mais visibilidade e atrair consumidores deixou de ser apenas um diferencial, se tornando item de primeira necessidade para que as empresas continuem firmes e fortes para poderem continuar no meio atraindo condições de forma positiva para o seu determinado consumidor. Portanto, para alcançar este feito é essencial saber o que direciona o comportamento do consumidor e conforme as informações imprescindíveis, investigar o que leva o cliente a não querer um produto. Sabendo de forma certa o comportamento dos seus determinados clientes, a empresa conseguirá adiantar as principais tendências, de forma a atrair e reter os consumidores, criando campanhas publicitárias de alto nível e seguindo com mais foco para administrar as ações de marketing e tomar decisões coerentes. Para compreender melhor sobre o comportamento do consumidor, é necessário primeiro imaginar a sua jornada. Em segundo, é bastante importante dar ênfase nos elementos que o influenciam sendo esses o social, pessoal, cultural, psicológico, econômico, medos e necessidades. Sendo direcionada a pesquisa nessas principais condições comportamentais do consumidor, buscando assimilar sua linha de conduta. O conteúdo foi baseado na metodologia de pesquisa em livros e sites.

Palavra-Chave: Comportamento, Consumidor, Fatores, Influência.

  1. INTRODUÇÃO.


Conhecendo o comportamento dos seus clientes, sua empresa conseguirá antecipar as principais tendências, atrair e reter os consumidores, elaborar melhores campanhas publicitárias e agir com mais embasamento para gerenciar as ações de marketing e tomar decisões. Devido à extensão que o mercado está seguindo, ele se torna cada vez mais competitivo, buscar um meio de ganhar mais visibilidade e atrair consumidores deixou de ser apenas um diferencial, se tornando item de primeira necessidade para que as empresas continuem firmes e fortes para poderem continuar no meio atraindo condições de forma positiva para o seu determinado consumidor.   Portanto, para alcançar este feito é essencial saber o que direciona o comportamento do consumidor e conforme as informações imprescindíveis, investigar o que leva o cliente a não querer um produto. Sabendo de forma certa o comportamento dos seus determinados clientes, a empresa conseguirá adiantar as principais tendências, de forma a atrair e reter os consumidores, criando campanhas publicitárias de alto nível e seguindo com mais foco para administrar as ações de marketing e tomar decisões coerentes

2 – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.

O comportamento do consumidor é caracterizado pelas atividades mentais e emocionais na hora em que vai ocorrer a compra ou do uso de serviço. Assim misturando a Sociologia, Psicologia e Economia para entender como funciona a forma de decisão do comprador, estudando as características dos consumidores para entender os desejos do consumidor.

3 - FATORES QUE INFLUENCIAM O CONSUMIDOR.

Quando uma empresa conhece o que atraí nos seus clientes, fica mais fácil para o desenvolvimento, assim ela irá conseguir elaborar campanhas publicitárias mais chamativas e agir com mais foco no marketing.

Mas para entender os clientes, a empresa precisa saber os fatores que podem influenciar os mesmos de realizarem as compras.

3.1- Fator Social: Determinados fatores como os grupos de referência, família, amigos, papéis sociais e status exercem alto grau de influência sobre as pessoas.

Segundo o site Administradores, entende-se que:

Do ponto de vista de marketing os grupos de referência servem como marco para atitudes ou comportamentos específicos para indivíduos nas suas compras ou decisões de compra, permitindo que pessoas ou grupos sirvam como ponto de comparação.

Uma pessoa participa de muitos grupos e a posição dessa pessoa em cada grupo pode ser definida em termos de papéis e status. Dependendo da atividade que uma pessoa possui ou desenvolva ela possui mais status que outras, sendo assim as pessoas escolhem produtos que comunicam seus papéis e status na sociedade.

3.2 – Fator Pessoal: As necessidades dos consumidores e a capacidade de satisfazer essas necessidades mudam de acordo com as influências, mas a pesar de suas limitações, o ciclo de vida pessoal é um ponto de partida útil para identificar de que maneira as necessidades mudam, para assim, utilizar disso como boas influências no processo de compra.

Segundo o site MindMiners, explica-se que os consumidores:

Não necessariamente pessoas que sejam de determinado grupo social e cultural terão os mesmos comportamentos de consumo, pois isso varia de indivíduo para indivíduo, dependendo, sobretudo, do seu papel pessoal.

Ou seja, tudo depende do modo de vida da pessoa, assim explica o que a pessoa consume de acordo com a influência em que ela vive nos dias e com as pessoas.

3.3 - Fator Cultural: O entendimento de várias culturas contribui para o sucesso no alcance da audiência de determinados públicos. Dependendo do gosto musical, da religião, identidade nacional, dentre outros aspectos que dizem respeito à formação cultural de um indivíduo, é possível saber se um produto ou serviço terá chances de aceitação pelo grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com