TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: Estudo de caso comparativo entre escolas públicas e privada em Bequimão-MA

Por:   •  20/7/2020  •  Monografia  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: um estudo de caso comparativo entre escolas públicas e privada em Bequimão-MA

Mariana Cantanhede Araujo

Livia Ambas

Resumo

O presente artigo tem por finalidade comparar o comprometimento organizacional existente nas escolas públicas e privadas do municipio de Bequimão-MA. Em premissa, analisou-se a idiossincrasia de três gestores quanto ao comprometimento organizacional dos mesmos. No mesmo contexto, identificou-se o modelo de gestão usada por cada um deles. O estudo trata-se de uma pesquisa de caráter exploratória, bibliográfica e estudo de caso, realizado em três Escolas (duas públicas, uma fundamental maior e outro ensino Médio, a outra privada, ensino fundamental) no municipio de Bequião-MA. O modelo teórico utilizado foi Meyer e Allen (1991). Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento desenvolvido por Mayer et al (1993), traduzido e utilizado por Medeiros (2003). Os dados foram analisados de modo quantitativo e qualitativo. O principal resultado é que não existem diferenças significativas entre as escolas citadas quanto ao modelo de gestão, pois todas elas usam o modelo de gestão democrática. E algumas das estratégias para tornar o servidor mais comprometidos são: gestão democrática e participativa, melhor remuneração, melhoria na infraestrutura, valorização das pessoas, incentivo a capacitação e oportunidade de crescimento na organização

Palavras - Chave: Aspectos motivadores. Gestor/colaborador. Motivação. Coprometiento

Abstract

This article aims to compare or compromise the existing organization in public and private schools of Bequimão-MA. On the premise, analyze an idiosyncrasy of three managers regarding their organizational commitment. In the same context, the management model used by each one of them was identified. The study deals with an exploratory research, bibliographic and case study, carried out in three schools (two public, one major and another high school, another particular, elementary school) in the municipality of Bequião-MA.The theoretical model used was Meyer and Allen (1991). For a data collection used by the instrument developed by Mayer et al (1993), translated and used by Medeiros (2003). Data were analyzed quantitatively and qualitatively. The main result is that there are no significant differences between the aforementioned schools in management, as they all use the model management approach. Some of the strategies to make the server more committed are: democratic and participative management, better remuneration, infrastructure improvement, people appreciation, empowerment and growth opportunity in the organization.

Key- words: Motivating aspects. Manager / employee. Motivation. Coprometiento

  1. INTRODUÇÃO

O contexto atual exige cada vez mais que as organizações se modernizem, no sentido de enfrentar as mudanças e desafios que surgem em todos os setores. Dessa forma, pessoas que realizam seu trabalho com afinco e prazer, que sejam produtivas e dedicadas; que sejam comprometidas com o trabalho, com a carreira e, principalmente, com a organização; que busquem realizar a missão organizacional, que coloquem o cliente como prioridade e que construam um ambiente de trabalho saudável e bem-sucedido.

 Esse é o desejo de qualquer organização, seja ela pública ou privada, pequena ou grande. Reter pessoas comprometidas que sejam capazes de fazer do seu trabalho uma atividade transformadora para organização, para vida e para a sociedade.

Comumente isso acontece porque, o comprometimento organizacional atual busca atrelar as necessidades tanto das escolas públicas quanto privadas de atualizarem-se para que as mesmas possam se inserirem ao contexto moderno de uma escola democrática.

Diante das intempéries do mercado, um fator que permanece em evidencia é a importância do comprometimento dos funcionários à empresa na qual trabalha independente que seja pública ou privada. Portanto, buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: existe diferença e comprometimento dos contratados e efetivos de escolas públicas (municipais/ estaduais), e privadas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com