TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO NO ESPAÇO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA/MG

Por:   •  6/7/2019  •  Resenha  •  8.796 Palavras (36 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 36

MOTIVAÇÃO NO ESPAÇO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA/MG

                                                                          Valéria Aranda Martins ¹

RESUMO

O presente estudo teve por objetivo identificar os fatores que influenciam na motivação no trabalho dos lotados na rede de saúde do município de Ipatinga. Serão apresentados no corpo do trabalho a situação problema, a justificativa e os métodos que foram utilizados dentro do ambiente organizacional, com o objetivo de identificar os possíveis fatores que influenciam na motivação ou na desmotivação dos servidores desse órgão. Serão abordadas as teorias motivacionais para uma melhor compreensão do que realmente é a motivação e sua contribuição para a análise da pesquisa. O Método da pesquisa foi qualitativa, sendo utilizada a análise de conteúdo das falas dos entrevistados para a interpretação e análise dessas falas Com este estudo foi possível identificar os fatores que mais influenciam na motivação dos servidores, tais como a estabilidade, remuneração, o relacionamento interpessoal e também foi possível constatar os que mais causam insatisfação ente eles, como por exemplo, a estrutura física insalubre e inadequada para realização das tarefas cotidianas.

Palavras-chave: Motivação, desmotivação, necessidades, servidores e clima organizacional.

ABSTRACT

The objective of this study was to identify the factors that influence motivation in the work of the crowds in the health network of the city of Ipatinga. The problem situation, the justification and the methods that were used within the organizational environment will be presented in the body of the work, with the objective of identifying the possible factors that influence the motivation or the demotivation of the employees of this organ. The motivational theories will be approached for a better understanding of what motivation really is and its contribution to the research analysis. The method of the research was qualitative, being used the content analysis of the interviewees' speeches for the interpretation and analysis of these statements With this study it was possible to identify the factors that most influence the motivation of the servers, such as stability, remuneration, interpersonal relationship and it was also possible to verify the ones that cause the most dissatisfaction among them, such as the unhealthy and inadequate physical structure to perform everyday tasks.

Keywords: Motivation, demotivation, requirements, servers and organizational climate.

  1. INTRODUÇÃO

Uma organização seja ela pública ou privada é composta por um sistema que além de envolver recursos financeiros, materiais, tecnológicos, envolvem também as pessoas, antes tratadas apenas como recursos, hoje em dia elas são consideradas os ativos mais importantes das organizações.

Também a Gestão com Pessoas vem assumindo um papel estratégico de extrema importância dentro das organizações sejam elas públicas ou privadas, pois além de cuidar da remuneração, da avaliação, do treinamento, dentre outros processos gerenciais, essa gestão encarrega-se também de motivar seus funcionários com o intuito de comprometê-los junto à organização, prestando dessa forma, um serviço de qualidade.

         Satisfação ou insatisfação são elementos importantes para desencadear o processo de motivação num determinado indivíduo, induzindo nele uma reação positiva ou negativa. Algumas teorias da motivação deixam claro que deve haver um estímulo para que o trabalhador realize suas atividades (BERGAMINI, 1990). Fatores internos e externos ao ser humano se completam para formar o ciclo motivacional.

Segundo Ferro (2008) ao observar o cotidiano organizacional de órgãos públicos, percebe-se que alguns servidores são atenciosos, rápidos, eficientes. Outros, porém, parecem irritados, mal humorados, dispersos, chegando até o nível da indelicadeza ao atender os usuários, em suma estão insatisfeitos e desmotivados com seu trabalho. O mesmo autor afirma que seja por consequência da apatia e da alienação que o serviço público pode gerar com o tempo de serviço, ou seja, pela falta de estímulos de tarefas desafiadoras, deste modo a falta desses fatores poderá ocasionar uma má qualidade na prestação dos serviços à sociedade.

A administração pública depois da reforma gerencial do Estado, segundo Pereira (2010), começou a preocupar-se com a busca da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados a população em geral.

Na busca pelo diferencial do serviço público prestado à comunidade - usuários, há alguns fatores que motivam as pessoas e as levam a comprometerem-se com a organização, infere-se que cabe aos gestores públicos identificarem esses fatores, pois fica claro que a motivação está diretamente ligada à qualidade dos serviços. Se os gestores públicos descobrirem quais são esses fatores ficará claro quais são as possíveis necessidades advindas dos servidores, o que possibilitará ofertar aos servidores ferramentas ou instrumentos que satisfaçam estas necessidades para assim, as pessoas sentirem-se valorizado levando-as à prestação de um serviço significativo independente do cargo que ocupem.

Da importância sobre a motivação e o que ela pode gerar para o servidor e para a qualidade do serviço público levanta-se a questão problema da pesquisa: Quais os fatores que geram a motivação e a desmotivação os servidores da rede de saúde do município de Ipatinga? Para responder essa questão a pesquisa tem por objetivo geral: “Identificar os fatores que influenciam na motivação e desmotivação dos servidores públicos Do setor de saúde Municipal tendo como escopo subsidiar a Gestão na tomada de decisão quanto à melhoria do clima organizacional e satisfação dos servidores.” E seus objetivos específicos são: identificar os fatores que mais contribuem para a motivação e desmotivação dos servidores incidindo diretamente na satisfação; sugerir medidas que auxiliem os gestores da organização a motivar os

   Servidores, fruto das manifestações destes; subsidiar estes gestores na tomada de decisão quanto à melhoria do clima organizacional e satisfação dos servidores.

A justificativa deste trabalho fundamenta-se, que para ter qualidade nos serviços prestados, os servidores devem estar motivados na realização de suas tarefas. Um dos fatores mais relevantes para o desenvolvimento deste estudo é o fato de que os gestores das organizações públicas devem ter um maior conhecimento a respeito dos fatores motivacionais que geram a satisfação ou a insatisfação dos servidores no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.4 Kb)   pdf (276.7 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com