TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE CONCRETO

Por:   •  22/9/2015  •  Monografia  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 7

APS

VISITA TÉCNICA 

CONCREFORTY

RESUMO

Nós alunos do curso de Engenharia Civil tivemos a oportunidade de visitar a concreteira Concreforty para conhecermos os procedimentos e as etapas para a mistura do concreto, que é composto de vários agregados, como água, cimento e aditivos, vimos também que sempre procuram seguir as especificações corretas e as normas para evitar impurezas ou qualquer tipo de agressor ao concreto e com para evitar problemas futuramente. Na visita vimos todo o processo de fabricação, constituição, transporte, traço, resistência. Além disso, a visita em campo serviu para mostrar o quanto se torna importante, o nosso concreto ser feito por uma empresa especializada, pois a mesma segue as normas e possui todo um equipamento apropriado para a realização da mistura.

INTRODUÇÃO

CONCEITO DE CONCRETO: Trata-se do material de construção civil composto pela mistura correta e adequada de Cimento Portland, água, agregados miúdos e graúdos, bem como de aditivo(s) químico(s) tendo em vista as necessidades peculiares de cada obra a ser atendida. Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico. No preparo do concreto, um ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar. A relação entre o peso da água e do cimento utilizados na dosagem, é chamada de fator água/cimento (a/c). O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto. A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço, sendo que podemos obter concretos com características especiais, ao acrescentarmos à mistura, aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adições. Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT), a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessários à elaboração do traço (massa específica, granulometria etc.)

SOBRE A CONCRETEIRA

A concreteira Concreforty trabalha com concreto usinado, com vários tipos de serviços, sendo alguns deles:

Construção Geral: Para Construtoras de médio a grande porte, que controlam grande quantidade de obras simultaneamente e em localidades diversas, oferecem tanto o serviço de concretagem convencional como também a diferenciada, feita com concretos especiais. 

Construção em Canteiros: Segundo eles para a comodidade do cliente, fazendo a instalação de um canteiro de concreto dentro da obra do cliente, incluindo todo o maquinário, matéria-prima e mão-de-obra, ficando ali à disposição do cliente por tempo integral.

O serviço proporciona não só comodidade, como também exclusividade, disponibilidade. A Concreforty estrutura o projeto, disponibiliza todo o material e a mão-de-obra à disposição do cliente e faz o acompanhamento técnico durante todo o processo. Ao contratar todo o serviço de uma só vez e em um só lugar, buscando sempre um concreto de qualidade, além do suporte de profissionais capacitados, cumprindo assim com todas as etapas da obra.

Observamos que a concreteira utiliza dois tipos de brita, a brita 1 e a brita 0, ela é selecionada de acordo com a finalidade do concreto, podemos utilizar até mesmo os dois tipos de britas, ou apenas um tipo.
As britas ficam sempre úmidas, este processo é feito para que durante o processo de concretagem ela não absorva tanta agua.

Estoque de brita (1 e 0 umedecidas) e areia

TESTES DE CONCRETO

SLUMP-TEST

O Slump Test é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto em seu estado "plástico" buscando medir sua consistência. Esta trabalhabilidade deve ser adequada em cada situação de concretagem sendo fundamental para a obtenção de um produto final de qualidade. Segundo o American Concrete Institute - ACI 116R-90 -, a trabalhabilidade é uma propriedade do concreto recém misturado que determina a facilidade e a homogeneidade com a qual o material pode ser misturado, lançado, adensado e acabado. Quanto mais seco o concreto estiver, menor será o seu abatimento", devido ao seu nível de trabalhabilidade para ser moldado. E quanto mais fluído, maior será o valor de seu abatimento. Todo o procedimento desse ensaio é normalizado e está descrito na NBR NM 67. (Norma brasileira da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Os procedimento para a execução do slump test:
coletar a amostra de concreto; 
colocar a fôrma tronco-cônica sobre uma placa metálica bem nivelada e apoiar os pés sobre as abas inferiores do cone; 
preencher o cone com a primeira camada de concreto e aplicar 25 golpes com a haste de socamento, atingindo a parte inferior do cone; 
preencher com mais duas camadas, cada uma golpeada 25 vezes e sem penetrar a camada inferior;
após a compactação da última camada, retirar o excesso de concreto, alisar a superfície com uma régua metálica e em seguida retirar o cone; 
colocar a haste sobre o cone invertido e medir o abatimento (a distância entre o topo do molde e o ponto médio da altura do tronco de concreto moldado). 
A medida máxima e mínima do abatimento é definida pelo calculista, em função das propriedades desejadas de trabalhabilidade.


CORPO DE PROVA

Os corpos de prova que são retirados dos carros betoneira que saem da indústria vão para um processo de cura e ensaios para ser determinada a resistência.
Esses corpos de prova são levados a um tanque e cada corpo de prova possui uma etiqueta discriminando o dia do concreto, o dia em que tem q ser feito o processo de prensa (compressão) para saber a resistência. São feitos três corpos de prova, um o teste é feito no sétimo dia, este deve alcançar 70% da resistência em que se espera para aquele concreto.
Os outros dois corpos de prova são feitos aos 28 dias, aonde deve-se alcançar os 100% ou próximo disso. Antes que esses corpos de prova sejam colocados à prensa (compressão), eles passam por uma retifica (nivelamento das bases superiores e inferiores).
Os corpos de prova têm que ir ao processo de prensa com dimensões aproximadas de 10 cm de diâmetro e 20 cm de altura, pois o sistema adota essas dimensões no calculo da resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com