TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO PARA ALIMENTOS SEM GLÚTEN

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 o teste de conceito para alimentos sem gluten 5

2.1.1 METODOLOGIA 6

3 Apresentação E Discussão Dos Resultados 7

3.1 Perfil dos consumidores 7

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Retirar o glúten da dieta está na moda, mas você sabe os benefícios que uma alimentação sem esta substância pode trazer? O glúten é uma proteína presente na farinha de trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Ela provoca inflamações que podem gerar inchaço, dores articulares e indisposição. Retirar a substância do cardápio elimina estes problemas e ainda ajuda na perda de peso.

De acordo com dados da Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil), estima-se que o número de portadores de doença celíaca no Brasil chegue a dois milhões, a grande maioria sem diagnóstico correto. Pensando nestes números, resolvemos fazer a introdução do fornecimento da comida sem glúten. A ideia é atender portadores de doença celíaca, os que apresentam alguma sensibilidade a esta proteína e as pessoas que escolherem por uma alimentação saudável e estão à procura da boa forma.

O objetivo do trabalho que está sendo apresentado é mostrar através de uma pesquisa de mercado bem elaborada qual vai ser a aceitação deste cardápio e se realmente a empresa Ômega vai conseguir alavancar as suas vendas neste ramo, assim conseguindo se estabilizar.

Buscamos identificar a atual situação e aceitação deste novo cardápio e identificar as regiões onde teremos mais sucesso com este novo produto.

2 DESENVOLVIMENTO

Há milhões de anos nossos ancestrais não consumiam e nem sabiam o que era glúten, mas, ao longo dos anos, foram surgindo às modificações genéticas nos alimentos, como no trigo que sofreu este processo para sua melhor produtividade. Com tantas mudanças que ocorreram na alimentação, má qualidade de vida, alguns alimentos que eram considerados saudáveis hoje se tornam vilões e são retirados do cardápio, embora vários casos sejam adquiridos por predisposição genética. Devido a tantas mudanças, surge também o aumento das alergias e intolerâncias que se tornaram um problema mundial.

O conhecimento do cenário da doença celíaca no País se justifica pela necessidade de fundamentar as ações de alimentação e nutrição ancorada no conceito de alimentação saudável com ênfase na dieta isenta de glúten.

O Glúten consiste em uma mistura de proteínas presentes no endosperma de alguns tipos de grãos de cereais sendo estas proteínas classificadas em dois grupos, as prolaminas e as gluteninas. É constituído por cerca de 75% proteína, 15% de carboidratos, 6% de lipídeos e 0,8% de minerais. Hoje em dia, o numero de pessoas com intolerância ao glúten tem vindo a aumentar e, neste sentido, a indústria alimentar tem demonstrado uma maior preocupação em produzir alimentos que possam ser consumidos em segurança por este grupo de consumidores.

Buscamos identificar a atual situação e aceitação deste novo cardápio e identificar as regiões onde teremos mais sucesso, elaboramos uma pesquisa, para que com os dados desta possamos comprovar ao Gerente de Produção da Empresa Ômega que esta nova linha de alimentação vai ser um sucesso nas vendas.

2.1 O TESTE DE CONCEITO PARA ALIMENTOS SEM GLUTEN

A indústria alimentícia passa por intensa competitividade e evolução, o que demanda desenvolvimento de novos produtos. No entanto, para o sucesso de um novo produto, faz-se necessário a identificação precisa das necessidades dos clientes para que este novo produto tenha aceitação no mercado. Por isso, este estudo visa realizar o este do conceito de uma alimentação sem glúten.

Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contem certo grau de incerteza, tanto das informações em que está baseado, quanto das suas consequências. Por isso, é necessário que haja uma pesquisa de mercado bem feita.

A Omega busca diariamente um novo conceito em alimentação. A empresa produz refeições tanto na sede própria do cliente como oferece a opção de alimentação transportada dentro dos princípios e padrões de qualidade de alimentação coletiva, tendo em vista a grande quantidade de pessoas com problemas de saúde causados pela alimentação, neste caso a intolerância ao glúten, bem como a quantidade de pessoas que vem buscando a boa forma, a empresa Omega deseja lançar um alinha de alimentação sem glúten e para isso vamos elaborar a pesquisa para que a empresa tenha a certeza que esta no caminho certo dos negócios.

O Grupo JLJ é um grupo empresarial formado por marcas sólidas que atuan nas áreas de Alimentação Escolar, Empresarial e Hospitalar, com mais de 30 anos de atuação no mercado, o grupo é marcado pela credibilidade, qualidade e segurança nos serviços oferecidos aos seus clientes. A Empresa Omega pertence ao Grupo JLJ. (http://www.jljempresas.com.br/)

2.1.1 METODOLOGIA

Este trabalho, em que foi realizado o teste do conceito de um novo produto, se caracteriza por ser uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e natureza aplicada. Como procedimento técnico, este trabalho realizou uma pesquisa de levantamento com o auxilio de questionário estruturado utilizando a pesquisa. O questionário aplicado possui perguntas fechadas, que possibilitavam apenas uma interpretação, além das instruções que felicitavam o preenchimento do mesmo.

A pesquisa de mercado é a ligação entre o cliente e o empreendimento. Desta forma, é uma ferramenta que faz com que a voz do consumidor seja ouvida, dando ao investidor a oportunidade de conhecer a percepção que o publico em geral tem de seu negócio, apontando acertos e falhas, mostrando o que faz com que o publico se aproxime ou se afaste de que esta sendo oferecido. (http://blog.egestor.com.br)

Para isso os pesquisados serão os clientes da empresa Omega os colaboradores, alunos e pacientes destes clientes, também possíveis novos clientes para esta nova linha de produtos.

3 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

3.1 PERFIL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com