TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITUANDO A ANTROPOLOGIA

Por:   •  12/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITUANDO A ANTROPOLOGIA

No artigo de Ronaldo A Lidório conceitua basicamente que a antropologia engloba a cultura e com isso o homem, para ser estudado como ciência há a necessidade de uma boa base desses conceitos.

No século XIX surge a teoria do evolucionismo que passa a observar e analisar a evolução do homem a partir da cultura, desde então foram surgindo diversas teorias e pensamentos filosóficos à cerca do homem e sua cultura. Com o decorrer do tempo as teorias foram contrapondo-se umas às outras como por exemplo O Funcionalismo que contrapôs às teorias da época e propôs a compreensão e estudo da cultura a partir de um ciclo de valores que definem uma sociedade (língua, atividades de subsistência etc) fazem parte de um todo que pode ser entendido como cultura.

A ciência antropológica nasce há muitos séculos com o questionamento: porque homens semelhantes em contextos semelhantes geram culturas tão distintas? Com base nisso foram surgindo diversas indagações acerca das linhas de parentesco em diferentes civilizações e estes exemplos demonstraram métodos antropológicos de observação e interpretação das raízes e valores culturais em diferentes contextos humanos. Portanto, Antropologia poderia ser introdutoriamente conceituada como “o resultado da aglutinação histórica de impressões, fatos e ideias sobre a identidade do homem disperso em seus diferentes ajuntamentos sociais”.

Tornou-se necessária a existência de uma área específica para o estudo do homem, suas interações sociais, herança histórica e identidade comunitária. Surgia a Antropologia que mais tarde viria a se desmembrar em Aplicada, Cultural, Etnologia, Fenomenologia e diversas outras estruturas de pesquisa e conhecimento do desenvolvimento humano em seu contexto social.

As culturas eram definidas de acordo com os espaços geográficos, mas foi-se observando que grupos de mesmo território haviam desenvolvido culturas distintas, em 1920 foi desenvolvido um estudo antropológico para analise da cultura por meio das ideias e não do ambiente. De acordo com Paul Hiebert conceituar cultura como “os sistemas mais ou menos integrados de ideias, sentimentos, valores e seus padrões associados de comportamento e produtos, compartilhados por um grupo de pessoas que organiza e regulamenta o que pensa, sente e faz”

O homem, e a célula menor no conceito antropológico geral e cultural, mas também é o agente transformador. Desta forma pode-se distinguir o homem dos demais agentes da natureza, em termos culturais por “sua capacidade de transmitir sua história à geração vindoura, avaliá-la de acordo com seus atuais princípios e desejos, e recriá-la à luz de suas expectativas”, a fonte da diversidade cultural passou a ser o homem e seu pensamento, não o ambiente e imposições geográficas.

Conclusão: como visto no início do artigo, para conceituarmos Antropologia é necessário sabermos os conceitos básicos de cultura e do homem para ser possível o entendimento sobre este assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com