TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE ORÇAMENTÁRIO NO PROCESSO DE GESTÃO.

Por:   •  19/10/2018  •  Artigo  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 4

Acadêmico: Jeyson Vieira

Professor - WALTER VICENTE GOMES FILHO

Faculdade Energia

Turma – Orçamento Empresarial 02/10/2018

RESUMO:

Artigo: CONTROLE ORÇAMENTÁRIO NO PROCESSO DE GESTÃO.

1 INTRODUÇÃO 

 

O controle orçamentário funciona como uma ferramenta que os gerentes podem utilizar para conseguirem monitorar periodicamente o progresso da empresa, comparando os resultados reais com os resultados planejados, ou seja, permite à administração ou à gerência conhecer os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar as tarefas necessárias para que os resultados esperados pela organização sejam atingidos e os possíveis desvios existentes sejam analisados, avaliados e solucionados. O orçamento é um valioso instrumento de controle das operações e planejamento da empresa, qualquer que seja o seu ramo de atividade, porte ou natureza, pois prevê o investimento e determina o futuro da empresa e dos funcionários.

O maior objetivo do controle orçamentário é atender com eficiência todas as vendas, minimizando os custos com matéria-prima, estoques e produtos acabados.

 

2 CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

 

Em uma empresa nem sempre é possível seguir o caminho que foi traçado para ela, pois o mercado muda constantemente, fazendo com que as empresas se ajustem às mudanças ocorridas se não puderem controla-las. Por isso, o orçamento, também chamado de plano anual de resultados, é importante para o sucesso de qualquer empresa, principalmente as indústrias, pois visa cobrir suas operações durante um determinado período. Este controle orçamentário tem o seu início nas metas ou objetivos que a empresa visa alcançar, passando pela análise de pontos fortes e limitações da organização, buscando alocar de maneira mais eficiente os recursos que esta possui, para aproveitar as oportunidades no meio ambiente, trazendo com isso um retorno satisfatório para os recursos empregados.

3 ORÇAMENTO DE VENDAS

A finalidade de um orçamento de vendas é determinar qual a quantidade e o valor dos produtos a serem vendidos, além de calcular os impostos sobre estas vendas. Segundo Roggia (2010), “o orçamento de vendas constitui um plano das empresas, para determinado período de tempo. Sua função principal é a determinação do nível de atividades futuras da empresa”.

O controle orçamentário requer uma discussão dos objetivos em todos os níveis da organização, o que gera um crescimento na integração e no comprometimento por parte dos colaboradores, principalmente dos gerentes ou responsáveis pela previsão orçamentária da empresa, pois desta discussão derivam as informações contábeis que os auxiliam na tomada de decisões, ou seja, fornecem uma direção e instrução para a execução dos planos, objetivos e metas.

3.1 PLANO DE VENDAS

O plano de vendas é a base que servirá para a elaboração do orçamento de vendas, ele resulta da somatória de vários planos menores construídos a partir dos focos do mercado que se deseja atingir. Para Frezzatti (2000, p. 86), “O plano de vendas deve levar em conta: a relação com o plano estratégico,

participação da equipe de vendas, definição de metas”.

O plano de vendas envolve uma sequência de passos que precisam ser seguidos para obter o melhor resultado quando for implantado. Ele precisa ser ousado e desafiador, deve ter coerência com a realidade do mercado e da empresa e, principalmente, ser viável.

4 ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO

A finalidade de um orçamento de produção é determinar a quantidade de bens que devem ser fabricados durante o exercício orçamentário, ou seja, produtos que devem ser produzidos levando em conta o volume de vendas projetado para cada período. Este orçamento tem sua base nos estoques iniciais e finais de uma empresa.

4.1 ORÇAMENTO DE MATÉRIA-PRIMA

Usar como base o orçamento de produção é saber identificar qual o material que compõe cada produto fabricado, com isso, pode-se orçar as matérias-primas necessárias para o período. O orçamento da matéria-prima está ligado diretamente com a logística da empresa, pois é ela que determina a quantidade de matéria-prima necessária para fabricar o que foi planejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (951.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com