TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de Engenharia de Processos e CEP

Por:   •  11/6/2016  •  Resenha  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 8

Capítulo 11- Controle de Engenharia de Processos e CEP

11-1 Monitoramento e regulagem de um processo

O controle estatístico de processos é um instrumento eficiente para reduzir a variabilidade pela capacidade de o gráfico de controle localizar causas atribuíveis, sendo essas removidas e assim melhorando o desempenho.

O CEP é um método que se baseia em uma compensação e regulagem do processo, em que alguma variável manipulável do processo é ajustada com o objetivo de manter no alvo a saída do processo ou equivalentemente, minimizar a variabilidade da saída em torno desse alvo. Esses esquemas de compensação ou regulagem de processo são largamente conhecidos como controle de processos (CEnP).

O CEP é sempre aplicado em uma situação em que haja possibilidade de trazer o processo para uma condição de controle estatístico, sendo esse uma observação aleatória estável em torno do alvo do processo. Na utilização do CEP entendes que o processo não necessitará de ajustes contínuos. O processo pode apresentar uma tendência de flutuar ou oscilar para longe do alvo, podendo ocorrer devido a fenômenos como variação contínua nos matérias de entrada ou efeito de temperatura, entre outros.

O CEP em geral é parte de uma arremetida estratégica da organização em direção à melhoria de qualidade, e é uma atividade de cima para baixo, dirigida pela gerência e de alta visibilidade, com ênfase em pessoas, métodos e procedimentos. Já o CEnP é mais tático por sua natureza, com sua origem na organização de engenharia de processos, e seu enfoque principal é sobre o processo. O arcabouço estatístico do CEP é análogo ao do teste de hipóteses, ao passo que o arcabouço estatístico do CEnP é o de estimação de parâmetros(estima a perturbação que existe no sistema desviando o processo do alvo, e fazendo então um ajustamento para o cancelar seu efeito). Ambos compartilham é um objetivo comum, a redução da variabilidade. O CEnP supõe a existência de um modelo dinâmico específico que ligue a entrada e a saída do processo. Aplicando o CEP em uma forma específica, essas causas atribuíveis podem ser detectadas e o processo combinado CEnP/CEP será mais eficiente do que o CEnP isoladamente.

11-2 Controle de um processo por ajuste de retroação

11-2.1 Um esquema simples de ajustamento: Controle Integral

A característica de interesse da saída do processo no instante t é yt, e é desejado manter yt tão próximo quanto possível de um alvo T. Existe uma variável manipulável x, e uma alteração em x produzirá todo seu efeito sobre y dentro de um período. O g é uma constante chamada de ganho do processo sendo um coeficiente de regressão; logo,

yt+1 –T= gxt

Se não se faz qualquer ajustamento, o processo se afasta do alvo de acordo com a equação abaixo. Onde Nt+1 é uma perturbação, sendo exigido porque a saída não-controlada usualmente é autocorrelacionda.

yt+1 – T = Nt+1

Supondo que a perturbação possa ser prevista adequadamente utilizando MMEP: onde et = Nt – Ňt é o erro de predição no período de tempo t e 0˂ λ ≤ 1 é um fator de ponderação.

Ňt+1 =Ňt +λ(Nt – Ňt)

=Ň+λet

No instante de t+1, o desvio da saída em relação ao alvo dependerá da perturbação no período t+1 mais nível xt no qual fixamos a variável manipulável no período t, ou seja, o ponto de fixação no período t. Podemos predizer Nt+1 por Ňt+1. Obtemos:

yt+1 – T= et+1 + Ňt+1 + gxt

Onde: et+1= Nt+1 - Ňt+1.

O ajuste efetivo na variável manipulável no instante t é:

xt – xt+1 = (-1/g)( Ňt+1 - Ňt) ou xt – xt-1 = (-λ/g) et

O ponto de fixação efetivo para a variável manipulável, ao fim do período t, é simplesmente a soma de todos os ajustes até o tempo t. Logo:

xt= - λ/g Σ ej

Este tipo de esquema de ajuste de processo é chamado controle integral. É um simples esquema de controle de retroação que fixa o nível de variável manipulável em um valor igual a uma soma ponderada de todos os desvios do processo, corrente e prévios, em relação ao alvo.

11-2.2 O gráfico de ajustamento

O esquema de ajuste de retroação baseado no controle integral pode ser implementado de modo que os ajustes se façam automaticamente. Quando o ajuste de CEnP ou de retroação é implementado desta forma, costuma chamar-se controle automático de processo ou CAP.

Outro modo de ajuste é o manualmente. O pessoal da operação observa rotineiramente o desvio corrente da saída em relação ao alvo, calcula a quantidade de ajuste a ser aplicada usando a equação xt – xt-1 = (-λ/g) et e, então, traz xt para o seu novo ponto de fixação. Quando os ajustes são feitos manualmente pelo pessoal da operação uma variável chamada gráfico de ajustamento manual, é muito útil.

No gráfico de ajustamento manual possui uma segunda escala, chamada escala de ajustamento, no eixo vertical. A divisão na escala de ajustamento é feitas de modo que uma unidade de ajustamento seja exatamente igual a seis unidades na escala de peso molecular. Os valores do peso molecular abaixo do alvo de 2000 são positivos. A razão é que a equação específica de ajustamento utilizada é:

xt – xt-1 = -1/6 (yt - 2000)

Ou seja, uma variação de seis unidades no peso molecular a contar de seu alvo de 2000 corresponde a uma variação de uma unidade na taxa de alimentação do catalisador. Além disso, se o peso molecular está acima do alvo, a taxa de alimentação do catalisador deve ser reduzida, a fim de levar o peso molecular em direção ao valor-alvo, enquanto que, se o peso molecular está abaixo do alvo, a taxa de alimentação do catalisador deve ser aumentada, a fim de levar o peso molecular em direção ao valor-alvo.

11-2.3 Variações do gráfico de ajustamento

É preciso fazer um ajuste no processo após cada observação. Pois podem surgir situações em que se deva levar em conta o custo ou a conveniência de um ajuste, para que não seja necessário interromper um determinado processo para a realização de ajustamento. Consequentemente, pode ser de interesse fazer alguma modificação no procedimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (190.5 Kb)   docx (572 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com