TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III CAMARA MUNICIPAL DE PORTO REAL

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP        

UNIP - INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULDISCIPLINAR - PIM III

Título: CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO REAL

                                                                    Nome: Jânio Dionísio Corradi

                                                                    RA: 1600176

                                                                    Curso: Sup. Técnico Gestão Pública

                                                                    Bimestre: 3º Bimestre

                                                                    Polo:  Porto Real-RJ      

PORTO REAL - RJ

2016

RESUMO

O objetivo deste trabalho é a aplicação, no PIM III, do conhecimento e das técnicas estudadas nas disciplinas de Recursos Humanos na Administração Pública, Contabilidade e Estatística Aplicada. Há, também, o intuito de buscar informações sobre os pontos positivos e negativos da instituição em questão, para que seja observado o uso das ferramentas de trabalho na administração da organização, pois o uso da estatística aplicada e da contabilidade ajuda no controle de gastos e da saída dos servidores.

Palavras-Chave: Recursos Humanos; estatística aplicada, contabilidade.

ABSTRACT

       The objective of this work is the application, in PIM III, of knowledge and techniques studied in the disciplines of Human Resources in the Public Administration Accounting and Applied Statistics. It also intends to seek information about the strengths and weaknesses of the institution concerned, in order to observe the use of work tools in the management of the organization, because the use of applied statistics and accounting helps to control the expenditure and the output servers.

Keywords: Human Resources; applied statistics, accounting.


SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------------5

2 - DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------------------6

2.1 - Recursos Humanos na Administração Pública---------------------------------------6

2.2 -Organograma---------------------------------------------------------------------------------------8

2.3-Contabilidade--------------------------------------------------------------------------------------9

2.3.1 – Cálculo e análise dos índices de liquidez.----------------------------------------------9

2.4 – Estatística Aplicada -------------------------------------------------------------------------12

3 - CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------------------14

4 - REFERÊNCIAS -----------------------------------------------------------------------------------15


1 - INTRODUÇÃO

Neste trabalho encontra-se detalhes relevantes sobre a casa de todos os munícipes de Porto Real, a Câmara Municipal, desde suas funções até o uso do poder a ela concedido.

Recebe este nome pois sua função é, constantemente, representar cada cidadão por meio de leis e medidas que visam tornar melhor a vida de todos os moradores do município.

A Câmara Municipal de Porto Real faz parte do Poder Legislativo do Município, composta por 11 vereadores que, através do voto, são eleitos e exercem seus cargos por quatro anos.

Atualmente seu presidente é o vereador Sérgio Hotz e fica localizada na Avenida Dom Pedro II, 1550, Centro- Porto Real - RJ.

Acima de tudo, haverá neste trabalho um pouco mais sobre a administração dos recursos humanos, no mundo atual de grande instabilidade econômica, torna-se imprescindível manter o controle dos recursos utilizados e do patrimônio dentro de uma instituição. Com isso, haverá um conhecimento institucional dos recursos humanos, assim como de outras áreas importantíssimas para o andamento do serviço público.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 - Recursos Humanos na Administração Pública

Histórico dos Recursos Humanos: Na industrialização Neoclássica surgiram os Departamentos de Recursos Humanos que substituíram os antigos departamentos relações industriais. Além das tarefas operacionais e burocráticas, os chamados DRH desenvolvem funções operacionais e táticas como órgãos prestadores de serviços especializados. Cuidam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais com variadas doses de centralização e monopólio dessas atividades. (Chiavenato, 2010). Falando em administração de recursos humanos em instituição pública, o servidor tem que ter uma visão “latu sensu” da mesma, usando de competência para versatilizar suas decisões sem engessar a administração.

A gerência de recursos humanos na instituição pública tem como um de seus objetivos adequar os ideais da administração pública gerencial à realidade dos servidores públicos. Atualmente, a busca e a continuidade de um quadro de servidores formados, capacitados e motivados foram transformadas em finalidade primordial a serem perseguidas pelos órgãos os quais são cobrados por uma sociedade cada vez mais engajada no que tange o papel do serviço público contemporâneo em relação à sua eficiência.

As funções estratégicas e táticas e operacionais da organização são alcançadas pela administração.

A função estratégica visa a objetivos gerais e assimilação das necessidades e potencialidades que existem dentro e fora da organização.

A função tática exprime os objetivos e norteiam os gerentes e funcionários em direção aos objetivos descritos. (Chiavenato, 2010, p74-75).

A função operacional relaciona às normativas e aos procedimentos a fim de que se executem as tarefas.

A estratégia precisa ser planejada. Ela requer um planejamento estratégico para ser colocada em ação. Em geral, o planejamento estratégico é desdobrado em planos táticos e estes em planos operacionais. (Chiavenato, 2010, p74-75).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (657.5 Kb)   docx (521 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com