TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Case Aloweb

Por:   •  17/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 5

ALÔWEB – 5 Ps de estratégia

Inicialmente os proprietários-dirigentes criaram uma empresa em 1999 voltada a websites, uma vez que a internet era um produto diferenciado e que agregava alto valor às organizações. Posteriormente aconteceu a montagem de um provedor de acesso à internet discada e que pretendia atender a região do Alto Tietê, no estado de São Paulo, porém, com a possibilidade de fácil acesso para os clientes diante do aumento do número de empresas que oferecia esse tipo de serviço, os proprietários-dirigentes se viram obrigados a criar outra empresa, que oferecia um serviço direcionado a necessidades específicas.

Em 2011, buscando novos mercados os proprietários-dirigentes criaram uma nova empresa voltada à hospedagem de websites, a Alôweb, com o intuito de direcionar seu posicionamento no mercado de software para atendimento online. A Alôweb apresenta aos seus clientes a qualidade em atendimento online por meio de chat, helpdesk, atendimento via SMS, comunicação via redes sociais e sistema de comunicação interna.

É possível observar, de acordo com a análise da estratégia organizacional, que o elemento preponderante é a observação e análise sistemática da concorrência de mercado da Alôweb, direcionando produtos e serviços aos seus clientes.

Para a empresa Alôweb, estar na vanguarda de serviços e produtos online é fundamental para sua manutenção e crescimento no mercado e isso ocorre como rotina desde a sua formação empresarial. Essa característica inclusive proporciona prêmios na área tecnológica pelo Sebrae em qualidade e inovação de produtos e serviços.

Como base para estudos de práticas e de mercado os proprietários-dirigentes pesquisaram empresas que desenvolviam websites no mundo todo e optaram pelo mercado norte-americano.

Essa definição foi pautada pelas características de mercado, pois os softwares americanos apresentam elevada qualidade em relação ao nível de serviços agregados. São apresentados aos clientes de forma natural e simplificada e essas características não eram encontradas no Brasil, apesar do apelo dos clientes. Para que isso ocorresse em uma empresa brasileira, os recursos e a capacidade organizacional precisariam ser direcionados à gestão do capital intelectual dos colaboradores e à gestão da capacidade organizacional do proprietário-dirigente.

Para a Alôweb, o foco no capital intelectual é apresentado diante da produção e serviços de acordo com a expertise das pessoas. A capacidade organizacional volta-se ao gerenciamento e conhecimentos das características individuais desses colaboradores, criando um ciclo contínuo de pessoas qualificadas em desenvolvimento de produtos e serviços de acordo com suas expertises. Essa estratégia da empresa é percebida no seguinte trecho da entrevista:

Recurso no nosso ramo de atividade é a capacidade intelectual das pessoas que trabalham conosco e capacidade organizacional é saber gerir essas competências individuais para conseguir tirar o máximo de cada um. Então, quando vamos fazer algo ou um novo produto para uma empresa é fundamental que sempre sejam chamadas pessoas que tenham alguma expertise no assunto.

Essa qualidade em gerir, manter e desenvolver o capital intelectual também atua fortemente nas questões de análise da concorrência e conquista do mercado e clientes. A Alôweb monitora sistematicamente a concorrência e a entende como elemento fundamental para seu crescimento, de tal forma que a previsão do que será implementado na concorrência é crucial para buscar diferenciais de maneira rápida e assim se equiparar em serviços ou produtos, proporcionando ganhos de mercado.

O proprietário-dirigente analisa a concorrência pelas redes sociais e verifica semanalmente qual a estratégia utilizada, as alterações de preços e possíveis valores agregados aos produtos e serviços, com a finalidade de criar em seus clientes a sensação de atendimento pleno de suas necessidades e até mesmo instigá-los a utilizar e criar necessidades que nem mesmo eles percebem no momento.

A estratégia é principalmente conhecer todas as características, serviços e produtos da concorrência. Saber claramente o que cada empresa oferece em softwares e apresentar aos clientes o que a Alôweb proporciona de diferencial no comparativo, agregando aos clientes valores em suas relações com os consumidores.

Como a área atuante é dinâmica e rápida, por diversas vezes o proprietário-dirigente se viu obrigado a parar o desenvolvimento de algum novo produto ou serviço para se equiparar a um concorrente que apresentou um novo recurso em sua estratégia. Essa importância à análise da concorrência pode ser identificada em um trecho da entrevista:

O movimento da concorrência é feito bem de perto por monitoramento por meio de websites, face, instragram, twiter. Toda semana entro no meu concorrente, se ele mudou algo, verifico preço, se está lançando alguma coisa, em qualquer uma das redes sociais. Isso é importante para a minha estratégia, porque eu preciso oferecer a mesma coisa e muito mais. O objetivo não é apenas atender ao cliente, é encantar o cliente, suprir todas as necessidades dele, até mesmo as que ele ainda não sabe

Nesse mesmo sentido, a Alôweb anualmente se reúne com seus clientes para uma análise personalizada de entendimento e adequação das suas necessidades, para verificar se está havendo adesão e valores agregados dos softwares ofertados e o que poderia ser melhor desenvolvido para atender as necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com