TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Case Magazine Luisa

Por:   •  24/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  1.265 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO AVALIATIVO 1 – ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA CULTURA ORGANIZACIONAL – CASE MAGAZINE LUIZA

 

Orientações: Com base no Case do Magazine Luiza, escreva pelo menos um exemplo dos elementos estruturantes a seguir.  

 

Case Magazine Luiza. Disponível em: .

Elementos Exemplos encontrados

Valores

Pessoas em 1° lugar, respeito profundo pelo ser humano seja ele colaborador, cliente, fornecedor ou prestador de serviço, sendo o maior diferencial da empresa o jeito especial no trato ao cliente.

Crenças

A empresa acredita que a responsabilidade social começa dentro da própria organização com ações voltadas aos seus funcionários e familiares, que podem ser comprovados, nos inúmeros programas existentes, voltados para comunicação, Integração e Alinhamento, Treinamento e Desenvolvimento, Recompensas e Reconhecimento, e Benefícios.

Ritos, rituais e cerimônias.

Rito de comunhão: é uma verdadeira fonte de sinergia e força grupal, sendo realizadas todas às segundasfeiras, às 7h45 em cada Unidade, Centros de Distribuição e Escritório Central, e às 9h45 nas lojas de Shoppings com participação espontânea e voluntária da equipe. Cerimônias: Ações voltadas aos funcionários e familiares; Seminário do Posicionamento Estratégico, é nele que estão descritos: a Missão, Valores e Princípios da Empresa, Aspectos da Cultura e Disposições sobre Ética e Moral para que todos os líderes tenham uma conduta orientada em suas ações.

Histórias, mitos, lendas e saga.

O Magazine Luiza S.A. foi fundado em novembro de 1957, por Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato, que adquiriram uma pequena loja no centro de Franca, chamada "A Cristaleira", que pouco tempo depois recebeu o nome de Magazine Luiza. Esta empresa familiar cresceu e se transformou em uma das maiores redes do comércio varejista do país. A empresaria Maria Helena é uma referência para a organização, ela assumiu a superintendência e mudou a forma de administrar, levando a Magazine Luiza de uma pequena loja a uma das maiores empresas do Brasil.

Linguagem

Comunicação olho no olho, que resgata a proximidade com o colega de trabalho, a verdade a transparência e o diálogo.

Símbolos, slogans ou lemas.

“O prazer de fazer e tão grande, que o medo de errar se esvanece, e a cada conquista se cresce um pouco mais”.

Condutas

O Magazine Luiza é conhecido pela confiança que seus funcionários têm no Brasil e pelo papel social que exercem em sua comunidade. Porque se cada um fizer a sua parte, com perseverança e crença, haverá uma sociedade mais justa e um futuro melhor. Na empresa há uma consciência de cidadania empresarial e responsabilidade social, fazendo parte inclusive da missão e dos princípios, constando de documento específico de conhecimento de todos os colaboradores, que são mobilizados para agir com honestidade, sinceridade, lealdade e respeito para com os colegas de trabalho, com os terceirizados e com todos os parceiros de negócios, em todas as situações.

Tabus

A empresa vem se adaptando com as mudanças do mundo com isso eles têm uma cabeça aberta, dando mais oportunidades e incentivam os colaboradores á estudar e assim ter uma graduação ou ensino técnico ou superior, ajudando os colaboradores tanto na vida dentro da empresa quanto fora para que evoluam cada vez mais.  

Personagens (heróis)

Fundadores Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato, e a sobrinha Luiza Trajano Donato, assumiu o cargo de superintendente. Nesse momento, a empresa iniciou o Novo Ciclo e dá início a uma política descentralizada, a comunicação olho no olho e aprofunda-se e reforça o processo de valorização das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com